A editora Lonny Games anunciou o jogo 18España (também conhecido como 18ESP) no Kickstarter.
18ESP é um jogo inspirado na mecânica básica criada por Francis Tresham na década de 70 para jogos 18XX. No 18ESP, os jogadores assumem o papel de investidores ferroviários e irão comprar e vender ações de empresas ferroviárias na bolsa de valores, em busca das mais rentáveis. Normalmente, o maior acionista de uma empresa se tornará seu diretor. Como diretor, o jogador decidirá todas as operações que a empresa fará, como implantação de trilhos e estações, execução de rotas, gerenciamento de ganhos e compra de trens.
O jogo consiste em um número indefinido de conjuntos de rodadas, esses conjuntos consistem em uma rodada padrão e uma a três rodadas operacionais. O jogo terminará quando os trens mais poderosos entrarem em jogo, e o jogador mais rico será o vencedor, contando o dinheiro e a carteira de ações.
Além disso, como particularidades o 18ESP possui muitas minas, dois mapas que diferenciam as zonas onde foram construídas vias de bitola estreita e larga, passagens de montanha que ligam estes dois mapas, grandes e pequenas empresas, aquisições, diferentes tipos de trens, etc.
Embora não seja viável fazê-lo completamente, o 18ESP foi concebido para ser tão historicamente preciso quanto possível.
Por fim, o jogo apresenta uma configuração aleatória variável, o que significa que o jogo será diferente cada vez que for jogado.
Sobre a campanha no Kickstarter:
Apoio a partir de €$ 95,00
Estimativa de envio: Dezembro de 2024
Entrega no Brasil? Sim, a partir de €$ 40,00
Link da campanha:
Sobre os designers:
Não é primeira vez que o game designer Leonhard Orgler tem envolvimento com jogos 18XX, antes mesmo lançamento do Russian Railroads, ele já havia lançado os jogos:
1837: Rail Building in the Austro-Hungarian Empire (1994);
1854 (2002);
1824: Austria-Hungary (2005);
1848: Australia (2007);
1880: China (2010).
E mesmo após o lançamento do RRR, ele ainda trabalhou nos títulos:
1844/1854 (2016);
18CZ (2017);
18Lilliput (2018);
1824: Austrian-Hungarian Railway (Second Edition) (2019).
Enrique Trigueros
Desde que Enrique jogou seu primeiro 18XX, ele se apaixonou por eles. Surgiu então uma ideia persistente: porque não um jogo situado na Espanha, o seu próprio país? Naquela época, apenas 1858 (de Ian D. Wilson) usava a Espanha como cenário para um jogo de 18XX, e também era muito difícil de encontrar. Mas a ideia de Enrique era muito diferente da de 1858. As primeiras ideias eram ter dois mapas para duas bitolas – estreita e larga. Ambos os mapas seriam conectados por meio de passagens nas montanhas que as empresas tiveram que construir. Além disso, ele tentou ser o mais preciso possível com os fatos históricos. Outras ideias eram ter empresas menores e grandes, de modo que as grandes assumissem o controle das empresas menores. Todos esses problemas foram preservados no jogo atual que você pode jogar agora.
Quando o 18ESP estava no início do desenvolvimento, Lonny e Enrique concordaram em projetar o jogo juntos. Desde então, Lonny contribuiu com sua longa experiência e Enrique com o sonho de seu primeiro projeto.
Embora 18ESP seja o primeiro jogo de Enrique como designer, ele jogou 1817, 1846, 1849, 1844, 1854, 18CZ, 1870, 1856, 1830, 1888, 1840, 18Mag, 1822, 1848, 1858, 1860, 1862, 1 889 , 1882 e muitos mais jogos. Alguns destes jogos tiveram uma clara influência no desenvolvimento do 18ESP.
******
18XX é um subgênero de jogos de tabuleiro que, com algumas exceções, recriam a construção de empresas ferroviárias durante o século XIX; os títulos quase sempre utilizando o prefixo "18" no título; As mecânicas desses jogos são centradas na construção de ferrovia, especulação financeira e mercado de ações.
O subgênero dos jogos 18XX teve sua origem com o jogo 1829, criado por Francis Tresham em meados da década de 1970.