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  1. Listas
  2. TTZO - Impressões dos Jogos Conhecidos em 2018
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TTZO - Impressões dos Jogos Conhecidos em 2018

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Rodrigo Neves04/01/2018 às 12:00
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Rodrigo Neves
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Voltando com o Canal TTZO das férias para a temporada de 2018, estamos criando uma lista para receber fotos e impressões sobre os jogos conhecidos ao longo deste ano que inicia. A proposta desta lista será deixar uma síntese das impressões, sobre todos os novos jogos conhecidos durante este ano corrente. Será uma lista constantemente alimentada ao longo do ano, nos moldes da lista: TTZO - Impressões dos Jogos Conhecidos em 2017. Como sugestão, indico também a última publicação do canal de 2017: TTZO - Retrospectiva 2017, onde faço um balanço entre os 274 jogos conhecidos no ano e apresento algumas listagens tipo TOP para euros pesados, euros médios, familiares, cooperativos, ameritrash, obscuros, originais e decepções... todas com os respectivos comentários sobre os jogos.

Esta nova lista também me ajudará a controlar e registrar minhas impressões dos novos boardgames conhecidos, independente de pertencerem a minha coleção pessoal ou não. Em 2017, após 3 anos no hobby, terminei tendo jogado 654 jogos diferentes conhecidos, não incluindo expansões ou promos. Será uma forma de controlar o número de jogos conhecidos no total e número de jogos conhecidos ao longo deste ano de 2018. 

Bom, estamos de volta, mais uma vez.... Espero que este tipo de contribuição continue sendo útil para a comunidade, de alguma forma. Para acompanhar as novas entradas da lista, não deixe de clicar em "seguir" para ser notificado das novidades.

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Maiores destaques para mim até o momento, neste ano de 2018: T.I.M.E Stories, The Great Zimbawbe, Project Gaia, Barbarians, Rise to Nobility, Dinosaur Island, Calimala, Beasts of Balance, Spirit Island, Tulip Bubble, Nemo's War, Lisboa, Rococó, Azul, Century Spice Road, Majesty, Heavy Hitters, Invasores do Mar do Norte e Queendomino.


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Itens (172)

51 - Kaigan 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 23 Mar 18, 17:26
1

Impressões: Confesso que fiquei animado e bastante impressionado com o Kaigan. O tema é simples... uma homenagem ao cara que mapeou a costa do Japão a 200 anos atrás. Seu acabamento é bem simples, o jogo relativamente rápido e complexidade baixa. O que chama a atenção no jogo é a mecânica de seleção das ações. Cada jogador tem um baralho simétrico com cartas de ações. No começo de cada rodada, os jogadores revezam colocando cartas em uma matriz. Quando interessado em uma linha, o jogador reclama para si a linha desejada, colocando um marcador seu nela, o que impede o acréscimo de novas cartas lá e o faz passar a vez nesta fase. Isto cria uma interação muito bacana e uma disputa tipo "force a sua sorte" que traz uma tensão bacana à partida. De resto é levar trabalhadores para os tiles de mapa com objetivo de fechar eles para pontuar na arte, política ou viagem. É uma forma branda de controle de área. A partida foi excelente e agradou a rodo na mesa. Ele aceita de 3 a 4 jogadores e funciona muito bem com ambos. Uma pérola escondida e pouco badalada.


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52 - Kupferkessel Co. 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Mar 18, 07:09
1

Impressões: Um filler de cartas onde devemos percorrer uma matriz circundando ao redor, coletando cartas, que são ingredientes para se formar poções. A proposta do jogo é de set colection pura mesmo. O interessante do jogo é que as cartas são numeradas de 1 a 4, e devem ser colocadas empilhadas no seu "caldeirão". Além disto, o número da carta de cima será usado para a movimentação na próxima rodada. Estilo Sugar Gliders. E como não se pode olhar sua própria pilha, vira um jogo de memória. Pegar poucas cartas de uma coleção da pontos negativos, algumas cartas permitem jogar de novo e outras explodir a carta do topo do caldeirão do amiguinho. É leve e interessante, para quem gosta de jogos rápidos vale conhecer.


