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  2. TTZO - Impressões dos Jogos Conhecidos em 2018
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TTZO - Impressões dos Jogos Conhecidos em 2018

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Rodrigo Neves04/01/2018 às 12:00
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Rodrigo Neves
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Voltando com o Canal TTZO das férias para a temporada de 2018, estamos criando uma lista para receber fotos e impressões sobre os jogos conhecidos ao longo deste ano que inicia. A proposta desta lista será deixar uma síntese das impressões, sobre todos os novos jogos conhecidos durante este ano corrente. Será uma lista constantemente alimentada ao longo do ano, nos moldes da lista: TTZO - Impressões dos Jogos Conhecidos em 2017. Como sugestão, indico também a última publicação do canal de 2017: TTZO - Retrospectiva 2017, onde faço um balanço entre os 274 jogos conhecidos no ano e apresento algumas listagens tipo TOP para euros pesados, euros médios, familiares, cooperativos, ameritrash, obscuros, originais e decepções... todas com os respectivos comentários sobre os jogos.

Esta nova lista também me ajudará a controlar e registrar minhas impressões dos novos boardgames conhecidos, independente de pertencerem a minha coleção pessoal ou não. Em 2017, após 3 anos no hobby, terminei tendo jogado 654 jogos diferentes conhecidos, não incluindo expansões ou promos. Será uma forma de controlar o número de jogos conhecidos no total e número de jogos conhecidos ao longo deste ano de 2018. 

Bom, estamos de volta, mais uma vez.... Espero que este tipo de contribuição continue sendo útil para a comunidade, de alguma forma. Para acompanhar as novas entradas da lista, não deixe de clicar em "seguir" para ser notificado das novidades.

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Maiores destaques para mim até o momento, neste ano de 2018: T.I.M.E Stories, The Great Zimbawbe, Project Gaia, Barbarians, Rise to Nobility, Dinosaur Island, Calimala, Beasts of Balance, Spirit Island, Tulip Bubble, Nemo's War, Lisboa, Rococó, Azul, Century Spice Road, Majesty, Heavy Hitters, Invasores do Mar do Norte e Queendomino.


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Itens (172)

1 - Beasts of Balance 3

Ir para o jogo Rodrigo Neves 03 Jan 18, 21:52
3

Impressões: Beasts of Balance foi o primeiro jogo de 2018 aqui em casa. Bem legal, tanto a proposta quanto a execução... minha esposa e filho adoraram, me fizeram jogar por baixo duas dúzias de partidas dele em dois dias... facilmente já deve ser o jogo que mais partidas joguei na minha vida. Olhando para ele a primeira vez, parece um brinquedo infantil, mas não se engane, ele é bem matemático. Além de ter que empilhar as peças. Funciona com uma base que "pesa" a pilha de peças, aplicativo a Bluetooth e comunicação NFC em todas as peças. O tema é o seguinte: somos deuses construindo um novo mundo. Cada animal incluído nele tem um habitat: terra, ar ou água. Eles tem pontos de vida diferentes. Toda ação que se faz, os animais perdem 1 pt de vida, menos o mais forte (correlacionando ao conceito de adaptação das espécies). Eles perdem vida até entrarem em extinção. Porém, tem peças especiais que fazem crossover das espécies e migram elas, conferindo mais pontos de adaptação aos descendentes. Quando a torre cai somam-se os pontos de todos os animais vivos e vale como score final. Só que quanto mais forte o animal e mais poderosa a ação, mais estranho é o formato da peça. Ele proporciona umas decisões interessantes. Me peguei fazendo altas contas para decidir qual a melhor próxima peça. E tem outros pormenores como milagres, elementais que são mais interessantes em termos de jogabilidade e combinação de resultados. Fiquei doido para conseguir a expansão dele agora. Nunca vi minha esposa pedir para jogar um jogo antes. É cooperativo, mas por aqui acabamos gostando mais de jogar um por vez sozinho e disputar quem consegue mais pontos, fazer a torre mais alta, com mais peças ou desbloquear a maior combinação de animais novos no bestiário do aplicativo. Excelente!


