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  2. Novidades para mim em 2015
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Novidades para mim em 2015

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libonati02/03/2015 às 00:24
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libonati
MD

Essa lista tem o escopo de anotar os jogos que conheci este ano e tecer rápidos comentários sobre os mesmos, embasados em minhas impressões iniciais. Essas impressões poderão mudar conforme eu torne a jogar o jogo, o que resultará nas devidas retificações aqui também.


Espero a contribuição de todos, seja concordando, discordando, corrigindo ou até mesmo complementando as minhas palavras!

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Itens (15)

1 - Infidel 0

Ir para o jogo libonati 27 Feb 15, 11:24
0

Uma produção de alta qualidade, como sempre esperado da GMT. As regras são relativamente simples, a despeito dos detalhes que sempre permeiam esse tipo de jogo, como terreno, condições de luminosidade, estado das unidades, capacidade de liderança, forma de ataque e coisas desse gênero que fazem tudo ficar mais interessante.

Minha partida foi num cenário pequeno e rápido, mas já pude perceber as nuances que o jogo propõe entre cada tipo de unidade, as a pé e as montadas, e de tiro e ataque corporal, as leves e as pesadas, enfim, uma miríade bem interessante que confere ao jogador um leque estratégico amplo.

As regras de ataque também deixam opções como flanquear ou envolver um inimigo, tentar ataques isolados com cada unidade, partir em carga contra ele ou o cercar como uma alcateia... enfim, é um jogo estrategicamente aberto e apesar das rolagens de dados poderem fazer a diferença, uma estratégia bem adotada e empregada deve prevalecer.

Aguardo ansioso por mais uma partida!

jogado 09/01

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2 - Québec 1

Ir para o jogo libonati 27 Feb 15, 12:21
1

Um Euro com uma proposta bem interessante, celebrar o 400º aniversário da cidade de Quebéc. Então o jogo se desenrola no decorrer desses quatro séculos, dando em cada um deles uma relevância maior a cada aspecto que guiara a sociedade quebequense durante este período, sendo no primeiro século a igreja, então o estado, a economia e, por fim, a cultura. A cidadela de Quebéc, por uma razão que minha ignorância contempla, tem a maior relevância em todos os séculos.

Então os jogadores podem influenciar essas esferas sociais tomando a ação direta para isso (colocam-se cubos na esfera selecionada, mas nunca na cidadela diretamente) ou terminando construções relevantes para aquela área, como templos, bancos e assim por diante.

Para iniciar as construções, cada jogador usa seu arquiteto (uma das ações do jogo) e este, bem como os demais jogadores, podem contribuir nessas construções (outra ação do jogo) Aqueles que contribuíram na construção além de poder tomar o bônus de cada espaço de construção, coloca os cubos utilizados na área de influência social atribuída aquele edifício.

Bom e o jogador que colocou lá seu arquiteto e iniciou a construção, o que leva? Além de ser o único a poder encerrar a construção a hora que quiser, o que pode ser fundamental para o encerramento dos turnos, fica com o tile de construção para si e ganha pontos por isso no final do jogo, a depender de quantas estrelas a construção teve, o que é determinado pelo grau de participação dos jogadores naquela construção, que varia e 1 a 3. Se quiser o arquiteto pode encerrar a construção sem colaboração alguma, o que não gera estrelas. Importante salientar que iniciar construções também é um método fácil para conseguir disponibilizar os seus cubos eventualmente presos na reserva, o que também é uma forma de encerrar a rodada (quando o jogador não tiver mais cubos para usar seja em sua mão ou na reserva).

Ao todo, estão disponíveis 11 construções por século.

No jogo avançado ainda há mais uma ação, escolher cartas de líderes, e eventos temáticos que ocorrem a cada século.

Esses líderes estão relacionados a uma esfera social e dão bônus diversos ao jogador que os escolhe naquele século, como cubos direto na cidadela, um arquiteto adicional e assim por diante. O interessante aqui é que escolher antes lhe confere toda a game de escolha, mas adiar a sua escolha lhe disponibiliza cubos, na razão de um a cada jogador que já tenha escolhido uma carta dessa.

