Aproveitando a deixa do último Ludocast, estou criando essa lista para podermos relacionar todos os jogos de tabuleiro que caem nessa categoria (apesar de não ser bem uma categoria ou mecânica, e sim um estilo de jogo temático que possuí um conjunto específico de mecânicas).
Para não ficar muito solto e acabarem entrando jogos que não possuem esse estilo, vamos seguir algumas diretrizes para qualificar os jogos dentro dessa categoria. Dessa forma, antes de cadastrar um jogo nessa lista, veja se ele possui os 2 elementos abaixo:
- Combate tático: Um dungeon crawler obrigatoriamente se passa em torno de personagens se aventurando e combatendo em localizações específicas, como calabouços, cavernas, florestas, ruas, etc. A movimentação é um fator importante e é feita espaço a espaço, em demarcações de espaços que podem ser quadrados, hexágonos ou pequenos "tiles". A ação e combate são levado à minúcia da ação a ação.
- Exploração: Geralmente a partida se resume a explorar um local específico em detalhes. Os locais geralmente são compostos por salas e corredores que devem ser percorridos pelos jogadores, enfrentando desafios como monstros e armadilhas e encontrando coisas importantes como tesouros (ou itens) ou objetivos específicos.
- Jogadores com Poderes Específicos: Dungeon Crawlers são sempre marcados pela variedade entre os personagens disponíveis. Cada personagem possui características que os diferenciam entre si. Atributos, habilidades, equipamentos... Não importa exatamente o que seja, mas cada personagem deve ter o "feeling" de jogar diferente dos outros de alguma forma.
Existem outros pontos que podem ser comuns mas que não são obrigatórios, como jogo cooperativo ou evolução de personagens. Pelo estilo não ser taxativo nesse ponto, não citei acima.
OBS: Não informar expansões, apenas os jogos base.