Regras que simulam o básico da teoria econômica: lei de oferta e demanda. Já existe uma boa definição do que é um jogo de leilão, então, se a única forma de ajustar preços no jogo for essa, gostaria de evitar.
Procuro jogos com as seguintes características:
• Existe conversão de recursos (cubos, cartas, meeples, deslocamento numa barra de níveis, ações, moedas, etc.), da mesma natureza ou não.
• A proporção da conversão é sensível ao quanto os jogadores estão dispostos a fazer uso dela.
• A conversão dos recursos está disponíveis, em grande medida, a todos que estiverem dispostos a pagar. Isso exclui jogos cuja variação de "preços" depende inicialmente de negociação direta entre os jogadores, pois apenas o jogador que fizer a melhor oferta faz a compra.
• Se o momento certo para fazer uso da conversão é sempre a mais cedo possível, é questão apenas de quem chega primeiro, não de quem está do lado certo do balcão. Sendo assim, não conta.
• O conceito não tem relação, necessariamente, com o tema. O jogo pode não se referir a valores monetários e, ainda assim, trazer as dinâmicas supracitadas.
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