Os eventos são muito variados e não vou me ater a eles aqui.

O grande charme do jogo para mim está, porém, na pontuação. No final de cada rodada pontuam-se as áreas de influência social, na razão de 1 cubo/1PV. Sempre se inicia pela cidadela de Quebec e passa-se a área de influência mais relevante naquele século e dali prosseguindo em ordem horária. Mas o pulo do gato é que o jogador que tiver a maioria dos cubos na cidadela e em dada área pega metade desses cubos (arredondada para baixo) e leva para a pontuação na próxima área de influência a pontuar, o que pode lhe garantir uma nova maioria e assim por diante.

No final do jogo, pontuam-se os edifícios pelas estrelas de cada um. Porém, os edifícios que estiverem na maior área contígua de cada jogador valem mais pontos. Então construir edifícios vizinhos, por mais que não lhe seja a opção mais interessante no momento, pode compensar no final do jogo e esta é mais uma difícil que o jogo impõe.

O jogo basicamente gira em torno de iniciar e colaborar com as construções. Mas no jogo avançado, não há razão de não pegar a carta de especialista, o que se faz uma vez apenas a cada rodada, e colocar cubos diretamente nas áreas de influência pode ser o pulo do gato.

Isso não torna o jogo ruim, de forma alguma, mesmo que essas duas ações sejam as mais relevantes, a tensão pela influências em cada esfera da sociedade e na cidadela, bem como os bônus de cada área de construção tornam o jogo dinâmico.

Gostei muito do jogo que é bom e bonito!

http://i852.photobucket.com/albums/ab83/blibonati/Mobile%20Uploads/IMG_20150116_184554_296.jpg
foto do tabuleiro ao final do jogo.

jogado 16/01

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3 - Spyrium 1

Ir para o jogo libonati 27 Feb 15, 12:45
1

Um tema coladão, mas uma produção muito bonita e de qualidade. 
Aqui o designer mistura muito bem duas mecânicas que gosto bastante, a alocação de trabalhadores e a influência de área.
Apesar de seu monstro sagrado, Caylus, o cara teve coragem e capacidade pra sair de sua área de conforto e fez algo inovador e tão bom de se jogar quanto Caylus, resguardada as devidas proporções de complexidade e tempo que cada um exige (isso já é mais que certos designers queridinhos por aí conseguem fazer).

O esquema de equilibrar a hora correta de se deixar de colocar meeples e passar a executar as ações é muito relevante e sensacional no jogo. Além de, claro, objetivar onde colocar seus meeples e que momento os tirar dali. São bem pertinentes no jogo questões como: "será que aproveito a muvuca, ganho grana e deixo a carta?" "Será que pego a carta agora, pagando caro por isso, evitando assim o risco de outro jogador clamar a carta antes ou assumo o risco, tentando baratear a coisa toda?" 

Isso, uma vez mais, evidencia o timing correto de realizar as ações e isso é imprescindível.

Apesar de seco e mecânico, gostei bastante do jogo. É um jogo relativamente rápido e tranquilo de se jogar. As regras não são difíceis e depois que se pega o jeito, a coisa toda flui bem.

Em nossa primeira partida, foi inevitável a comparação do Spyrium com o Spiro Giro do Jorge Ben Jor, "um bichinho bonito verdinho, que dá água". Logo, a canção foi cantarolada durante quase toda a partida, permeada com outras do Tim Maia, já que juntamente com a partida também acontecia uma discussão da importância do referido músico no cenário nacional.

jogado 31/01

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4 - Tsuro 1

Ir para o jogo libonati 27 Feb 15, 12:51
1

Sensacional! Apesar de abstrato (que não são meus preferidos) e exigir bastante senso espacial (que eu não tenho) achei o jogo uma delícia.

Foi realmente gostoso jogar, uma sensação leve e divertida, como poucos jogos podem proporcionar.

Não há muito o que se dizer aqui, apenas que me sinto burro em ter ignorado o jogo por tanto tempo. O jogo é bem completo, voltado para qualquer tipo de público e agora quero um para poder jogar tanto com meu grupo hard core, quanto com jogadores eventuais e minha família.

