Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Listas
  2. Jogos Cooperativos - mecânicas para o turno do jogo e propagação de ameaças
951
3
5
1
Compartilhar

Jogos Cooperativos - mecânicas para o turno do jogo e propagação de ameaças

avatar
Daniella12/08/2017 às 13:03
avatar
Daniella
MD

Nos jogos cooperativos os jogadores jogam contra o jogo. Os jogadores realizam suas ações e o jogo precisa de um sistema para ´realizar as ações`. 

É comum que se tenha um turno de jogador e um turno do jogo. Este turno do jogo ocorre de várias maneiras que gostaria de explorara nesta lista. 

Outro mecanismo comum nos jogos cooperativos é a propagação das ameaças em efeito cascata ou efeito dominó, pode ser chamado de spawn. Isto vale principalmente para os jogos cooperativos de sobrevivência, onde os jogadores se unem contra um mal maior, normalmente destruidor. (Penso que ´spawn` poderia ser incluído na lista de mecânicas).

Existem outras características também importantes nos cooperativos como: comunicação, compartilhamento de itens, objetivos comuns, habilidades dos jogadores que também podem ser comentadas.

Na lista a seguir pretendo refletir sobre estes aspectos dos cooperativos, e das exceções quando houver.

Toda a contribuição é muito bem vinda, inclusive para corrigir minhas análise equivocadas.

Obrigada!

1 comentário(s) Comentar

Itens (26)

1 - RPGQuest - A Jornada do Herói 14

Ir para o jogo Deldebbio 14 Sep 17, 18:57
14

0 comentário(s) Comentar

2 - Dead Men Tell No Tales 7

Ir para o jogo PCSSV 12 Aug 17, 14:30
7

4 comentário(s) Comentar

3 - O Senhor dos Anéis: Card Game 4

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:58
4

Senhor dos Anéis Card Game é para um ou dois jogadores. Cada jogador controla um deck com heróis e aliados.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Personagens do universo J.R.R. Tolkien.

Tipo de objetivo/Conflito: Jornada e Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): As cartas contém todas as informações para avanço do jogo.

Propagação de ameaças (spawn): A propagação de dá pelas cartas. Existe um marcador de ameaça que pode significar o fim do jogo se a missão não for cumprida antes do marcador atingir os pontos de derrota do jogador. O aumentando do marcador de ameaça vai dificultando o jogo.

Itens compartilhados:  Dá para equipar itens nos personagens do amigo

Comunicação:  Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

2 comentário(s) Comentar

4 - Space Hulk: Death Angel - The Card Game 1

Ir para o jogo Baranenko 13 Aug 17, 10:57
1

0 comentário(s) Comentar

5 - Mansions of Madness (2ª Edição) 2

Ir para o jogo rodrigogianni 13 Aug 17, 08:34
2

0 comentário(s) Comentar

6 - Pandemic: O Reino de Cthulhu 4

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:02
4

Pandemic: Reiono de Cthulhu.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Personagens do universo H. P. Lovecraft.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): 

Propagação de ameaças (spawn): 

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

7 - Possessão Arcana 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:02
1

Possessão Arcana.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Possessão e Inimigos fantáticos.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): 

Propagação de ameaças (spawn): 

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

8 - Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:02
1

Drillit!

Ameaças/Inimigos/Desafio: Invasão de gnomos, incêndios na escavadeira, 

Tipo de objetivo/Conflito: Protegem o tanque e Sobreviver. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): Turno do jogadores. 

Propagação de ameaças (spawn): Sim.

Itens compartilhados: Sim.

Comunicação: Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

9 - Zombicide: Black Plague 2

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:02
2

Zombicide: Black Plague.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Invasão de Zumbis.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): Turno dos jogadores e turno do sistema. No turno do sistema a movimentação dos inimigos conta com os tokens de ruido que orientam o movimento dos inimigos. E os combates se resolvem pelas informações das cartas.

Propagação de ameaças (spawn): Sim.

Itens compartilhados: 

Comunicação: Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

10 - Mysterium 0

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:01
0

Mysterium.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Existe um desafio - descobrir quem matou o fantasma.

Tipo de objetivo/Conflito: Dedução.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): 

Propagação de ameaças (spawn): 

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

11 - Pandemic: The Cure 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:01
1

Pandemic: The Cure é um Pandemic com dados.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Vírus.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): Turnos dos Jogadores.

Propagação de ameaças (spawn): Ocorre propagação quando um local tem uma quantidade de viris. 

Itens compartilhados:  Sim.

Comunicação:  Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

12 - XCOM: The Board Game 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:01
1

XCOM.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Invasão Alienígena.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo):

Propagação de ameaças (spawn): 

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

13 - Runicards: Batalha pela Terra do Fogo 0

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:01
0

Runicards.

Ameaças/Inimigos/Desafio: 

Tipo de objetivo/Conflito:

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo):

Propagação de ameaças (spawn):

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

14 - Pathfinder - O Jogo de Aventuras 4

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:00
4

Pathfinder é RPG em cartas.

Ameaças/Inimigos/Desafio: 

Tipo de objetivo/Conflito:

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo):

Propagação de ameaças (spawn):

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

15 - Eldritch Horror 5

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:00
5

Eldritch Horror.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Sanidade e personagens do universo H. P. Lovecraft.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo):

Propagação de ameaças (spawn):

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

16 - Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada 2

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:00
2

Robinson Crusoe.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Própria ilha.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo):

Propagação de ameaças (spawn):

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

17 - Mice and Mystics 3

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 13:00
3

Mice and Mystics é um jogo bem narrativo onde o envolvimento na história é determinante.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Lacaios de Vanestra (ratazanas, baratas, aranhas, lacraias, etc)

Tipo de objetivo/Conflito: Salvar o Reino e Sobreviver. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Turno do jogador e turno dos inimigos. No combate um jogador deve rolar os dados pelos inimigos, o jogo não tem um sistema automatizado para combates.

