
Destaques das regras
Há uma sessão de perguntas e respostas sobre as diferenças de 18MEX com o "padrão" 18xx no Apêndice 1 das regras.
Aqui estão alguns destaques das regras em 18MEX (com referências ao livro de regras):
• Os jogadores podem comprar empresas de outros jogadores (mas não menores). Comprar uma empresa conta como ação de compra do jogador, portanto, ele não pode comprar uma ação na mesma ação. Ambos os jogadores devem concordar com a transação. (§3.2.c.4)
• Duas ações de 5% do NdM são reservadas para os proprietários dos menores A e B. Uma participação de 10% do UdY é reservada para o proprietário do menor C. Uma participação de 10% do NdM é reservada para a fusão.
• Uma corporação que inicia seu OR com pelo menos um trem recebe receita de correspondência igual ao valor atual de sua cidade natal, que é paga ao seu tesouro no início do OR (antes de colocar os trilhos). (§4.3.1)
• As empresas podem colocar até dois tiles amarelos ou uma atualização. (§4.3c)
• Os trens contam as cidades para receita, mas não para distância. Uma rota conta apenas cidades e pode incluir qualquer número de cidades antes, no meio ou depois delas. (§4.2.3)
• Um trem 4D é como um trem 4 que dobra a receita da cidade. As cidades não podem ser ignoradas. A receita da cidade está incluída, mas não é duplicada. Nota! O 18MEX 4D funciona como o 18AL 4D, e não como o 18MS 4D. (§4.2.3.1)
• Durante as fases 2 e 3, as empresas só podem comprar um trem por OR do banco. (§4.2.5 f)
• Trens 4 são desativados, não enferrujados, no início da fase 6½. Os trens fora de fase operam mais uma vez, não contam no limite de trens e não podem ser adquiridos por outras empresas. (§4.2.5.1)
• As empresas podem ser compradas por empresas por 50% -150% do valor de face. (§4.6)
• O jogo termina se o banco quebrar, um jogador falir ou se o valor de mercado de qualquer empresa chegar a $ 200. Se o banco quebrar ou uma empresa atingir $ 200, o jogo termina após a conclusão do OR atual, não do conjunto de ORs. (§5)
• Menores (A, B, C) têm algumas regras especiais:
° Eles são comprados durante o leilão inicial e não podem ser vendidos.
° Eles começam com um trem 2 e, portanto, podem gerar receita no primeiro OR.
° Eles operam em ordem alfabética depois que as empresas pagam as receitas e antes de as empresas operarem.
° Eles só podem colocar um tile amarelo
° Eles só têm um token
° Eles sempre pagam pela metade, sendo 50% dos dividendos pagos ao tesouro do menor e 50% ao presidente
° Eles não podem comprar ou vender trens ou empresas
° No início da fase 3½, eles são fechados, seus tokens de origem são removidos do jogo (não substituídos), seus trens (que estão impressos em suas cartas) são removidos do jogo e seu tesouro é dado à empresa correspondente (A e B -> NdM, C -> UdY). Seus proprietários recebem ações de troca em compensação (A e B -> 5% NdM, C -> 10% UdY). Consulte §5.2 para obter detalhes.
• O NdM tem algumas regras especiais:
° Os jogadores não podem comprar ou vender ações até a fase 3½, ou seja, até depois que os menores tenham fechado. (§5.1)
° Existem duas ações de 5%
• Eles são reservados para os proprietários de menores A e B.
• Eles não contam para o limite do certificado, mesmo se um único jogador possuir ambos.
• As vendas das ações de 5% não afetam o preço das ações, mesmo que ambas sejam vendidas em uma única ação.
• Seu valor de mercado e receita são iguais à metade de 10% do NdM, arredondado para o dólar mais próximo.
• Se houver 5% de NdM no mercado, é possível vender uma ou mais 10% de NdM e receber 5% de NdM como pagamento parcial, reduzindo o valor que você recebe. Isso também diminuirá o impacto do preço de venda no mercado de ações. Por exemplo: Se vender 30% NdM quando o preço Ndm for $ 90, se você trocar uma ação de 5% NdM, receberá $ 270 - $ 45 = $ 225. E o preço das ações cairá no máximo dois, em vez de no máximo três, pois 25% é vendido em vez de 30%. (§3.2.a.6)
• Se você possui 5% NdM share, e você compra 10% NdM share de IPO ou mercado, você pode trocar sua 5% NdM share (to market) e pagar apenas metade do preço de 10% NdM share. (§3.2.c.5)
° Seu limite de trem é um maior do que todas as outras empresas. (Tabela I)
° Pode comprar ou vender trens apenas pelo valor de face. (§4.3.4d)
° Se tiver flutuado no início da fase 5, haverá um evento de fusão do NdM que pode resultar na fusão de uma corporação com o NdM. Consulte §5.3 para obter detalhes.
• Uma participação de 10% da NdM é reservada para a fusão. Se nenhuma empresa for incorporada ao NdM, ela estará disponível para compra no IPO na próxima rodada de ações.
• As corporações dos EUA FCP (ou PAC) e TEX não podem se fundir no NdM.
• O presidente do NdM não pode fundir uma empresa que ele controla no NdM.