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53 - Hawaii 3

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Mar 18, 07:19
3

Impressões: Hawaii é um board euro médio com uma proposta mecânica legal e que permite decisões bem interessantes. Parece rolar relativamente bem de 2 a 5 jogadores, o que não é comum neste padrão de jogo. Os recursos do jogo são pés (movimento e pesca), conchas (grana) e frutas (coringa). Devemos nos movimentar pelo interior da ilha trazendo estruturas, dançarinas, surfistas e totens de adoração a deuses para nossas vilas. Podemos formar até 5 vilarejos com propostas de pontuação e geração de recursos diferentes. É um jogo que coloca o jogador em uma saia justa para balancear sobre a pontuação do fim de jogo ou a pontuação de cada rodada. Ele pede um investimento forte na economia da vila nas primeiras rodadas. É bastante interessante e pretendo manter na coleção. 


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54 - The Great Zimbabwe 4

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Mar 18, 07:44
4

Impressões: The Great Zimbawbe é mais um jogo de estratégia densa da Splotter. Envolto em um tema religioso africano, precisamos explorar recursos para que artesãos gerem os materiais necessários ao crescimento dos monumentos dedicados aos deuses. É um jogo de produção em cadeia, onde vários jogadores sem envolvem nela em até 3 níveis profundidade. É envolvente acompanhar como monopólios se erguem e são derrubados durante  a partida. O jogo nem permite tantas ações assim... podemos por exemplo, iniciar um monumento, evoluir alguns existentes, contratar artesãos, contratar um especialista ou adorar um deus. Estes dois últimos, apenas uma vez no jogo. Mas os poderes deles são extremamente significativos e guiarão nossa estratégia de forma decisiva. Contando que os preços são dados pelos jogadores, existe um alto grau de interação na mesa e impacto direto das suas decisões sobre a estratégia dos oponentes. Além disto, existem duas inovações mecânicas muito inteligentes. A primeira é o leilão pelo jogador inicial,  que funciona como uma forma de compartilhar os recursos... meio Hobin Wood... tirando dos ricos e dando aos pobres, caso a briga seja levada a sério. Segundo ponto é o criterio de vitória. O jogo é uma corrida para se chegar a um certo marco. O interessante é que tudo que adquire: artesãos, especialista ou deus, aumentam este marco... e quanto mais forte o poder agregado, mais alto é o acréscimo do marco também. Sacadas muito inteligentes, que criam um jogo profundo, estratégico e desafiador. Pode ser considerado o jogo mais leve da Splotter ainda em catálogo atualmente, mas mesmo assim, pesado a maioria dos jogadores. Se firma cada vez mais como uma das editoras que mais admiro. 


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55 - Cilada 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 26 Mar 18, 09:34
2

Impressões: Apesar de ser um jogo vendido em lojas de brinquedos infantis, Cilada é um jogo de puzzle que funciona muito bem como passatempo em família ou solitário. Supre o desafio mental de montar quebra cabeças, palavras cruzadas ou sudoku. Basicamente é um estojo com diversas peças classificadas por letras. No verso dele tem um lista com dezenas de combinações que completam o desafio sem folga ou sobra de figuras. Cai muito bem para trabalar o raciocínio das crianças. Para boardgamers, tem baixo apelo social e cognitivo. Indicado para quem tem filhos pequenos e puzzles solitários. 


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56 - A Column of Fire 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 28 Mar 18, 14:24
0

Impressões: Um jogo baseado nos livros do escritor Ken Follet, terceiro da série Pilares de da Terra e Mundo sem Fim. São jogos euros médios, que se destacam pela arte marcante do Menzel. Neste jogo iniciamos como católicos ou protestantes, ao azar. Temos um conjunto de dados de várias cores que usamos para pegar cartas de pilhas diferentes e os dados são usados para marcar a validade das cartas, ou quantas vezes elas poderão ser usadas. Existe uma fase de ativação das cartes e outra de conseguir novas. Também um rondel básico para ações secundárias. O jogo tem um dose elevada de sorte e interação indireta baixa. Achei a proposta bem razoável,  mas a experava algo mais agradável. Achei meio meh.