Propagação de ameaças (spawn): Existe um marcador que vai enchendo quando completa desencadeia uma invasão de lacaios.

Itens compartilhados: Existem itens pessoais e itens compartilhados.

Comunicação:  Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

18 - As Lendas de Andor 2

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:59
2

As Lendas de Andor. Este jogo tem cartas de narrativa que conduzem a história.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Seres fanáticos (gors, skrals, trolls, wardraks, dragão).

Tipo de objetivo/Conflito: Defesa do reino e Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Turnos são ´dias`.

Propagação de ameaças (spawn):

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

19 - Say Bye to the Villains 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:59
1

Say Bye to the Villais.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Vilões.

Tipo de objetivo/Conflito: Vingança. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Por cartas.

Propagação de ameaças (spawn):

Itens compartilhados:  

Comunicação:  

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

20 - Elder Sign 2

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:58
2

Elder Sign.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Sanidade e personagens do universo H. P. Lovecraft.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Por cartas.

Propagação de ameaças (spawn): Rolagem de dados.

Itens compartilhados: 

Comunicação: Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

21 - Flash Point: Ao Resgate 2

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:58
2

Flash Point é um jogo tema contemporâneo fora de universos fanáticos e ameaças fictícias ou sobrenaturais, por isso até foi classificado na mecânica simulação (primeiro que simulação não parece ser um mecanismo de jogo e segundo acho que este jogo não representa exatamente uma simulação). De qualquer forma o tema se distingue da maioria dos jogos.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Fogo.

Tipo de objetivo/Conflito: Resgate e Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Turno dos jogadores. Turno do sistema onde pala rolagem de dados são posicionados os novos focos de incêndio.

Propagação de ameaças (spawn): Quando um novo foco de incâncio cai sobre um marcador de jogo o incêndio se alastra causando efeito cascata.

Itens compartilhados:  Não.

Comunicação:  Livre.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

22 - A Ilha Proibida 2

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:56
2

Ilha Proibida é um jogo rápido e simples (considero com pouca rejogabilidade para um mesmo grupo, mas bom para novos grupos). Considero um excelente exemplo de introdução aos cooperativos.

Ameaças/Inimigos/Desfio: Afundar a ilha.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Ocorre turno de jogadores e turno do sistema com o alagamento de tiles.

Propagação de ameaças (spawn): Os tiles são alagados e depois afundam. Existe as cartas de enchente que propagam a ameaça. Existe um marcador de nível de água que amplia o problema.

Itens compartilhados: Existe a ação de dar cartas para outros jogadores.

Comunicação:  Livre. Cardas abertas na mesa.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a análise.

0 comentário(s) Comentar

23 - Hanabi 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:53
1

Este é um cooperativo atípico, a cooperação esta na comunicação e não na sobrevivência.

Ameaças/Inimigos/Desafio: Não tem nem ameaças nem inimigos mas um DESAFIO de comunicação.

Tipo de objetivo/Conflito: Dedução.

Turno do jogo (sistema autônomo de ações do jogo): Sem turnos distintos.

Itens compartilhados:  Sem itens compartilhados.

Comunicação:  Cada jogador vê as cartas dos outros mas não vê suas próprias cartas.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a analise.


0 comentário(s) Comentar

24 - Pandemic 3

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 12:49
3

Pandemic é um marco nos jogos cooperativos. Penso que a mecânica principal é justamente a propagação dos vírus.

Ameaças/Inimigos/Desafio: A ameaça são os vírus.

Tipo de objetivo/Conflito: Sobrevivência. Todos jogadores contra mal maior.Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): Após o turno dos jogadores ocorre turno de ameaças.

Itens compartilhados: O tabuleiro é comum. Existe ação de dar cartas para outros jogadores.

Turno do jogo  (sistema autônomo de ações do jogo): Ocorre turno dos jogadores depois a Fase e propagação dos vírus.

Propagação de ameaças (spawn): Ocorre efeito cascata quando acumulam-se vírus em uma cidade.

Comunicação: Livre. Pode conversar e as cartas ficam expostas na mesa.

Fique a vontade para comentar e dar sugestões para melhorar a analise.

0 comentário(s) Comentar

25 - Space Alert 1

Ir para o jogo Daniella 12 Aug 17, 09:00
1

A mecânica mais marcante é a ação programada. Tudo tem que ser planejado antecipadamente e com limitação de tempo, depois realizar as ações e ver ´no que vai dar`.

Ameaças/Inimigos/Desafio: As ameaças são as naves que entram atacando. 

Turno do jogo: Existe na verdade turno de preparação e turno de ação. 

Propagação de ameaças (spawn): A propagação é aleatória e se dá pela ordem das cartas.

Itens compartilhados: Cada jogador tem um tabuleiro de ações. Os demais componestes são manipulados conforme as ações programadas, não são controlados exclusivamente por um jogador.

Comunicação:  A comunicação é livre.

Outra mecânica relevante para a cooperação: Acho que não, nem tem personagens com diferentes habilidades.

Fique a vontade para dar sugestões para melhorar a analise.

0 comentário(s) Comentar
Adicionar Jogo
  • 1(current)
  • 2
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.