Com o desenrolar de várias listas que este canal propôs aqui na Ludopedia, vez ou outra surge a uma polêmica sobre jogos sem tanto hype mundial, mas que se tornam queridinhos do brasileiro. Eu notei isso pela primeira vez quando fui avaliar o Kick-Ass: The Board Game, um jogo que gosto muito, que flopou no mercado em um primeiro momento, mas que foi caindo no gosto de muita gente como tempo e as promoções.
Naquela altura, notei que, junto da queda de preço, mais o jogo ia para mesa dos brasileiros e foi escalando no ranking da Ludopedia, chegando a ocupar a posição 120 no ranking nacional. Assim, acabou se formando em torno desse jogo uma discrepância entre o ranking nacional, aqui na Ludopedia, e o ranking internacional, do BGG.
Com o tempo no hobby, fui notando que essa discrepância vez ou outra acontece, apesar desses dois rankings serem semelhantes, como atestam algumas postagens por aqui, como essas aqui:
Dito isso, essa lista, que se pretende comunitária, está sendo criada para discutir mais sobre isso e localizar os jogos que passam por esse fenômeno. Entre outros benefícios, acredito que esse movimento pode lançar alguma luz sobre a cultura do hype nos boardgames, ou até ajudar alguém a quebrar - ou criar (rsrs) - o preconceito com algum jogo por conta da sua posição no ranking.
Mas o que seria uma discrepância?
Antes de iniciar a lista, é importante estabelecermos alguns critérios com base em fatos relevantes (ou pensar sobre isso antes de indicar uma discrepância).
1. Quantidade de Usuários
É preciso considerar a diferença dos universos que estamos falando. Pra não complicar muito, vamos falar só dos universos matemáticos. Pelos dados que consegui aqui (a propósito, é estranho ser tão difícil saber os números gerais desses portais), o BGG tem mais de três milhões de usuários, enquanto a Ludopedia tem mais de duzentos mil (dados obtidos de postagens celebrativas em 2022).
Primeira coisa a dizer com essas dados é "Parabéns, Ludopedia!". Somos um país só, sem tanta tradição em boardgames e nosso número representa 4% do que seria o quantitativo mundial. Aqui, então, temos um primeiro dado a ser considerado.
2. Quantidade de jogos
Outro ponto a se considerar é a grande diferença no total de jogos cadastrados entre BGG e Ludopedia (dado é mais público que o número de usuários). Indo na aba "todos os jogos" em ambas as plataformas vamos encontrar os seguintes números (com uma margem de erro de algumas unidades):
- Ludopedia: 60.725 (aproximadamente)
- BGG: 1.539.000 (aproximadamente)
Assim, o universo de jogos do ranking internacional é aproximadamente 25x maior que o nacional.
Ensaiando um critério como conclusão
Pra finalizar, quero dizer que sou de humanas e a minha tentativa de uma fórmula matemática de discrepância param por aí. Como são universos diferentes (e nem comecei a falar dos cálculos de rankeamento diferentes nos dois portais) é bem difícil encontrar um critério matemático universal aqui. Fica até a dica aí se algum matemático quiser entrar na discussão do fórum da lista.
No entanto, isso tudo me serviu para tomar como razoável considerar como "discrepância" pelo menos uma diferença de mais de 300 posições (entre 500 e 1000,com certeza) entre as posições no ranking, desconsiderando uma questão de progressão geométrica, ou seja a diferença tende a ser maior quanto mais abaixo nos rankings se vai.
Enfim, um número tão redondo depois de tanto cálculos! Foi o que consegui pensar até aqui como o mínimo sensato a se considerar. Vamos a lista, então...