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57 - Polarity 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 30 Mar 18, 20:29
2

Impressões: Um jogo para lá de diferente e original. É um abstrato de destreza que usa imãs e força magnética. Cada disco tem duas cores e pertence ao jogador da cor que foca para cima. Os discos deitados são as bases. Cada disco novo que entra em jogo precisa entrar apoiado... ou seja com uma parte flutuando sobre o campoanêmico de uma base.  Interações com os discos são faltas: derrubar, sair, grudar e dependendo da falta pode ser bom ou ruim ao jogador. O objetivo é capturar as peças adversárias e criar torres que pontuam no fim da partida. É um jogo tenso e muito divertido, mas claro que é bem familiar e simples de jogar. Fiquei muito tempo com ele na lista de desejos até conseguir minha cópia.  Fico muito feliz com ela. Adorei o jogo. 


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58 - Ancestree 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 30 Mar 18, 20:39
1

Impressões: Um jogo familir do Eric Lang, onde em três rodadas de seis fases cada uma, fazemos drafting de tiles para montar uma árvore genealógica com o máximo de pontos. O jogo é simples de explicar e roda rápido... 40min com 4 jogadores. São cinco famílias que pontuam se forem maiores que seus vizinhos do lado, tipo força militar no 7 Wonders. No fim da partida existe um set colection de casamentos e contamos o dinheiro obtido em cada rodada. Ele funciona bem, e legal de jogar, mas não tem nada de muito inovador na verdade. Ele faz o feijão com arroz bem feito. Um bom family... quase um filler.


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59 - Tao Long: O Caminho do Dragão 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 30 Mar 18, 21:13
2

Impressões: De longe este é o jogo nacional de melhor produção que já vi. Rivaliza com as melhores editores internacionais. Caixa pesada e com imã, paymat emborrachado, peças de madeira bem grossas, moeda de metal e um manual fantástico. Um primor. Na mesa se mostrou um abstrato muito legal para dois players. É inteligente, desafiador e dá um leve AP as vezes.  É fácil de explicar, roda rápido e proporciona um desafio honesto. Sem contar que tem um monte de cenários,  variantes e extras para aumentar a vida do jogo. Um jogo que considero essencial para quem curte abstratos. 


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60 - T.I.M.E. Stories: Expedition: Endurance 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 30 Mar 18, 21:22
2

Impressões: T.I.M.E Stories é um dos jogos que mais me impressionaram em 2018. Fico bobo de como é bom jogar estas aventuras. Esta expansão Endurance talvez seja a melhor de todas até agora. Ela busca criar uma estória fictícia sobre o desaparecimento do famoso navio que desapareceu na expedição à Antártida. É uma estória muito focada no lore e narrativa, sem puzzles, labiritos ou grandes desafios de lógica. Ele foca mais na otimização das runs. Tem uma estória mais amarrada e deixa poucas pontas soltas ao final, diferente do jogo base. Ele usa de forma brilhante dois baralhos diferentes de localização e tem umas sacadas muito bem feitas. Uma excelente expansão. Recomendo.


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61 - The Witches: A Discworld Game 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 20 Apr 18, 20:27
0

Impressões: É um jogo da série da série discworld que li bastante e adoro... Foi desenvolvido por um dos dos designers que mais respeito e coleciono. Infelizmente não me animou a ponto de ficar na coleção. Não que seja um jogo ruim, mas não tem nada demais também. Somos bruxas andando pelo mundo e resolvendo problemas. São várias estradas no boards com tiles. A cada rodada andamos até duas casas e resolvemos o tile. Duas vezes em seguida. Tomamos dados para superar o valor do problema e podenosnusar cartas da mão para ajustar os valores. Tem muita sorte envolvida e um gameplay repetitivo. A arte do tabuleiro é bem carregada e não muito acessível. Duração média. Legal no início e cansativo no fim.