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2 - Kingdomino 5

Ir para o jogo Rodrigo Neves 03 Jan 18, 21:52
5

Impressões: Nas fotos, esta é a versão Gigante ou XL. Uma caixa grande, 33cm x 33cm, com peças literalmente enormes: meeples do tamanhos de ameixas e tiles do tamanho de barras de chocolate. Bem pesada e espaçosa, mas fica muito vistoso na mesa. Este é um jogo que gostei bastante, por isto fiz questão de comprar esta cópia especial. Vencedor do Spiel des Jahres (Jogo do Ano), Kindomino veio com preço baixo, regras simples, proposta familiar, bemcomo um conjunto de arte e cores brilhantes... Não tem jeito, é uma recomendação fácil. Há decisões interessantes e um nível honesto de desafio. Algumas pessoas podem achar o jogo muito fácil, mas há regras adicionais que você pode incrementar desafio ao jogo. Por exemplo a "The Mighty Duel" (apenas jogável com dois jogadores) onde você pode construir uma grade de 7 x 7, é bem difícil de conseguir fechar o reino. Uma vez que o Kingdomino é um jogo de tabuleiro leve, não está infiltrado de alta estratégia, mas você terá que fazer escolhas a cada turno sobre quais dominós a tomar e onde colocá-los. Ótimo filler. 


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3 - Queendomino 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 03 Jan 18, 21:53
2

Impressões: Temos aqui uma versão mais avançada do Kingdomino, em uma caixa um pouco maior que o original, mas menor que a versão caixa da XL (Kindomino padrão 20x20, Queendomino 26x26 e Kindomino XL 33x33). Uma tristeza que as editoras não pensam nos colecionadores... aqui não tem combinação que caia bem na estante. Sobre o jogo, ele é uma expansão e ao mesmo tempo um jogo base. Além da jogabilidade clássica do kingdomino, entram em jogo algumas novidades. Primeiro o terreno vermelho para construções, que trazem objetivos variados para pontuação final, entre eles: dar pontos por torres, cavaleiros, tipos de terrenos, etc... Traz tambem cavaleiros para conseguir grana, Torres para levar a rainha ao seus castelo e um dragão para destruir os prédios que os amiguinhos estão de olho. Não deixa de ser leve para quem é gamer, porém fica mais interessante. Só perde um pouco do papel de gateway do Kingdomino, já que sobe um segundo degrau no nível de complexidade. O pessoal por aqui gostou bastante.


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4 - Metrocity 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 03 Jan 18, 21:53
1

Impressões: Metrocity é um filler de cartas com uma premissa simples. Os jogadores tem um maço de 10 cartas cada, e a cada rodada, tem na mão apenas uma delas para colocar em jogo. Ao fechar um rotas com início e fim, o jogador que tem maioria nas linhas pontuam pelo número total de prédios nela. Você precisa optar entre aguardar as maiores rotas para fazer mais pontos de uma vez ou se contentar em rotas pequenas para garantir pontos mais baixos e constantes. É fácil de explicar, razoavelmente rápido e excelente preço. Não sei até ponto pode ser considerado divertido. O fato de termos uma só carta restringe muito a jogada, mas evita um downtime excessivo, que estragaria a proposta rápida do jogo. Alguns objetivos pessoais são simples, outros de rotas longas mais difíceis de conseguir, por isto achei meio desbalanceado. Não é um jogo ruim, mas também não acrescenta tanto a coleção. Vale a experiência de conhecer. Nem aconselho a comprar, testar e revender... depois de usado, melhor dar de presente.


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5 - Montana 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 03 Jan 18, 21:53
2

Impressões: É um jogo com proposta interessante é concebido pelas mão de um designer respeitado... inegavelmente ele é muito bonito e vistoso montado, na hora do setup parece que nem vai caber na mesa de tanta peça, mas ele é bem escalonado. A explicação é de um jogo médio, mas a jogabilidade de um medio-leve. Flui bem, com baixo downtime. As mecânicas são redondas e a aleatoriedade proveniente da captação de trabalhadores, um ponto muito criticado nos fóruns do BGG, não me incomodou. É só pagar uns grãos e escolher o que precisa. Só o final é um tanto sem graça... uma corrida para colocar assentamentos. Se houvesse uma pontuação final, ficaria significativamente melhor. A primeira partida dele foi agradavel, mas deu para perceber que ele tem um desenvolvimento geral um tanto repetitivo.


