
Foi quando joguei esse jogo que me veio o estalo: "Ceeerto... então eu realmente não preciso de mais nenhum jogo de quebra-cabeça solitário". Para mim o gênero meio que se esgotou. Parece que os Designers estão extraindo leite de pedra e a fórmula de construção de padrão só me pareceu extremamente entendiante e desinteressante em Harmonies. Não quero que me entendam mal, afinal de contas o jogo funciona muito bem. Ele une um pouco de cada mecânica já consagrada em outros clássicos dos tabuleiros. É, na teoria, bem redondinho. Mas ao mesmo tempo nada do que trouxe é suficientemente interessante para fazê-lo se destacar frente aos outros do gênero. É um jogo prosaico, formulaico, que reproduz clichês de gênero, muito rápido, bastante dependente da aleatoriedade e com um quebra-cabeça espacial que eu considero relativamente trivial. Sem contar a interação quase nula que contribui e muito para o sabor insosso que ele apresenta. É um jogo bonitinho, pensado para não desagradar ninguém e talvez esse seja o seu grande mérito. Porém, dispondo de Calico ou até mesmo de Kingdomino, eu jamais daria preferência a pôr Harmonies na mesa. Especialmente em lugar do Azul, um xodozinho da gente aqui de casa. Enfim, dou graças a Deus que minha família adora Coatl e Azul, pois Harmonies é medíocre, na acepção da palavra, e completamente esquecível. Contribuiu e muito para me desiludir com os hypes do momento e superar o FOMO tão propagandeado no mercado.
Como um amante dos cooperativos, cai nessa armadilha e descobri que a Ilha Amaldiçoada é o próprio jogo.
Não me levem a mal, não sou mais um chorão por causa da dificuldade do jogo (Adoro um Spirit Island com dificuldade 6+), mas ele não é uma agradável experiência cooperativa. Não tem aquela sensação de combos, sinergia... só parece que cada um ta jogando um jogo separado e chato até conseguir chegar no objetivo (que não tem um GRAN FINALE). Não é um jogo ruim, mas tá longe de ser o que se fala por aí. Eu prefiro 200x o PALEO, acho um jogaço. Além disso, não tem um visual tão atraente como outros do gênero. Economize seu tempo e dinheiro.
Véi, esse aqui eu vou criticar com base na leitura do manual e duas gameplays completas assistidas.
QUE JOGO GENÉRICO
De maneira geral, tenho uma atração quase doentia por jogos que simulam a relação humana com o conhecimento da natureza, pois sou biólogo bacharel e ms. e dr. e Zoologia. Quando vi DJ, pirei na hora. Que decepção. Tema colado com cuspe, não consigo sentir absolutamente nenhuma organicidade no desenrolar do jogo. O mais legalzinho é melhorar os pesquisadores. A descoberta das formas de vida é muito tímida, e um jogo de Darwin DEVERIA ser sobre isso. Mais um WP com tema cuspido sem pena. Prefiro 200x o dice placement do Encyclopedia, esse sim é um jogo com a mêcanica EXTREMAMENTE vinculada ao tema. Tu prepara o modelo biológico, viaja, pesquisa, publica. As ilustrações são MAGNÍFICAS. Recomendo demais, inclusive ta em promoção porque empacou. Entre o que temos no mercado, claramente esse (DJ) não é o mais APTO, com a licença da piada infame.
Passem longe!
Esse joguei recentemente e posso dizer que nem mesmo chegou a me decepcionar, pois nem mesmo expectativas eu havia criado. É mais um daqueles jogos da moda da vez que vem com componentes lindíssimos e mecânicas super simples, numa tentativa de tornar a experiência mais acessível a um público geral e vender jogos pelo triplo valor da metade. Os problemas começam quando o quebra-cabeças do tabuleiro central é bobo demais. Com uma melhoria ele já se torna quase que irrelevante para o desenrolar do planejamento. Há um claro desbalanceamento das cartas de receita, no sentido de recompensarem igualmente tanto as mais fáceis quanto as mais difíceis. Isso é frustrante! Sem contar que não há o nervosismo do rush, já que é praticamente inevitável tomar pontos negativos. Pra completar, o arco de desenrolar da partida é esquisito porque o jogo é super rápido. Mal dá pra sentir a construção da tensão e o final é abrupto, anti climático.