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62 - Professor Evil and The Citadel of Time 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 09:59
0

Impressões: Um jogo cooperativo com uma proposta bem interessante. Com um board que parece do jogo Clue, precisamos gastar nossas ações para recuperar tesouros valiosos da mansão do Professor Evil. Temos poucos pontos de ação que podem ser usados para abrir portas, se mover ou desativar chaves das armadilhas. Cada tesouros precisa que uma certa combinação de chaves seja desativadas para ser recuperado. E possuem um marcador no relógio do tempo. A cada turno de um jogador lançamos dados que fazem o Professor Evil andar pelos cômodos trancando portas, ativando armadilhas e expulsando os jogadores. Tudo entra de forma aleatória em jogo. A ideia é interessante e as mecânicas funcionam bem. Pena que ele é um pouco simples e bem repetitivo... além de ser difícil de vencer. Vale conhecer.


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63 - Space Mission 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 10:16
1

Impressões: Space Mission é um jogo obscuro que infelizmente quase ninguém tem, e que vale conhecer pois é leve, prazeroso de jogar e funciona muito bem como gateway para esta temática espacial.  Usamos ações e combinações de cartas para viajar entre planetas, sondar recursos, fundar cidades, explorar ou recuperar nossa mão de cartas. A proposta básica é de um set colection... São vários tipos de fichas que pontuaram de formas diferentes no fim da partida. Algumas por quantidade, conjuntos, maioria... Eu gostei bastante do jogo. 


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64 - River Dragons Giant 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 10:41
1

Impressões: River Dragons é um Family game clássico do Roberto Fraga, de programação de ações e não ter pena dos amiguinhos. É uma corrida para ver quem consegue chegar na margem oposta do Rio primeiro, não deixando de aproveitar as oportunidades de atrasar os coleguinhas. É um jogo muito leve, rápido de jogar e  com alta interação. Foi a primeira vez que consegui colocar está versão gigante na mesa. Ela precisa de uma mesa gigante também... pois o tapete que representa o boards tem 1.5m por 1.5m. As peças pintadas são bem grandes e até o insert emborrachado é de alta qualidade. Produção fantástica.


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65 - Century: Rota das Especiarias 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 10:52
2

Impressões: Um excelente gateway para a família e ainda agrada bastante como aquele jogo para abrir a jogatina enquanto todos não chegaram ou para fechar a noite quando sobra aquela horinha morta no fim. É um deckbuilding onde as cartas servem para gerar recursos ou trocá-los. Cada jogador só tem um ação por vez, o que faz dele algo com quase zero downtime, mesmo com 5 jogadores na mesa. Eu fiquei impressionado e no primeiro dia já rolaram umas 3 partidas seguidas. Me convenceu a pegar a Golem Edition e completar a trilogia anunciada. Excelente jogo. Recomendo.


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66 - EXIT: O Jogo - A Tumba do Faraó 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 11:01
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Impressões: Confesso que me esforcei para gostar desta série... joguei todos os jogos da trilogia e com grupos diferentes. Mas em nenhum deles eu consegui uma experiência satisfatória. É algo muito sem regras, desafios com soluções não fundamentadas e o jogo deixa os players voando sem saber o que fazer na maior parte da partida. Com a mesa cheia então o caos reina e tudo vira uma zona. Infelizmente não é para mim. 


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67 - Carcassonne Plus 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 11:12
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Impressões: Carcassonne é um clássico e dispensa muitas apresentações. Esta big box 6 vem com arte nova e 11 expansões e/ou mini-expansões. Aceita até 6 jogadores e tem meeples variados para todos os gostos. A inclusão de várias expansões juntas alonga a partida, cria um downtime considerável entre as jogadas e da um grande trabalho no setup e arrumação. A não ser que o objetivo seja ter o carcassonne como principal jogo da noite, minha sugestão é que seja comedido na hora de abastecer o jogo base de expansões para jogar. Para jogadores avançados, uma variante muito boa é manter sempre uma não com 3 peças para cada jogador, completando assim que passa a vez. Isto diminui a sorte envolvida.