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6 - Nemo's War (Second Edition) 6

Ir para o jogo Rodrigo Neves 09 Jan 18, 11:51
6

Impressões: Nemo's War (Segunda edição) é um jogo solo de aventura e emoção estabelecido no mundo de "20,000 Léguas Submarinas" de Julio Verne. É um jogo longo, com a maioria das sessões com duração de cerca de 2 horas. Mesmo com um longo tempo de reprodução. Os componentes para o jogo são de boa qualidade, o tabuleiro é bem completo e a arte dos tiles, navios e cartas é muito berm feita. É um jogo muito forte tematicamente. Você realmente se sente o Capitão Nemo. Eu adorei as várias cartas com texto baseados no romance em si, juntamente com imagens que se encaixam perfeitamente na história. O livro de regras faz um excelente trabalho de explicar o jogo e como jogá-lo. Existem maneiras de fazer deste um jogo cooperativo para mais até 4 pessoas, mas creio que ele brilhe mesmo no modo solo. De muitas maneiras, o jogo me lembrou as aventuras que tive ao jogar Robinson Crusoe: Adventures on the Cursed Island. O jogo permite várias formas de pontuar. Você escolhe um motivo: guerra, anti-imperialismo, exploração... que vai influenciar na pontuação final, pois da pesos diferentes são dados a cada pontuação. Então te obriga a jogar completamente diferente de acordo com a motivação escolhida. O jogo é baseado em testes. .. aventuras, ataques a navios, buscas de tesouros, etc... mas tem várias formas de modificar os resultados dos dados. Personagens, tesouros, melhorias no Nautilus... E o mais bacana. Tem um esquema de "penhora" ou aposta de recursos. Antes de realizar um teste com dados você escolhe um ou mais recursos, depende do teste, e arrisca ele para ganhar um modificador. Se passar ele volta, mas se falhar o recurso se perde. Basicamente os recursos são tripulação, integridade do casco do Nautilus e a própria integridade ou saúde do Capitão Nemo. No geral, o jogo está cheio de desafios e obstáculos diferentes, que se entremeiam em uma história incrível. Você vai encontrar-se querendo voltar a esta uma e outra vez. Eu gostei muito dele e recomendo. 


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7 - Steel Driver 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 10 Jan 18, 23:09
2

Impressões: Steel Driver é um econômico leve do Martin Wallace, um dos meus designers preferidos. Nele somos investidores de empresas de ferroviárias. O jogo rola em 5 rodadas, e em cada uma temos as seguintes fases: os jogadores recebem cubos de investimento, o controle temporário das empresas de trem são leiloados, na ordem do turno os acionistas gastam os cubos para ampliar a malha da empresa... até que todos passem. A cada investimento as empresas dão lucro e a grana se reverte ao controlador. No fim do jogo rola uma bonificação final aos acionista majoritários e ganha quem tem mais dinheiro. É um jogo simples e levemente interessante do Martin Wallace. Um jogo sobre leilões, mercado de ações e gestão coletiva de empresas. É preciso ter uma certa visão e um bom timing para saber o quanto investir nas empresas certas. Componentes bem simplórios e genéricos de madeira da Treefrog Games, Steel Driver tem regras muito simples, elegantes e flui muito bem com mais jogadores mesa... com 5-6 a disputa fica bem mais apertada e o tempo total da partida amplia muito pouco. Não é fantástico, mas é sólido... recomendo jogar antes de comprar. Manterei por colecionar os jogos do autor.


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8 - Key to the City: London 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 10 Jan 18, 23:45
2

Impressões: Eu sou suspeito, pois adoro a série Key, e achei que Key London funciona como um bom gateway para as mecânicas mais rebuscadas e complexas dos demais jogos. Para quem prefere completude e não tem espaço para jogos repetidos, não existe porque manter ele já tendo o Keyflower. O jogo mantém um conjunto de regras reduzido, duração de partida média e tudo de inovador do irmão mais velho: leilao por meeples, tiles ativados nas regiões, peças que recebem upgrade. O jogo é bonitinho, mas com peças de qualidade mediana. São bem interessantes os tiles de rio que podem ser incluídos em nossos distritos, os edifícios especiais com miniaturas de papel. Um dos pontos interessantes deste jogo é que as simplificações permitem até 6 jogadores na mesa, o que não recomento por tirar demais o controle da mão dos jogadores.


