Em Space Alert, os jogadores representam uma tripulação, que viaja pela galáxia em uma pequena espaçonave para coletar informação sobre ameaças da região. Porém, precisam voltar inteiros com essas informações. Para isso, devem se defender de ameaças internas e externas que aparecem durante essa viagem. O único objetivo é sobreviver, não necessariamente destruir as ameaças encontradas.
Ficha do Jogo
Ano: 2008
# de jogadores: 1 a 5
Tempo de setup: 10min
Tempo de jogo: 30 minutos
Dependência de idioma: pouco texto, facilmente memorizável
Categoria: Cooperativo
Mecânica: programação de ações/administração de cartas
Vídeo
Visão Geral + Gameplay
Resenha
Visão Geral
O tabuleiro representa a espaçonave que devemos comandar. A espaçonave é dividida em três regiões diferentes, distinguidas pelas cores vermelho, branco e azul. Cada região possui um convés superior e inferior. Durante o jogo, nos movimentamos por essas regiões, utilizando as cartas de ação/movimentação, acionando canhões, levantando escudos e administrando a energia que mantém tudo isso funcionando. Essa energia é representada pelos cubos verdes espalhados pelo tabuleiro. O avanço das ameaças externas são controladas por marcadores de turnos nos três tracks que são colocados na frente de cada região da nave, indicando as ameaças que se aproximam em cada cor. O jogo vem com 7 faixas de movimentação como essas, que adicionam muita rejogabilidade ao jogo, assim como o grande deck de ameaças internas e externas.
Como Jogar
O jogo é dividido em duas fases. A primeira fase tem exatamente 10 minutos de duração. É nessa fase que colocamos um áudio para tocar e um computador nos mantém informados sobre quais ameaças precisaremos enfrentar e em quais turnos elas aparecerão. Baseado nas informações que o computador nos passa, precisamos planejar e sincronizar nossas ações. Para isso utilizamos as cartas de ação/movimentação, fazendo uma programação de ações. As cartas são colocadas fechadas nos tabuleiros individuais de cada jogador, na sequência em que as ações deverão ser realizadas. Com toda a discussão que acontece, é fácil cometer um erro e programar a ação errada no momento errado, o que atrapalha toda a missão. Depois que o computador informa que a operação foi finalizada, começamos a fase de resolução. Nesse momento acompanhamos tudo o que aconteceu, mas não podemos fazer nenhuma alteração nas ações programadas, basicamente observamos se deu certo ou se nos ferramos.
Avaliação Pessoal
Jogo simplesmente sensacional! Tanto, que jogamos no mesmo dia cerca de 10 partidas seguidas! O jogo se desenvolve extremamente rápido (10 minutos de planejamento e 15 minutos para a resolução) e todo o fim de partida, principalmente se a missão falhou, dá vontade de tentar de novo. O jogo é lindo, colorido, e os componentes são de alta qualidade. A rejogabilidade é altíssima, devido a quantidade de fatores aleatórios determinados durante o setup. Nenhuma partida poderá ser planejada baseado no que aconteceu na anterior. O manual é bem escrito e divertido e te apresenta as regras e os diferentes componentes do jogo de maneira gradativa, adicionando cada vez mais complexidade, até que estejamos preparados para uma missão de verdade.
Com cinco jogadores achei que ficou muito caótico e algumas coisas podem ser deixadas para o acaso, devido a dificuldade de sincronizar as ações de tantas pessoas. Mesmo assim, o jogo não perde na diversão. Fiquei surpresa como o jogo funciona bem com dois jogadores (eu até preferi assim), ainda é desafiador e o caos é bastante reduzido, não tem mais aquela gritaria na mesa.
Como ponto negativo, eu apontaria o fator punitivo do jogo, que pode ser bem frustrante. Uma carta jogada errada no início da programação, praticamente condena a nave à destruição. Além disso, o preço veio bem salgado (típico Devir), mas vale a pena ter na coleção.