Aqui já comento antecipando o que acompanho dos fóruns externos. A galera já se deu conta que o jogo é superficial no que promete.
Seria esse o novo modus operandi? KS de jogo incompleto, correria pra desenvolver e playtest limitado? Eu acho que sim
Nem tem muito o que falar a respeito desse jogo que já não tenha sido dito. Na época do seu lançamento houve um alvoroço em torno do seu nome porque a produção é realmente linda! É bem bonitinho, é verdade. Mas é ordinário. É um jogo sem substância. Não há tensão porque não há uma grande corrida e nem muitas formas de atrapalhar os adversários. Também não há necessidade de fazer um grande planejamento e tudo isso porque o jogo é muito flexível em termos de gestão de recursos. Sequer tem um quebra-cabeças lá muito instigante... faz apenas o essencial da já básica mecânica de alocação de trabalhadores, sem qualquer tempero ou charme extra. É um jogo que não quer desagradar a ninguém e justamente por isso não entrega uma experiência memorável. Entrega apenas uma experiência medíocre, nas diversas acepções da palavra.
Não sei se chegou a ser considerado um hype na época do seu lançamento... mas eu sei que esse jogo vendeu bem e que muita gente que eu conheço praticamente ama ele!
Confesso que não entendi muito bem o porquê de todo esse alvoroço em trono de Pablo. De fato, a ideia é ótima. Mas é só isso que se salva nele.
O jogo não funciona e é isso.
Depende totalmente do repertório dos jogadores e do seu entrosamento na mesa. De tal modo que em 90% do tempo da partida as pessoas vão ficar se entreolhando pensativas até que alguém resolva ter a misericórdia de ajudar o coleguina. É extremamente repetitivo, muito sujeito à paralisia por análise, com direito a um tempo de espera entre turnos absurdo. Chato. Fora que a pontuação não faz sentido algum. Pablo não é um jogo. É muito melhor simplesmente ir logo a um karaokê.
Quase entrei no KS dele, com o sonho de poder jogar com meu filho mais velho. Fui afoito, mas tinha esquecido de autorizar o meu novo cartão para compras internacionais. Recebi uma notificação do KS me dando xis horas para regularizar o pagamento, ou perderia o financiamento. Esse impecilho (ou seria sorte?) me trouxe um oxigênio à razão. Fui assistir video de regras e gameplay com meu filho. Eu até fiquei empolgado porque realmente achei um bom jogo para a idade dele. Ao fim dos vídeos ele disse: "pai, achei esse jogo uma bosta". Hehehehe
Até hoje não autorizei meu cartão para compras internacionais!
A proposta desse jogo é sensacional, produção super bacana em uma edição memorável. A experiência de jogo também deve ser incrível, mas isso deixou de fazer parte das minhas expectativas. Comprei o jogo na pré-venda, demorou para chegar e quanto o tive em mãos não fez a menor diferença, como se nunca tivesse chegado pois nunca viu mesa. Vendi quase um ano depois.
Caí na hype elevado pelos reviews, das resenhas, comentários, lives da galera que produz conteúdo... mas como se trata de um jogo "evento", que não vê mesa com tanta facilidade, seja pela complexidade na jogabilidade ou pelo tempo de partida, depois de muitas tentativas de organizar uma partida o único sentimento que ficava era o de liberar espaço e recuperar a gasto.
Não comprei, não joguei, lutei contra o sentimento de FOMO e venci .
Proposta maravilhosa, tema sensacional muito bem implementado e possibilidade quase zero de eu conseguir jogar de forma plena e satisfatória essa obra prima do jogos de tabuleiro.
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