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9 - T.I.M.E. Stories 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 13 Jan 18, 03:49
1

Impressões: Neste começo de ano tive a oportunidade de jogar o famoso T.I.M.E Stories, e confesso que não me arrependi.  O jogo é bacana demais, mecanicamente é quase inexistente e muito aberto, porém a experiência oferecida é fora de série. Somos agentes de uma agência secreta que viaja no tempo para combater situações bizarras que causam falhas temporais. Mas não voltamos no tempo fisicamente. Possuímos o corpo de hospedeiros de forma temporária, evitando assim levar qualquer coisa física nesta viagem do tempo. Só existe um cenário na caixa base, o que é um ponto que deixa a desejar, e nele vamos para um manicômio em 1921. Resolver um caso onde um grupo satânico está envolvido com umas paradas ocultas e sobrenaturais, causando problemas no espaço tempo. Só que temos um tempo limitado para resolver o caso. Andamos em um mapa e cada cômodo abre um conjunto de cartas que nos dá o panorama do local. Parceiro... É doido demais... cheio de puzzles, charadas, labirintos, batalhas com monstros, testes de força, lábia e agilidade. E como possuímos o corpo de uns malucos no sanatório, temos altas restrições e problemas pessoais que refletem durante as missões. Infelizmente, o jogo depende demais do inglês.  Não tem como fluir legal se todos os jogadores não souberem suficientemente o idioma. E pelo menos uma pessoa tem que dominar 100% . Todas as cartas tem texto, algumas bastante texto. E como são cartas, manuscritos, recortes de jornal, rabisco... tem muita fonte cursiva. Aplicativos de tradução falha miseravelmente. Foi inútil em 80% das vezes que precisei. Neste jogo não dá. Os jogadores se separam e leem as cartas sem mostrar uns para os outros. Quando se juntam em um local podem conversar sobre o que viram, mas sem ter as cartas em mãos mais. Se uma pessoa for ler para os outros perde muito da imersão e poder de decisão. Quebra uma das principais mecânicas do jogo. Este primeiro cenário, Asylum, é bem feito e passa uma boa noção do potencial do jogo.  São boas decisões e considerável dose de memória. Pena que eu esperava um final mais épico... porém isto não ofuscou o brilho do jogo. 


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10 - Fields of Green 3

Ir para o jogo Rodrigo Neves 16 Jan 18, 20:15
3

Impressões: Fields of Green é uma reimplementação do Among the Stars, só que ao invés da temática espacial e de ficção, somos fazendeiros querendo otimizar nossa produção. Pois é... mais um jogo de fazendinha, nada épico, mas bem implementado e criado de forma onde as mecânicas casaram muito bem com a temática. Ficou bem redondo. É um euro médio, do tipo maquininha de pontos de vitória, com manual de complexidade baixa e muitas regras embutidas nas cartas. É basicamente um jogo de cartas com uma alta dependência de idioma. O jogo rola durante 4 rodadas onde colocamos cartas na mesa e fazemos a colheita. No fim temos uma pontuação final. As cartas são adquiridas por drafting, cada jogador compra 6, escolhe uma e passa o resto, repetindo até estas seis primeiras acabarem. As cartas podem ser plantações: que usam água para gerar comida, criações que usam comida para gerar dinheiro ou estruturas/construções que trazem habilidades especiais e pontos no fim da partida. A grande sacada é combinar bem a posição das cartas para conseguir mais recursos e pontos... então precisa de uma boa visão geométrica plana. São muitas cartas e opções diferentes, então é um jogo bem propenso a AP. Deveria rolar em menos de 1 hora, mas pode dobrar de tempo de acordo com a mesa. É um bom jogo para quem gosta de pensar um pouco.