Inclusive, vale ressaltar que nessa minha primeira partida estava a esposa de um outro jogador que não é muito aguerrida ao hobby e tentara apenas o Pathfinder, não gostou, mas adorou conhecer Tsuro!

Super recomendo.

jogado 13/02

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5 - The Cook-off 1

Ir para o jogo libonati 27 Feb 15, 13:12
1

Quando li o manual desse jogo pensei: "Mais um joguinho chato de ficar sacaneando o amiguinho, que gente sem criatividade"!

O legal das baixas expectativas é que quando vem coisa boa, surpreendemo-nos positivamente!

Tendo aceitado jogar meio que de má-vontade, queria conhecer o jogo para poder falar mal com mais propriedade. Ao final da partida estava :O com a qualidade do jogo. Achei que seria aquele munchikismo chato, sem fim, sem progresso algum (caso tenha restado alguma dúvida, não gosto de munchkin), mas não. O jogo foi super legal e tanto sacanear, como ser sacaneado foi divertido, pq a coisa é feita com temperamento, na medida certa da diversão!

Importante esclarecer que não se trata do melhor jogo do Brasil e nem o melhor party game que já joguei. Mas mesmo assim, pela facilidade das regras e curto espaço de duração, o jogo conquistou um lugar nas minhas jogatinas e apesar de não o ter, proporei a quem tem de jogarmos mais vezes.

Não sei se por coincidência, mas venceu o jogador que menos ficou no oba oba de sacanear e ser sacaneado... embora uma menina que estava iniciando na brincadeira, ficou do dó de arrancar um bife meio pronto de sua grelha :dizzy:. Eu que fiz mais pontos por sacanear os demais amiguinhos, fiquei em segundo, Então o jogo me pareceu, além de tudo bem equilibrado.

Registro aqui meus elogios à arte que achei bem adequada ao clima do jogo e à produção da funbox que em nada deve aos gringos.

Que venham novas partidas!

jogado 13/02

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6 - Arte Moderna 1

Ir para o jogo libonati 05 Mar 15, 13:49
1

Antes de mais nada, saliento que tive a sorte de jogar a edição nacional da odysseia jogos. Poxa, que arte bonita, que material de qualidade... muito bacana mesmo.

O jogo em si contempla basicamente a mecânica de leilão. Mas como o mestre Knizia prisma essa mecânica juntando tipos diferentes de leilão num mesmo jogo de modo elegante, simples e divertido é o que mais impressiona. É um jogo rápido e tenso. Gostei bastante.

Minha experiência de jogo teve o diferencial de todos entrarem na brincadeira de interpretar leiloeiros de obras de arte, fazendo anúncios antes de cada venda, prospectando aquele pintor no mercado. Isso torna o jogo inclusive temático, a despeito dos comentários que já havia lido.

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7 - Letters from Whitechapel 0

Ir para o jogo libonati 28 Oct 15, 00:02
0

Logo na minha primeira partida encarei a difícil missão de encarnar o mais emblemático serial killer da história. O pior de tudo foi encarar dois outros jogadores que já haviam jogado o jogo. 

Minha saga terminou no final da segunda noite, mas mesmo assim consegui sentir bem o clima tenso do jogo e a responsabilidade que recai sobre cada decisão. Então apesar da aparente frieza do jogo, a coisa logo esquenta e a perseguição se torna intensa, bem com o alívio de chegar em seu esconderijo.

Imagino que para os investigadores, o clima deva ser deveras parecido, aquela sanha de capturar o assassino, por vezes tão perto, mas sempre tão longe.

Gostei muito do jogo e o recomendo fortemente para aqueles que curtem o gênero.

Jogado em 27 de fevereiro.

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8 - Roll for the Galaxy 0

Ir para o jogo libonati 28 Oct 15, 01:37
0

Um jogo bacaninha de alocação de dados, com uma adaptação de mecânicas que permitiu que o cerne de Race for the Galaxy, a seleção de papéis/ações, se mantivesse.