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68 - Majesty: For the Realm 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 11:28
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Impressões: Majesty foi mais um jogo leve que me impressionou neste mês. Um jogo de carta do mesmo autor do Splendor, usamos meeples como recursos para comprar personagens de um pool coletivo e alocar eles em nossa cidade. Cada um deles executa uma ação diferente e que comba com outros personagens já presentes em jogo. Uma idéia bem legal e que proporciona um desafio honesto sem bugar o cérebro. É importante ficar atento às pontuações de maioria e variedade no fim do jogo, que têm peso decisivo na vitória. O jogo é bem iconográfico, e mesmo em alemão não houve dificuldades em jogar. Excelente gateway que fica coleção.


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69 - Reworld 3

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 11:38
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Impressões: Me impressionei com Rewolrd. Sou fã do Kramer. E além disto este jogo tem uma pegada temática muito bem amarrada e mecanicamente é bem diferente. Tem umas ideias bem nítidas do Asara. O jogo é composto de dois momentos distintos. Primeiro usamos cartas para disputar módulos para agregar a nossa nave mãe. São 5 rodadas diretas assim. Depois vem a segunda fase do jogo onde apostamos em um planeta e usamos os módulos para colonizar cidades. E começa uma corrida por objetivos públicos. Foi muito legal o jogo e bem disputado. Fiquei impressionado.


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70 - Jump Drive 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 11:44
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Impressões: Jump Drive é um cardgame que parece ser um filler baseado no Race for Galaxy. Pareceu bem razoável e rápido... Mas achei ele muito dependente de sorte e com uns combos desbalanceados, ou pelo menos com dependência demais da sorte. Para mim ficou um Race meio aguado. Achei como disse acima, bem razoável, mas prefiro o original.


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71 - Ascension: Year Four Collector's Edition 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 20:35
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Impressões: Sou fã e colecionador da série Ascension, e sempre tento ter tudo o mais completo possível. Por isto tenho todas as Collectors Edition lançadas até hoje, dos 4 anos. Este pacote do quarto ano tem suas modificações interessantes, apesar dos segundo e terceiro anos terem inclusões mais significativas. Agora entra em jogo os campeões, que ganham pontos de reputação sob determinados gatilhos e usam isto para disparar certas habilidades especiais. Além disto, são introduzidos os heróis multi classes, as habilidades de unidade e rally, além das cartas transformadas por certas situações ao invés da energia do ano 3. Aliás... até alguns monstros se transformam. Os componentes continuam absurdos de bem feitos e caixa de lata um alto convite a ficar com amassados.


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72 - Carrom 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 22 Apr 18, 20:51
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Impressões: Eu adoro jogos de destreza e dentre eles os de petróleo são quase um nicho a parte... Flick 'em Up!, PitchCar, Tumblin-Dice, e Crokinole São alguns exemplos clássicos. Carrom é um jogo secular que chega ao Brasil para mostrar seu valor. A verdadeira sinuca de peteleco. Cada jogador precisa encaçapar primeiro suas peças para vencer. O jogo conta com regras de penalidade para quem joga fora, se mata ou acerta dos outros. O jogo é simples e rápido. Meu filho de 6 anos adorou o jogo. Já foi para a parede do meu escritório.


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Ok

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73 - Barbarians: The Invasion 3