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11 - Lisboa 3

Ir para o jogo Rodrigo Neves 18 Jan 18, 01:28
3

Impressões: Grande euro pesado do Vital Lacerda, que não deixa a bola cair e mantém o nível de Vinhos, Kanban e The Gallerist. Um jogo bastante temático, polido e mecanicamente muito bem trabalhado. Percebe-se o carinho investido na idealização e produção do jogo. O manual é excelente, apesar do peso do jogo, consegue ser muito claro e didático... Eu fiquei realmente surpreso. Temos a impressão na explicação que ele irá demorar horrores, mas na prática ele flui muito bem na mesa. Tem muitas camadas de estratégia, exige muito em termos de planejamento. Ele pede para ser jogado mais vezes, em buscar de combos e novas linhas de otimização. Certamente temos aqui um dos melhores jogos do autor. A arte é fenomenal e a produção excelente, salvo alguns detalhes da versão nacional, que não ofusca seu brilho. Ele vale muito a pena. É um jogão!


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12 - Merchants of Amsterdam 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 18 Jan 18, 01:33
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Impressões: Antes de mais nada, é importante frisar que Merchantes of Amsderdan é um jogo de leilão e controle de área por maioria do Knizia, da velha guarda de jogos mais diretos ao ponto, muito pouco conhecido aqui no Brasil e até no BGG. Apesar da raridade, é não é um jogo valorizado em termos financeiros, sendo vendido lá fora por valores módicos. Esta minha cópia ficou na casa de uns 100 reais apenas. Um jogo elegante e original. A rodada é bem simples... compramos 3 cartas e decidimos uma para usarmos, uma para descartar (tirar do jogo e do alcance dos amiguinhos) e outra para leiloar. Ele precisa muito que os jogadores estejam atentos ao que os demais estão fazendo. As cartas permitem colocar marcadores da sua família em entreposto comerciais no mundo, em armazéns na cidade de amsterdan ou ganhando mercadorias. Algumas cartas fazem o time track andar e disparam pontuações que dão dinheiro. O grande diferencial é o leilão no estilo alemão. Um relógio que desce seguidamente o preço do lance, e quem bater primeiro leva, que por sinal da mais treta do que diverte. O manual é confuso e o jogo tem vários bônus e condições que demoram a entender. Mas no fim é um bom jogo, e acho que vale muito conhecer. Ter na coleção... ai são outros 500....

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13 - Ascension: Year One Collector's Edition 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 19 Jan 18, 00:14
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Impressões: Ascension é um ótimo deckbuilding, para quem gosta de criar combos devastadores no fim da partida. Roda bem competitivamente de 2 a 4 e também funciona redondo no modo solo. Por ser rápido e ter um número limitado de cartas, sofre com a baixa rejogabilidade. A edição de colecionador vem em uma caixa de metal com a expansão Retorno dos Caídos e mais de 60 cartas promos (dentre elas 4 mini-expansões especiais), dando bastante sobrevida ao jogo. Precisa bastante de sleeves, ainda mais esta edição com todas as cartas foil. Cópia de luxo de alto custo, para quem curte muito o jogo mesmo, pois se for pensar no custo-benefício, não leva. Mas ele fica lindo na mesa: tabuleiro com acabamento metálico, cartas que brilham e muito mais. Esta edição de colecionador tem coisas legais com relação a edição retail. Pena a caixa de metal ser muito frágil, por isto existe uma caixa de translado menor por dentro. Este jogo está entre os "queridinhos" da minhas coleção. Eu realmente adoro ele.


OBS: Fotos tiradas de uma partida solo, no quarto, tarde da noite.



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14 - Polis: Fight for the Hegemony 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 23 Jan 18, 20:44
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Impressões: Este jogo me deixou com algumas impressões conflitantes, que me fizeram enxergá-lo como um jogo de potencial, mas com alguma coisa que poderia se encaixar melhor... A premissa dele é excelente: após a guerra onde os gregos expulsam os Persas, as cidades-Estados de Athenas e Esparta entram em conflitos de culturais e sociais, estourando a segunda guerra di Poliponeso. A arte do Polis é muito bacana, tudo muito bem ilustrado e temático. Além disto, o manual ficou bem escrito de verdade. O jogo possui mecânicas interessantes: a batalha por cartas que pode dar reputação até para quem perde a luta, o mercado para comércio de bens (azeite, uva, trigo, madeira, ferro e prata) ajustado em forma matricial e a forma como a taxação é feita sobre as cidades, compõem um rol de mecânicas muito originais. Entretanto como pontos negativos, ele demora demais para explicar e jogar, além de causar um AP absurdo, que deixa o jogo monótono, a ponto de ficar meio chato em alguns momentos. Ele não tem fluidez, não gera motor, maquinihas e nem combos. É um jogo de nicho, exclusivo para 2 jogadores, pouco conhecido, talvez uma boa pedida para quem gosta de um jogo de conflitos de peso médio. Mas com alguns ajustes ele pode ficar ainda muito melhor. Fica na coleção até segunda ordem, pois merece outra oportunidade. Ele não chega a ser uma decepção, mas certamente eu esperava mais dele. Algo mais épico... Ah, a dependência de idioma dele é baixa, somente nas cartas de evento, abertas e que entram apenas 4 no jogo todo.