Esclarecimentos sobre regras
• Observe que o tile 470 (Copper Canyon) tem um pequeno trecho de trilho que se estende de um lado da cidade que é compartilhado entre dois trilhos que vão para bordas diferentes do tile. Se um desses trilhos é usado por um trem, o outro não pode ser usado pelo mesmo ou por um trem diferente. A figura abaixo mostra um par de rotas ilegais (cada trem é representado por uma cor diferente).

• De acordo com a errata recente (veja a postagem da Errata no BGG e o comentário do designer de 5 de maio de 2020 ), o KCM & O privado deve fechar quando usado. Foi corrigido em 2020-11-22 em 18xx.games.
Variantes e regras opcionais
Variantes e regras opcionais podem ser selecionadas ao criar um jogo (com referências ao livro de regras, se apropriado).
• Implementado:
° Três tiles amarelos na primeira operação (§8.1)
°Compre uma empresa privada KCM & O na fase 2 (§8.2)
° Troca de empresa menor atrasada (§8.3)
° Ferrugem forte (Hard rusting) trens 4 (§8.4)
• Não implementado:
° Baja-Copper Connection
° Variante 2: Pesquisa de Viagem no Tempo Proibida
Notas de Implementação
• Por que não posso vender 5% NdM ao mesmo tempo que 10% NdM?
° É uma simplificação da implementação. Mas, como 5% das ações não afetam o preço das ações, não deve ser um problema prático, pois você pode vender qualquer número de ações. Apenas lembre-se de vendê-los na ordem correta, pois vender as ações de 10% pode diminuir o preço que você obtém pela venda de 5%.
• Como você atualiza o hexágono duplo da Cidade do México?
° No jogo físico, as peças da Cidade do México são hexágonos duplos impressos em uma única folha de papel. Em 18xx.games, quando você atualizar o hex da Cidade do México ou Puebla, o outro hex do hex duplo será automaticamente atualizado com a peça correspondente (mesmo número, mas com letras diferentes).
• Los Mochos não tem um rótulo L apesar de haver tiles verdes e marrons especiais para ele?
° Ele é atualizado para amarelo com um tile amarelo padrão da cidade. Ao atualizar para verde, apenas o tile rotulado L é permitido.
• Guadalajara tem um tile marrom especial. Como é usado?
° Guadalajara usa tiles de cidade padrão para amarelo e verde. Mas ao atualizar para marrom, ele permite apenas o tile com a etiqueta G. Nota! Guadalajara pode ser atualizada para cinza como outras cidades marrons normais que usam o tile "aranha" marrom, embora isso não aumente o valor da cidade.
• O que é o tile 470 rotulado como CC?
° É o tile Copper Canyon e é colocada usando a empresa Kansas City, Mexico, & Orient Railroad. Uma vez colocado, não pode ser atualizado. Se outro tile for usado no hex F5, o tile Copper Canyon não pode ser usado no jogo.
• Como coloco o Copper Canyon?
° Ao operar a corporação que possui esta empresa, clique na habilidade Kansas City, Mexico, & Orient Railroad na parte superior da tela (não no estatuto da corporação) e, em seguida, coloque o tile no hexágono F5 destacado na orientação preferida. O Copper Canyon não precisa se conectar ao trilho existente, e a empresa proprietária não precisa ter conexão ao tile. Se mudar de idéia, você sempre pode clicar na habilidade novamente para voltar à caixa de diálogo de configuração normal dos tiles. A empresa deve ser adquirida pela corporação antes da etapa de colocação de tiles. Se a corporação comprar a empresa Copper Canyon depois de ela já ter colocado um tile, a capacidade não estará disponível.
• É usada "ferrugem macia" ("soft rust") ou "ferrugem dura" ("hard rust") ?
° As regras básicas "ferrugem suave" (eliminação progressiva) trens 4. Se você quiser os trens 4 de "ferrugem rígida" padrão, adicione a regra opcional para isso ao criar o jogo.
• Que tal comprar / vender empresas entre jogadores?
° 18xx.games só permite que os jogadores negociem com empresas durante a compra de ações do jogador. Se você olhar abaixo das cartas dos jogadores, verá as empresas disponíveis para compra. Não há planos para implementar transações da empresa durante a ação de venda de ações do jogador. (Nota: na prática, os jogadores quase nunca vendem empresas uns aos outros.)
• De onde vêm os ícones 18MEX específicos?
° Eles são ícones copiados do projeto 18xx-maker .
• O que qualquer Menor comprado / flutuado faz no caso de todos passarem durante o leilão inicial, quando nem todos os particulares foram vendidos?
° De acordo com as regras, todos os privates devem gerar receita, e os menores comprados / flutuantes devem fazer um OR. E então o leilão continua, possivelmente reduzindo o preço do private mais barato. Mas, para simplificar, os menores apenas pagam a receita como se tivessem executado - o que significa US $ 15 para o tesouro e US $ 15 para o proprietário. Mesmo se isso for repetido, os Menores não colocarão nenhum tile nessa OR simplificadas. Mas assim que os leilões privados forem concluídos, e o primeiro SR tiver sido feito, todos os três Menores irão operar da maneira usual durante os ORs até que sejam fechados.
Problemas Conhecidos
• Se um jogador possui ambas as ações de 5%, a interface apresenta isso como se ele possuísse uma única participação de 10%. O jogador ainda pode vender uma ação de 5% de cada vez, mas isso não altera o preço da ação.