heiliger::guimn::Pode parecer confuso, mas basta ver o contexto.
Citando as regras em português:
"Depois que todas as Cartas Vitória-Régia cheias tiverem sido pontuadas e removidas da área de jogo, pode haver Cartas Vitória-Régia que não estejam mais adjacentes ao grupo que inclui a Carta Tronco. O jogador do turno deve deslizar estas cartas a uma posição em que todas as Cartas Vitória-Régia sobre a mesa formem um grupo contínuo.
...
...
Se possível, depois de deslizar as Cartas Vitória-Régia, o grupo de cartas não deve se tornar uma linha reta.
"
Qual grupo de cartas? Aquele mesmo grupo que foi citado no primeiro parágrafo, ou seja, todas as Cartas Vitória-Régia sobre a mesa.
Isso fez sentido..
Mas ainda assim eu estou encucado com esse "se possível". Não consigo imaginar uma maneira que isso não seria possível. Ou seja, esse "se possível" não faz sentido. Também achei um pouco estranho o fato de que 1 carta só seria o bastante para quebrar essa linha. Porque desse jeito era só botar 1 carta e pronto, poderia depois ficar fazendo linhas retas à vontade.. 
Acho que a única situação em que não vai ser possível é caso houver 2 cartas Vitória-Régia apenas, e ao afundar uma delas, a única que sobrou precise ser deslizada. Nesse caso seria formada uma linha reta formada pela carta Vitória-Régia mais o tronco.
Na prática, isso nunca acontece. Ou seja, é sempre possível.