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15 - Boss Monster 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 23 Jan 18, 20:52
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Impressões: Boss Monster é um cardgame bem original e divertido de jogar. Somos chefões (boss) e precisamos montar uma dungeon para receber os heróis. Uma dungeon é formada por cartas de armadilhas e monstros, que vão dando danos aos heróis enquanto eles tentam chegar ao chefão. Cada herói morto gera uma ou mais gemas (depende do nível de epicidade dele), e com 10 gemas se ganha o jogo. Os heróis recebem itens que lhe concedem poderes especiais e os Boss ganham cartas de magia que podem atuar a seu favor ou complicar a vida dos outros chefões amiguinhos. A arte é pixelada, remetendo aos jogos de 8/16 bits de antigamente. O jogo flui bem, porém rola bastante Take That e depende bastante da sorte das cartas legais para o meu gosto, mas mesmo assim, é um bom jogo. Tem seu público. Eu jogaria de novo sem problemas.


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16 - Uga-Uga Bufapum 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Jan 18, 21:38
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Impressões: Bufapum é o primeiro jogo nacional do designer Mario Sérgio e sua editora K&M Jogos. Fisicamente ele é bem produzido, considerando o padrão nacional: caixa e cartas de boa qualidade, cartas de boa gramatura e cores vibrantes. Os poucos marcadores de plástico são a parte mais fraca, mas ainda sim no nível das peças plásticas de outros nacionais já consagrados como Caçadores das Galáxias, Space Cantina ou Império Lendário.  A arte é bacana, e remete muito bem à temática. Apesar do tema inusitado de puns, o linguajar foi explorado de forma quase infantil (punzinho, caquinha, bufa...), sem ser agressivo ou constrangedor. Lógico, requer um grupo e ambiente adequados para ser, digamos... "melhor" aproveitado. É um jogo festivo cuja mecânica principal é o take that. Enfatizando, "toma esta" é cerca de 75% do jogo. Tem que estar disposto a sacanear os amiguinhos: atacar, roubar carta, perder as cartas, trocar cartas, partilhar ou devolver danos... para quem gosta de Munchkin, Butim ou similares, um prato cheio. Com boas diferencas entre deles, Bufapum tem espaço na estante de quem curte a proposta.


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17 - Formula E 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Jan 18, 22:43
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Impressões. 

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18 - When I Dream 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Jan 18, 23:11
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19 - Ascending Empires 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Jan 18, 23:22
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20 - The Arrival 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 25 Jan 18, 23:43
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Impressões. 

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21 - Ganges 5

Ir para o jogo Rodrigo Neves 30 Jan 18, 21:43
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Impressões: Temos em mãos mais um jogo encantador da dupla prolifera responsável pelo Village, Murano e tantos outros. Neste caso, temos uma corrida na Índia para ver quem consegue uma soma de pontos de fama e dinheiro primeiro. O jogo tem um sistema de pontuação bem original: existem duas trilhas circunscritas na borda do tabuleiro, mas elas correm em sentidos opostos (uma horária e outra anti-horária). Quando os marcadores de um jogador se cruzam, é disparado o fim da partida. Este é um euro familiar de alocação de dados muito bonito, com uma arte chamativa... só peca no design gráfico... muito carregado e difícil de ler tanta informação no tabuleiro as vezes. O contraste das cores não colabora também. A construção da província do jogador para pontuação de fama, mercados e bônus ficou no capricho e muito bem sacada. O jogo permite alguns combos e alguma interação leve pelo espaços de alocação. Não é do estilo punitivo, e sim mais family. Gostei do jogo e do gameplay. Recomendo conhecer. Simoles de jogar. É curioso como com alguns tiles, meeples e dados, consegue-se um resultado interessante. Outro ponto é que ele parece meio scripitado da metade para frente... feita uma maquininha de dinheiro ou fama, chega um ponto que fica meio sacal repetir as mesmas ações para ver quem termina antes.