Para mim é um jogo bom, mas que estará sempre sob a sombra de um gigante. Portanto, questiono se deveria existir um jogo desses.

Talvez, uma vez mais, se o autor, assim como deveria ser com a orbe do Alien Artefacts, tivesse usado seu nome e o prestígio de Race para lançar jogos que conseguissem tomar um fôlego próprio e não precisassem se assentar em Race para chamar atenção, conseguisse com as mesmas mecânicas e componentes lançar outras obras primas.

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9 - Panamax 0

Ir para o jogo libonati 10 Feb 16, 13:21
0

Um ótimo jogo de logística. Pick and delivery é sua principal mecânica, juntamente com alocação de dados. 

Esse é o tipo de jogo econômico que me agrada, com várias decisões difíceis a serem tomadas, cobertor curto e com alta interação entre os jogadores. Isso faz com que o jogo siga tenso sempre, sem se tornar mecânico e enrolado.





A complexidade das regras e o tempo de jogo ficou dentro do esperado.


Jogado em 05/03

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10 - Memoir ‘44 0

Ir para o jogo libonati 10 Feb 16, 13:31
0

Um jogo que atingiu todas as minhas expectativas. Há tempos queria o conhecer, mas ainda não tinha surgido a oportunidade.

Simples, leve e rápido, esse divertido wargame pode ter grande interferências da aleatoriedade tanto dos dados, quanto das cartas. Porém, aí está a sua dificuldade e também a sua graça. Saber que suas cartas em uma das frentes de batalha são escassas, faz com que você procure agir com mais atenção e cuidado, gastando as cartas nos momentos mais oportunos. Todavia, o jogo tem saídas bem boladas para lidar com o azar dos jogadores, como cartas genéricas e, portanto, dificilmente um jogador ficará preso sem poder conquistar os objetivos ou implementar a sua estratégia por conta das cartas.

Mas, com eu disse, esse é um jogo leve e rápido, quem quer algo mais profundo deve procurar desta fonte e não vir beber aqui.

Destaco a beleza e qualidade dos componentes. Miniaturas não me atraem para comprar ou jogar um jogo, mas são sempre agradáveis de se ter e lidar quando bem feitas, com é o caso aqui.

Jogado em 24/04

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11 - Freedom: The Underground Railroad 1

Ir para o jogo libonati 10 Feb 16, 13:41
1

Jogão! Realmente um jogo que me surpreendeu.
Cooperativos não são muito minha praia, gosto, mas dificilmente me agradam muito, com foi neste caso.

Esse jogo requer muita atenção e pensamento estratégico. Sua necessidade de prever os movimentos dos caçadores escravagistas é essencial e, por isso, interação entre os jogadores é essencial.

É muito bacana que cada um tenha uma habilidade única e, juntamente a isso, as cartas de evento fornecem uma experiência bastante temática.

O jogo é desafiador e cheio de vira-voltas e nem vi o tempo passar enquanto jogava.

Uma pena que numa primeira partida eu não possa dizer tanto sobre ele, as aplicações estratégicas e a iteração das mecânicas, mas o jogo me surpreendeu positivamente e espero ter mais partidas. 

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12 - Diamonds 0

Ir para o jogo libonati 10 Feb 16, 14:28
0

Vaza é uma das minhas mecânicas preferidas e, consequentemente, o jogo me agradou.
Não é o melhor do gênero, certamente, mais o twist que o designer fez deixou o jogo suficientemente interessante para merecer nota.

Os pontos aqui se refletem em diamantes que se consegue tanto por vencer vazas quanto de outras maneiras, como jogar cartas de "oiros" durante uma vaza que seja de outro naipe, ou roubando os diamantes dos outros com "paus" e assim por diante.

Isso, por mais simples que seja, deu uma outra cara para o jogo e outras aplicações para as cartas que por vezes não teriam utilidade para conquistar as vazas, mas a tem para conseguir pontos, mesmo assim. Estas variadas possibilidades elevam o jogo para outro nível estratégico, permitindo ao jogador decidir o que fará de melhor com as cartas tem nas mãos para, assim, conquistar mais diamantes e, por fim, a vitória.

