MAMILOS!!!
Lista polêmica apontando aqueles suplementos que são simplesmente ESSENCIAIS para a experiência do Jogo-Base (e que, inclusive, deveriam ser parte do Jogo-Base) que até parece estar sendo vendido INCOMPLETO.
Olá Pessoal, sou novo no universo dos Boardgames, mas tenho que dar aqui meu testemunho. Uma das maiores preocupações de quem adquire um Jogo-Base são as expansões disponíves (se são interessantes, o que acrescentam ao jogo, quanto custa, se está disponível em Língua Portuguesa, etc). Sobretudo daquele jogo que você tanto gosta e quer enriquecer ainda mais a experiência.
No entanto, conforme pude verificar, existem Jogos com expansões tão essenciais, mas tão essenciais, que simplesmente deveriam integrar o Jogo. Na realidade, as vezes, dá a impressão que o Jogo-Base foi lançado incompleto intencionalmente (BEM POLÊMICO). E então, você conhece algum?
Para abrir está Lista, vou dar como testemunho minha experiência com o Eldritch Horror e sua expansão Conhecimento Perdido. Não que eu esteja arrependido por tê-lo adquirido, ao contrário, cada vez mais eu vejo que essa expansão é ESSENCIAL para a experiência do Eldritch Horror. Mas com o tempo (e a maturidade das inúmeras horas jogadas) venho percebendo que é como se o Jogo-Base tivesse sido lançado ainda incompleto.
Para se ter uma noção, Conhecimento Perdido adiciona mais de 200 novas cartas para Eldritch Horror, incluindo um Novo Ancião, novas cartas de mistérios para Anciões já existentes, mais de 100 novas cartas de encontro, vinte cartas de condição, além de Artefatos, Recursos e Feitiços para os investigadores usarem contra os Anciões. É muita coisa. Praticamente DOBRA a experiência do jogo quanto ao conteúdo.

Outro exemplo recente com que me deparei (e que me motivou a criar esta Lista) foi o do recém-lançado The Thing. O Jogo-base basicamente adapta a experiência do filme de 1982, enquanto a sua expansão The Norwegion Outpost permite que os jogadores experimentem os eventos da Estação Thule (ou seja, do prequel de 2011). Aqui até achei a situação tranquila. Ou seja, de fato há uma diferenciação quanto ao tema...

Entretanto, aqui no caso do The Thing o que me chamou a atenção foram as miniaturas, que são vendidas separadamente como sendo Expansões distintas (e caras). Aqui, claramente, tem-se a impressão que o jogo foi lançado incompleto, apenas para $$$$$.
E vocês, tem o conhecimento de algum Jogo (polêmica) que tenha uma Expansão que seja simplesmente ESSENCIAL? Por quê?
Inclua aí em nossa Lista. Só não se esqueça de justificar a sua Essencialidade (!?).