Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
O objetivo dessa lista é o de sugerir dez jogos de tabuleiro modernos iniciais a compor uma ludoteca básica para serem jogados por crianças de 3 a 6 anos. Sublinho que a lista parte da nossa experiência aqui em casa e o número escolhido decorre simplesmente do que penso que poderia ser um bom conjunto inicial, com variação nas estruturas e temas, além de boa disponibilidade no mercado. Sempre que possível, também sem exigir demais do bolso dos pais. A lista dá continuidade a outras duas anteriores, de ludotecas básicas, que você pode encontrar aqui e aqui.

De início, um esclarecimento quanto ao conceito de básico: em algum vídeo antigo — ou seria podcast? — da Meeple TV, Jack Explicador trouxe o conceito de que board games básicos seriam aqueles que poderíamos chamar de clássicos dentre os jogos de tabuleiro modernos. A adjetivação de básico, portanto, não é, de nenhum modo, demérito aos jogos listados, muito pelo contrário, dá-se no sentido de destacar-lhes a característica de jogos fundamentais.
Noutro texto, falei sobre o perfil do jogador de jogos de tabuleiro modernos. Geralmente, são jogadores adultos, que trabalham e possuem ensino superior completo. Cerca de um terço deles já possui um ou mais filhos. Assim, se por um lado os board games modernos gradativamente deixaram de ser vistos como brinquedos, incorporando um universo cada vez mais adulto em seus temas, por outro, não perderam a capacidade de encantar os pais e os pequenos ao mesmo tempo. Temos visto, inclusive, o lançamento de versões juniores de clássicos, como Catan Junior, Carcassonne Junior e Stone Age Junior.
O recorte dessa lista, particularmente, se dá nos jogos para serem jogados por crianças entre 3 e 6 anos, ou seja, ainda não alfabetizadas ou em processo de alfabetização. Nesse período, os jogos podem ser poderosos aliados, ao apresentarem, de forma lúdica, conceitos matemáticos, linguísticos, narrativos, históricos, etc. Estimulam, além disso, a criatividade, a oralidade e as habilidades físicas, emocionais e sociais das crianças. Não menos importante, reforçam os laços de afetividade entre os jogadores.
Nessa idade, a partir da nossa experiência, vimos ser essencial a presença de um tutor para o ensino e auxílio no processo de aprendizagem do jogo. Por outro lado, é emocionante ver como as crianças, após o domínio do funcionamento, ensinam facilmente outras crianças a jogá-lo. Foram sugeridos jogos de variada estrutura e temática, ainda assim, é possível traçar algumas características comuns dentre eles: regras simples e intuitivas, tempo de jogo curto, ausência ou poucos elementos de texto nos componentes, adaptação dos componentes às habilidades físicas das crianças e abuso de cores, ilustrações e temas lúdicos, que remetem ao universo infantil.
A corporeidade é uma característica fundamental das crianças, não por acaso, muitos desses jogos possuem como mecânica central a destreza. Enfim, sublinho que foi bem difícil listar apenas 10 jogos, por isso, na maioria das vezes, indico outras opções bastante interessantes. Espero que gostem da lista e que, se quiserem, sugiram outros jogos nos comentários. Torço para servir de inspiração para as famílias e que cada vez mais nossas crianças tenham acesso aos jogos de tabuleiro modernos.
Referência: (1) https://ludopedia.com.br/censo/resultado
Imagens: acervo pessoal.