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22 - Vikings 2

Ir para o jogo Rodrigo Neves 30 Jan 18, 21:48
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Impressões: Mais uma pérola escondida do Michael Kesling, que fez sucesso na Essen do ano passado com o Azul e Haven & Ale. Designer clássico já, esta habituado a jogos familiares ou médios de controle de área e leilão. Vikings não é diferente. Por seis rodadas disputamos peças de ilhas e vikings para o nosso tabuleiro, e dependendo da situação, buscando economizar ou disputando os de preços mais altos para conquistar bônus. O jogo usa um sistema de cores para alterar os beneficios dos vikings, que podem ser barqueiros, soldados, dar pontos, dinheiro ou alimento ao final. É um jogo rápido, fácil de explicar e cabe bem como um gateway. Lógico que não é ludoteca básica, mas vale conhecer.



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23 - Spirit Island 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 01 Feb 18, 16:29
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Impressões: Jogaço! Em Spirit Island vocês estão controlando espíritos que estão tentando impedir a sua ilha de ser colonizada pelos invasores. É um tema puro, uma subversão sutil dos temas mais usuais de boardgames. Existem 3 tipos de invasores: exploradores, vilas e cidades, ambos com 1, 2e 3 pontos de vida/ força de ataque. O comportamento dos invasores é programado por uma cadeia de cartas de ação - os invasores vão primeiro explorar uma determinada área (o que significa que eles adicionar mais exploradores para a área), então eles vão construir nessa área explorada (o que significa que eles irão adicionar mais cidades / vilas ) e, finalmente, eles destruirão a mesma área.  Você está constantemente adicionando cartas para alimentar esta cadeia. A maneira de parar esses colonos invasores desagradáveis é usar as habilidades de seus espíritos em maneiras inteligentes, criando combos de poder. Há oito espíritos na versão base do jogo, e esses espíritos têm muito diferentes habilidades que você pode usar para proteger a ilha dos invasores. Por sua vez, você vai desencadear algumas habilidades especiais do seu espírito, e então você vai ter um pouco de energia (necessário para ativar as cartas) e passar cartas de sua mão. Você vai colocar mais “presença” no tabuleiro durante todo o jogo, e quanto mais presença que você colocar, mais poderoso seu espírito torna-se, em geral, tornando-se mais capaz em cada geração de mais energia e / ou jogar mais cartas em um único turno. Quando você destruir cidades e vilas, você gera medo nos invasores, uma mecânica genial que traz benefícios aos defensores e torna cada vez mais factível a vitória. É difícil para enfatizar o quão diferente os espíritos são uns dos outros, e quanto isso afeta a jogabilidade. Os oito espíritos realmente sinto muito diferentes uns dos outros, e ele pode sentir como se estivesse jogando um novo jogo quando você joga um espírito novo, pela primeira vez. Você tem seus espíritos que são bons em defender a terra, seus espíritos que são bons e atacar os invasores, seus espíritos que são bons na criação de medo. O jogo é muito bem desenvolvido. Todos os poderes e habilidades sobre os espíritos são fáceis de entender, mas muito difíceis de harmonizar. Além disto, as regras são muito bem escritas. O jogo faz um excelente trabalho de alimentar, de forma crescente, sentimento de repulsa contra o estrago causado pelos invasores. O jogo permite que você faça o seu melhor, assim como o jogo claramente se esforça para fazer melhor contra você, também. E há muito pouco de sorte envolvida em tudo isso, também, o que é ótimo, porque este é um jogo cooperativo muito pesado e relativamente complexo.


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24 - Eight-Minute Empire: Legends 0

Ir para o jogo Rodrigo Neves 02 Feb 18, 23:06
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25 - Hit Z Road 1

Ir para o jogo Rodrigo Neves 02 Feb 18, 23:16
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Impressões.

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