Resumo: Cada jogador em Diplomacia é uma das sete potências da Europa antes da Primeira Guerra Mundial. Cada jogador recebe três unidades (quatro para a Rússia) que estão localizadas em vários centros de distribuição no tabuleiro. As unidades são simples: são Exércitos ou Frotas Navais. Toda unidade tem exatamente a mesma força e o mesmo movimento, um espaço adjacente. Navios podem, obviamente, atravessar os mares, e ainda também podem controlar áreas costeiras. Os exércitos são limitados à terra, mas podem se deslocar para o interior. Além das fronteiras das nações estão as áreas de nações menores, etc. Eles também têm centros de abastecimento, o que é bom, porque é isso que você está procurando. O número total de unidades de militares que você pode suportar em qualquer momento é igual ao número de centros de abastecimento que você gerencia para manter o controle. As ordens são simples... Você pode pedir para suas unidades para permanecer, mover/atacar, apoiar ou transportar outras unidades. A ordem de apoio é essencial - é o que você costuma negociar. As regras para a batalha também são simples. Não há dados, cartas ou elementos aleatórios. Todas as unidades têm um valor de ataque e defesa de um, mas podem ser fortalecidas com o apoio de outras unidades, seja do mesmo ou de outro jogador. Se as unidades são igualmente fortes, nada acontece. Se a unidade de ataque for mais forte, a unidade de defesa é expulsa, então tendo para onde se retirar, é aniquilada. Um elemento-chave em Diplomacia são os centros de abastecimento. Um centro de abastecimento é a principal cidade de uma região terrestre, mas nem todas as regiões terrestres possuem uma. O jogo rola por rodadas que simbolizam semestres iniciando no inverno de 1901. Nestes turnos os jogadores negociam, escrevem ordens simultaneamente em papel, leem e executam as ordens, além de resolver os conflitos. Quem conseguir controlar 18 centros de abastecimento primeiro vence a partida.
Impressões: Diplomacia é um jogo de negociação infame que encoraja a traição. A questão não é se você seja traído, mas quando... Diplomacia é muitas vezes dito ser o mais malvado de todos os tempos. O que diferencia ele da maioria dos outros jogos, é que você não só tem permissão para mentir e manipular, mas até espera que o faça. Pelos reviews e comentários, infere-se que ele é equilibrado para exatamente sete jogadores e leva pelo menos seis horas para jogar. Um jogo com menos jogadores ou um tempo de jogo mais curto pode ser uma experiência inferior e não recomendada. Sinceramente... acho que com 4 ou 5 jogadores já vale a partida, e uma variante que limite a 12 centros de distribuição, 16 rodadas ou 3 horas de partida não estragam o jogo, mas sim o tornam viável a grupos que não tem disponibilidade de ficar o dia a disposição de um único jogo. Você inicia o jogo com três unidades e basicamente sentirá falta de mais unidades durante todo o jogo. Na verdade, é impossível defender todas as suas fronteiras e muito difícil lançar uma ofensiva sem a ajuda de um aliado. Este é o motor que impulsiona a negociação - os jogadores são obrigados a negociar uns com os outros se quiserem realizar qualquer coisa. Você não pode escolher não negociar, porque então você acabará eliminado. Diplomacia certamente não é para todos... Você deve assumir que todos estão mentindo para você e conspirando contra você, especialmente quando tudo está indo bem, e sempre enfrentará o risco de ser totalmente superado e eliminado rapidamente. No entanto, se você gosta de jogos envolvendo negociação e blefar, você definitivamente deve considerar conhecer Diplomacia. Jogos modernos como Battlestar Galactica e The Resistance são pálidos em comparação. Diplomacia já tem 60 anos, mas ainda é popular e por boas razões. Diplomacia pode ser um jogo maravilhoso ... se você tiver as pessoas certas na mesa. Um dos pontos fracos do jogo é o seu manual... ou manuais, porque o internacional e o da Grow tem diferenças significativas. Eles são muito confusos e deixam muitas, mas muitas duvidas sobre a combinação das ordens e suas resoluções. Tem que ter uma certa paciência para estudar este jogo.
Coleção: Eu consegui uma cópia Bigbox da Avalon Hill de 1999, com 140 miniaturas de metal pintadas, o que deixa um visual muito bonito e "classudo" na mesa. Confesso que não levo tanto jeito para conspirações e coligações políticas, mas acho divertido jogar ele de vez em quando. Um clássico... fica na coleção.