
18SJ ainda é um protótipo em teste de jogo. A implementação em 18xx.games pode ser alterada para refletir isso.
Destaques das regras
18SJ é um jogo baseado em 1830, mas influenciado por outro 18xx, como 1846 e 1822. A leitura das regras é recomendada, mas aqui estão alguns destaques das regras:
• A moeda do jogo é kr (kronor)
• Durante a configuração do jogo, há randomização que remove 4 privates (1 de cada 4 pares) e 1 corporação principal.
• SJ (Statens Järnvägar) - é o nome da companhia ferroviária nacional da Suécia. No 18SJ, o SJ só aparece como tokens após a nacionalização (veja abaixo) e não tem outro efeito no jogo.
• Nacionalização - qualquer grande corporação, que já operou, pode ser nacionalizada se ficarem com menos trens após uma ferrugem de trem. Se houver mais de um candidato, aquele com o preço de mercado mais alto é selecionado. Quando ocorre a nacionalização, os tokens da corporação são substituídos por tokens SJ ou removidos (se já houver um token SJ no mesmo hex) e todos os ativos da empresa são enviados para o banco (tesouraria) ou removidos do jogo. O acionista recebe alguma compensação (preço de mercado reduzido) por suas ações. O limite de certificado é reduzido quando as empresas são nacionalizadas.
Nota: a KHJ não foi nacionalizada porque não é uma grande corporação.
• Trem E - Trem elétrico. Age como um Diesel (alcance ilimitado), mas também não é bloqueado por tokens SJ. Qualquer cidade com token de corporação ou com um token SJ tem sua receita dobrada.
• Linha principal (stam banan) - marcada com ícones no mapa. Existem três linhas principais:
° Estocolmo - Malmö (SM)
° Estocolmo - Göteborg (SG)
° Estocolmo - Luleå (SL)
Uma corporação pode normalmente colocar apenas um tile amarelo, ou atualizar um tile, mas caso este melhore as linhas principais, ou uma segunda colocação de tiles / atualização, ela obtém duas colocações de tiles / atualizações em vez de 1.
Você "melhora a linha principal" construindo a rota definida para uma das linhas principais. Essas linhas são mostradas com ícones no mapa de Estocolmo até o ponto final. O tile adicional só é concedido se o novo trecho construir a linha definida. Uma vez que um hexágono foi melhorado, ele não dará mais nenhum bônus de colocação de tiles.
• Bônus de rota - há um conjunto de bônus de rota. Uma rota recebe esse bônus se contiver as duas ou, em alguns casos, as três letras do bônus. Uma rota pode conter vários bônus, mas apenas um bônus de cada tipo.
Aqui estão os bônus disponíveis:
° Öst-Väst (Ö - V), inglês Leste-Oeste:
• Estocolmo - Gotemburgo: 120 kr
• Estocolmo - Malmö: 100 kr
° Lapplandspilen (N - S), inglês Lappland Arrow:
• 100 kr
° Malmfälten (mM ou mMm), campos de minério ingleses:
• mM 50 kr
• mMm 100 kr
° Bergslagen (bB ou bBb), inglês o mesmo que é uma área:
• bB 50 kr
• bBb 80 kr
• Desde o início, todas as empresas usam capitalização incremental. Corporações que são pareadas na fase 5 ou posterior usam capitalização total. Todas as empresas (mesmo a capitalização total) usam o preço de mercado atual quando compram / vendem ações. As ações do pool do banco não pagam nenhum dividendo à empresa. As sociedades de capitalização incremental podem resgatar uma ação no início da sua operação (pagar um preço à direita - ou subir se estiver no espaço mais à direita).
• Todas as corporações flutuam a 60%, mesmo as de capitalização incremental. As ações podem não ser vendidas durante o SR 1, ou se a corporação não tiver flutuado.
• A rodada de ações é vender-comprar-vender.
• Ao pagar dividendos, a corporação move zero, um ou dois passos para a direita (ou para cima quando estiver à direita na linha):
° Se o dividendo for duas ou mais vezes o preço atual da ação e o preço da ação for superior a 82 - mova 2 espaços
° Caso contrário, se o dividendo for igual ou superior ao preço atual das ações, mova 1 espaço
° Caso contrário, não vá para a direita
• KHJ (Köping-Hults Järnväg) é menor. Ele começa com um trem 2 e atua primeiro em qualquer centro cirúrgico. Sempre paga 50% -50%. A KHJ não pode comprar trens, portanto, se ficar sem trens, simplesmente deixará de funcionar. KHJ não será nacionalizado, mas se ainda existir quando a fase 5 começa, KHJ é removido do jogo, seu token é removido e seu tesouro é dado ao banco.
KHJ pode ser fundida em outra corporação se o dono de KHJ for presidente da outra corporação. Isso é feito a qualquer momento quando a outra empresa estiver operando. Ao mesclar, o token KHJ é substituído por um token extra de substituição de outra empresa. Se a outra empresa já tiver um token no mesmo hex, o token KHJ será removido. Quaisquer fundos na tesouraria e no trem 2 (se ainda existir) são transferidos para a outra empresa, e o trem 2 pode ser usado pela outra empresa. Nota! Se a outra empresa estiver com o trem travado, ela não poderá se fundir, caso KHJ ainda tenha seus trens 2.
• Ao pagar, mova um direito de espaço para pagar lucros iguais ou maiores que o preço das ações, ou dois direitos para pagar lucros iguais ou superiores ao preço das ações.
• O jogo pode terminar de 3 maneiras diferentes
° O dinheiro acabou - complete o conjunto OR
° O preço do mercado de ações excede 350 kr - complete o OR atual
° Falência - jogo termina imediatamente
Esclarecimentos sobre regras
• Se todos passarem durante o leilão inicial, e os privates foram vendidos, todos os privates vendidos geram receita. KHJ não opera neste caso.
• Se KHJ for comprado, e a corporação compradora tiver token o mesmo hex que KHJ, o token KHJ será removido do jogo sem compensação.
• §18.2: "Os tokens SJ bloqueiam as rotas da mesma maneira que os tokens corporativos (exceto para trens E)". Em outras palavras, eles bloqueiam a configuração / atualização / tokenização do tile.
• 18SJ é semi-restritivo. Qualquer configuração ou atualização de tile deve atingir pelo menos um novo segmento do trilho e / ou ser uma atualização de uma cidade.
Variantes e regras opcionais
• Não existem variantes conhecidas ou regras opcionais no momento.
Notas de Implementação
• Quando todos os hexágonos em uma linha principal foram melhorados, todos os ícones da linha principal são removidos.
• Para usar o Göta Kanalbolaget , você precisa clicar no botão Göta Kanalbolaget quando a vista da rota estiver visível para ativar a habilidade. Isso redefinirá a visualização da rota. Quando você selecionar os centros de receita, o bônus será mostrado. Se você clicar no botão novamente, a rota anterior (histórica) pode ser restaurada. Se você ativou a habilidade, isso diminuirá o número de usos restantes da habilidade.
• Mesmo que Nils Ericsson feche, a habilidade de "roubar" prioridade permanece durante o jogo até que seja usada.
Problemas Conhecidos
• O trem E só pode ser trocado se a tesouraria contiver pelo menos 1100 kr