
Destaques das regras
Você descobrirá que 1860 é bastante diferente de muitos outros jogos 18xx. Este é apenas um resumo muito breve e parcial. Para obter detalhes, consulte o livro de regras. Estas são as regras da 2ª edição.
• Dinheiro e bens pessoais nunca são contribuídos para a compra de trens. Consequentemente, não há compra de trem de emergência e, mais importante ainda, não há falência pessoal.
• A rodada inicial de ações consiste em um leilão pelo direito de comprar uma das quatro empresas privadas iniciais ou IPO de uma das duas empresas. O vencedor do leilão escolhe o que comprar somente após vencer o leilão.
• As quatro empresas privadas iniciais podem ser negociadas por uma ação de uma empresa correspondente.
• A quinta empresa privada está disponível para compra (em uma rodada de Stock Round) após a compra do primeiro trem 6 + 3. Quando comprada, fecha as quatro empresas privadas iniciais.
• Começando com a segunda rodada de ações, as empresas privadas podem ser vendidas ao banco (menos uma comissão de £ 30) ou compradas do banco pelo valor de face.
• As corporações estão disponíveis para IPO em camadas. Apenas dois estão disponíveis no início do jogo. Depois que todas as ações de uma dessas duas empresas forem compradas, ou quando uma dessas empresas for administrada, as duas empresas da camada seguinte estarão disponíveis. Cada camada possui um conjunto exclusivo de preços parciais disponíveis.
• As empresas podem colocar dois tiles amarelas sem uma cidade, um tile amarelo com uma cidade ou atualizar um tile a cada rodada.
• Para atualizar um tile, a corporação deve possuir um trem que possa "alcançar" aquele tile de um de seus tokens. Uma consequência é que as empresas sem trens nunca podem atualizar um tile.
• Os trens chegam a M + N, onde M é o número de cidades e fora da borda e N é o número de cidades e paradas. Qualquer subsídio M não utilizado também pode ser usado para cidades e paragens.
• Pequenas cidades e paragens podem ser ignoradas, mas não grandes cidades.
• As rotas não devem começar ou terminar paralisadas.
• As paradas não contribuem para a receita de uma rota, mas pagam um subsídio à corporação.
• Um trem tem permissão para passar por uma cidade bloqueada.
• Se estiver operando em vários trens, cada rota deve se sobrepor a outra rota em uma cidade ou vila.
• Pelo menos uma rota deve incluir o token inicial.
• Uma vez que uma rota sai de um hex, ela não pode alugar aquele hex.
• O mercado de ações é essencialmente linear. Vender o estoque geralmente o move um espaço para a esquerda. Zero dividendos movem-no para os dois espaços à esquerda. Os dividendos positivos movem-o para a direita de zero a oito espaços.
• Se uma empresa tiver pelo menos um trem, ela não pode comprar o último trem de outra empresa.
• Quando o preço das ações de uma empresa cai a zero, ela entra em falência. Todos os certificados de ações dessa empresa são devolvidos ao IPO. Todos os outros ativos são retidos por essa corporação, e ele se torna disponível para um novo IPO com uma gama mais ampla de preços nominais possíveis. Seus tokens permanecem no quadro, mas invertidos (nesta implementação, eles são renderizados com uma barra vermelha através deles). Esses tokens são bloqueados para fins de colocação de trilhos e tokens, mas não para trens em funcionamento.
• Quando o preço das ações de uma empresa atinge o espaço mais à direita, o jogo termina no final da rodada operacional atual.
• É possível vender o certificado do presidente para o pool do banco. Nesse caso, a corporação entra em concordata. Ele não pode mais estabelecer trilhos ou tokens. Todos os jogadores determinam a rota a ser percorrida e ela deve retê-la. Isso continua até a falência ou o jogador possuir uma segunda ação.
• As empresas devem possuir um trem se tiverem uma rota legal e dinheiro suficiente. Se uma empresa encerrar uma rodada operacional sem trem, ela se tornará insolvente. Corporações insolventes não podem gastar dinheiro para colocar tiles ou fichas. Eles são "alugados" no próximo trem disponível para compra com uma fórmula especial usada para determinar a receita do aluguel. Eles devem comprar um trem quando puderem. As empresas em concordata são declaradas insolventes na fase de "trens em funcionamento", em vez de esperar até o final da rodada.
• O dinheiro do jogador é separado do dinheiro corporativo
• O jogo termina quando o banco quebra antes da nacionalização, ou o espaço certo do mercado de ações é ocupado, ou a nacionalização termina.
• A Southern Railway é formada quando o primeiro trem 9 + 5 é comprado. Isso desencadeará o fim do jogo por meio da nacionalização. Ao final de cada rodada (estoque ou operacional) após as formas do Sul, a nacionalização começará se todas as empresas fora da concordata tiverem um trem.
• Em concordata:
° A quebra do banco não vai encerrar o jogo
° Não há mais rodadas de estoque
° Apenas o M em um trem M + N é usado
° Deve funcionar para obter receita máxima e deve pagar
° Só pode comprar trens no banco
° Ao final de cada rodada operacional, as duas empresas com menor receita são fechadas (elas param de operar)
• Se uma rodada de estoque ocorrer após as formas do sul, mas antes do início da nacionalização, desse ponto em diante:
° Sem trilhos ou colocação de token
° Paradas são ignoradas
Esclarecimentos sobre regras
• A troca de um particular por uma ação não conta como uma ação de estoque.
• O compartilhamento reservado por um dos privates pode impedir a abertura da próxima camada (pelo menos até depois do próximo OR). Isso foi confirmado pelo designer.
• Uma empresa insolvente que faliu manterá a bandeira de insolvência. Isso foi confirmado pelo designer.
• Observe que não é incomum que a nacionalização comece sem uma rodada de ações depois que o trem 9 + 5 foi comprado. Nesse caso, os trilhos e os tokens ainda podem ser colocados e as paradas não são ignoradas. Isso foi confirmado pelo designer.
Variantes e regras opcionais
• Por padrão, isso implementa o conjunto de regras da 2ª edição e o mapa de 3-4 jogadores.
• Você pode selecionar o mapa de 2-3 jogadores (e conjunto de componentes) como uma opção.
• Você pode selecionar as regras de insolvência da primeira edição (trens alugados ganham metade da receita, subsídios totais) como uma opção.
• Você pode selecionar a regra da cidade de primeira edição (dit) como uma opção. Com esta regra, as cidades não podem ser ignoradas ao calcular a receita de uma rota ou ao determinar se um tile pode ser atualizado.
• Para sua comodidade, todas as três opções acima podem ser selecionadas escolhendo "Regras e mapa da primeira edição" como uma opção.
Notas de Implementação
• Você pode alterar a combinação de paradas e cidades incluídas no cálculo da receita de uma rota clicando no botão na linha com o trem.
• Conforme observado acima, por padrão, ele usa as regras da 2ª edição e o mapa de 3-4 jogadores.