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13 - The Pillars of the Earth 0

Ir para o jogo libonati 20 Feb 16, 23:27
0

The Pillars of the Earth poderia ser mais um Euro onde casa jogador é um construtor que deve gerir seus recursos e alocar bem seus trabalhadores para ao final obter a maior fama, reputação, prestígio, ou qualquer outra coisa que aqueles pontos possam simplificar em Euros dessa laia, 

Pois bem, numa análise fria, sim o jogo não passa disso com um tema bacanudo colado. Todavia, como vários jogos desta mesma estirpe, este também me agradou bastante, atingindo todas as expectativas que tinha para ele. 

Justamente por conta do tema, que obviamente eu já sabia, não tem nenhuma interferências no jogo, há muito eu queria o conhecer, mas sempre com o pé atrás que arrasto pra todas as franquias de séries, filmes e livros que gosto. Desta vez meu pé atrás se confirmou e lá se manteve, já que o famoso livro de Ken Follet não passa de um pano de fundo, colado sobre um tabuleiro ricamente ilustrado.

Mas as mecânicas, essas sim, me fizeram saltar os olhos. Primeira ocorre uma compra onde vc gasta trabalhadores ou grana para ter as melhores cartas naquele turno. Bom, até aí bacana, pois é imprescindível saber pesar o custo benefício do momento. Depois a alocação dos master builders, essa sim a grande mecânica do jogo, a despeito da aleatoriedade envolvida no pescar a peça do saco. Mas pesar pagar para alocar o seu peão no local e momento certo é o grande trunfo do jogo. O resto todo é apenas perfumaria, mas daquelas bem cheirosas, já que o jogo flui bem e as mecânicas são bem engendradas dando às paridas um ritmo gostoso de jogabilidade, sem deixar de lado a tensão de cada decisão.

Tudo isso, torno a repetir, ocorre sobre um tabuleiro lindo, e em volta de peças tão lindas quanto, especialmente a catedral que vai sendo construída no decorrer do jogo.

Minha única critica ao jogo é o fato de ser um tanto aberto demais, sem muita pressão, nem coisas tão imprescindíveis assim, que certamente trariam ao jogo um estância muito maior de tensão.

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14 - Concept 0

Ir para o jogo libonati 11 Mar 16, 17:04
0

Tive a honra de dar uma leve experimentada em Concept em uma das Curitibas Ludicas do ano. Mas, como joguei umas três rodadas apenas, nem poderia considerar que efetivamente conhecei o jogo. Enfim, na confraternização de final de ano da Curitiba Lúdica, joguei Concept efetivamente e minhas suspeitas inicias sobre ele se confirmaram, mostrando-se um party game muito bacana. Extremamente inclusivo e despretensioso, daqueles que você senta pra dar risada (muita de preferência).

Acho o designer do jogo bem simples, enxuto e objetivo - o que é excelente para um party game! Destaque aqui para a possibilidade bacana de se jogar em duplas. Positivamente destaco também o trabalho de tradução/localização da Galápagos que foi super bem feito!

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15 - Código Secreto 0

Ir para o jogo libonati 11 Mar 16, 17:36
0

Nesta mesma festa de confraternização, tive também a oportunidade de conhecer o Codenames. Jogamos algumas partidas, vezes eu sendo o tal spymaster e noutras sendo o agente de campo. Porém, deste não tive uma boa impressão.

Como, virtualmente, podem participar do jogo quantas pessoas quiserem, desde que separadas em dois times, ele se presta muito bem ao seu escopo de party game. Aliado a isso, trata-se de um jogo rápido e com regras e jogabilidade fáceis, o que faz dele adaptável a qualquer público, inclusive podendo ter uma boa aplicabilidade em salas de aula ou dinâmicas corporativas.

Porém, para mim, ao jogo faltou dinamismo, faltou graça. Achei seco demais e divertido de menos, numa estranha alienação de suas regras com o papel que cumpriu de fato.

Enfim, achei um joguinho meio chato, mas que ainda merece outras partidas!

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