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Apr 18, 05:54
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Impressões: Meus senhores, não deixem as miniaturas enganarem vocês, Barabarians é um euro bastante original de complexidade média-pesada. Basicamente somos clãs de bárbaros nos preparando para muitos ataques e pilhagens. As miniaturas de bárbaros servem para como marcadores de tropas em nosso board pessoal e como trabalhadores na torre central, ou seja, são meeples e marcadores caprichados. O coração do jogo é a alocação na torre (vulcão). Ela precisa ser feita em ordem, do nível mais alto para o nível mais baixo, seguindo uma regra de adjacência, que aliada ao fato de algum deuses fazerem os anéis girarem, criam um desafio muito interessante de planejamento com 3 a 4 rodadas de antecedência. É na torre que ganhamos recursos, avanços tecnológicos, moral, compramos cartas (edificios p/ gerar recursos a cada rodada, deuses para poderes especiais e chefes de batalha para ajudar na guerra ou serem descartados em atos heroicos de uso único) ou iniciamos uma guerra. A moral serve para definir a ordem do turno (tipo em Macao) e nos dá bônus quando passamos certas milestones. Os avanços tecnológicos servem para aumentar o alcance de nossas tropas a continentes mais afastados, melhorar defesa, ativar mais construções ou nos especializar em batalhas contras as 4 nações npcs adversárias. Elas servem como uma corrida por pontuação, já que o primeiro a finalizar cada trilha recebe um bônus, o segundo um bônus menor e o demais nada. As cartas de construções servem como objetivos pessoais de pontuação no fim do jogo também. Não existe combate entre jogadores ou take that. A interação é pelos espaços de ação, corridas nas trilhas e em conquistar antes os melhores territórios no mapa. O jogo não tem informação oculta, com exceção do combate. A mecânica das guerras é muito original... linda mesmo. Ao escolher um território para declarar guerra, devemos considerar o tipo de terreno e a nação que o ocupa. Cada terreno tem um deck onde um tipo de guerreiro predomina e outro é o segundo mais importante. Seu nível de especialização na nação irá definir quantos rounds irá durar a guerra... ou seja, quantas cartas terá de superar. A cada carta virada temos que gastar nossas tropas. Quanto mais difícil, melhores são as pilhagens. Não é necessário vencer todas as cartas para ganhar a guerra, apenas metade delas. Mas a cada combate perdido, tomamos penalidades em recursos, moral ou pontos de vitória. Os pontos recebidos por vencer a guerra dependem da força da nação presente, da distância do continente à nossa terra natal e do pioneirismo. No fim do jogo os sets de bandeiras adjacentes fornecem bons pontos de vitória extras. Confesso que fiquei muito... Mas muito impressionado com o jogo. De excelência.

 

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74 - Rise to Nobility 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 01 May 18, 03:41
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Impressões: Ele tem uma linha de desenvolvimento bem clara. Precisa de certas leituras e time. Um ponto interessante é que você tem seus dados para rolar e alocar, mas não pode usar mais que sua reputação. No início do jogo são 5 dados e uma reputação nível 9. Isto significa que não importa os valores que saírem, você só poderá usar dados no tabuleiro se a soma dos resultados não ultrapassar 9. Lógico que você não consegue usar todos eles. Então a primeira corrida é por reputação. Em seguida você precisa assentar famílias, pois são elas que fornecem meeples, trabalhadores. Eles são indispensáveis para serem usados nas guildas como aprendizes. Os aprendizes dão renda em dinheiro a cada rodada e fornecem recursos extras na hora da compra. O problema é que a grana dada por eles é inversamente proporcional ao número de aprendizes na guilda. Então eles tendem a saturar logo. A máquina de grana é temporária e mingua. Então a briga vai migrando para fazer oficinas... transformando os aprendizes em mestres das guildas para que a eles gerem recursos como renda. As oficinas dão bônus acumulados para que usa e para os donos. É uma briga pelos melhores combos. Além disto, criar mestres gera nobreza... uma outra trilha. Precisamos atingir certos milestones de nobreza para liberar a negociação com o Conselho, o filé do jogo que gera mais pontos de vitória. Mas para negociar no Conselho você tem que ter assentado famílias das raças certas e a cada negociação você perde reputação (menos dados usados na rodada). No fim das contas assentar famílias, criar oficinas e negociar no conselho da pontos de vitória, e são trocentas maneiras diferentes de fazer isto, somado com todo mundo te atrapalhando. Tem hora que dá um nó na cabeça. 


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75 - Lancaster: Big Box 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 01 May 18, 03:54
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Impressões: Em Lancaster somos aspirantes a nobres que precisam ajudar o o novato rei da Inglaterra em seu sonho de unificar o reino e conquistar a coroa francesa. Para iato usamos nossos cavaleiros e escudeiros em uma forma muito curiosa de leilão, disputando.pela influência dos nobres e benefícios nos condados, na guerra e em nosso castelo. Também usamos nossa influência para manipular votações em prol de leis que nos beneficiem ou tentamos vetar aquelas que só ajudarão aos adversários. Temos aqui um euro médio bem divertido, muito bonito na mesa e que se torna mais interessante com 4 ou 5 na mesa. Um grande jogo.


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