Ricochet Robots é um jogo abstrato para 2 a infinitos jogadores, em que controlamos cinco robôs diferentes afim de chegar a uma localidade pré determinada. Esse jogo é o favorito do meu marido (é de se esperar que eu sempre apanhe muito para ele) e por isso foi a primeira (e talvez única) vez que consegui a participação ilustre dele em um vídeo.
Ficha do Jogo
Ano: 1999
Rnk bgg: #484
# de jogadores: 2 a 15
Tempo de setup: 1min
Tempo de jogo: 30min
Dependência de idioma: nenhuma
Categoria: abstrato
Vídeo Visão Geral: 00:00:00 a 00:06:32 Gameplay: 00:06:32 a 00:23:59
Resenha
Em Ricochet Robots controlamos cinco robôs desgovernados que se movimentam em linha reta e só param quando batem em algum obstáculo. A cada rodada abrimos uma ficha de destino diferente, essa ficha nos informa em que posição do tabuleiro devemos levar determinado robô. São 17 fichas diferentes, a cor da ficha determina qual robô precisa ser movimentado, enquanto que o símbolo indica onde no tabuleiro aquele robô precisa chegar.
Após a revelação da ficha, cada jogador deve calcular mentalmente quantos movimentos são necessários para mover o robô até o local indicado. É permitido que outros robôs sejam movimentados para formar obstáculos ou simplesmente para saírem do meio do caminho, mas isso também conta como movimento. Quando algum jogador encontrar uma rota, ele anuncia quantos movimentos são necessários. A partir desse momento, os outros jogadores possuem 1 minuto para tentar procurar uma rota com menos movimentos. Após esse tempo, o jogador que anunciou o menor caminho deve demonstrar para os demais a movimentação e fica com a ficha como um marcador de ponto.
O tabuleiro é modular. No início do jogo combinamos 4 dos 8 tabuleiros de dois lados que acompanham o jogo, o que dá a esse jogo uma rejogabilidade absurda, nenhuma partida será igual. Mesmo repetindo a combinação de tabuleiros, o posicionamento inicial dos robôs é completamente aleatório.
Avaliação pessoal
O jogo é bem simples e bem complexo ao mesmo tempo. É muito fácil explicar e montar o jogo na mesa leva menos de 5 minutos. Para mim é um ótimo jogo para aquecer a jogatina, mas eu apanho tanto nele que meu julgamento está comprometido. Por ser um jogo que depende estritamente de raciocínio rápido e uma boa visão de jogo, naturalmente algumas pessoas terão mais facilidade que outras. Eu me considero uma pessoa de inteligência acima da média, porém preciso de respirar e pensar sobre as situações, dessa forma na graaaaande maioria das vezes meu marido vence, pois ele possui as características que o jogo valoriza.
Em suma, aqui em casa eu já desisti de jogar, só se for para convencer o Lucas de jogar algum outro jogo de meu interesse depois. O Lucas, por sua vez, ama de paixão, assim como outros amigos meus que também tem esse jogo em um pedestal. Conclusão:
Gostei muito desse jogo, sem dependência de idioma, regras simples, sem efeito sorte, competitivo, uma variedade enorme de jogadores, muita rejogabilidade, não demora.... não entendo como encontro gente que não gosta dele.
utamir::Gostei muito desse jogo, sem dependência de idioma, regras simples, sem efeito sorte, competitivo, uma variedade enorme de jogadores, muita rejogabilidade, não demora.... não entendo como encontro gente que não gosta dele.
Só falou verdades. Só que gosto é subjetivo. Todas essas características que para você determina que um jogo é bom, outra pessoa pode querer em um jogo coisas completamente opostas. Eu mesmo prefiro os jogos mais pesados, com pouco efeito sorte, mas ainda com alguma sorte e não me importo com jogos longos. De qualquer maneira, concordo que Ricochet Robots é um jogo bom, mas ao mesmo tempo desgosto dele, mas isso é porque sou muito ruim mesmo rsrsrsrsrsrs.
Esse é o meu jogo "encerrador de eventos".
Sempre no fim do evento de jogos, quando tem aqueles gatos pingados batendo papo, mas sem tempo de abrir uma mesa nova, eu coloco na mesa pra juntar o pessoal e jogar. E as reações são das mais diversas, desde gente achando o jogo genial e se esforçando para resolver até gente que depois das 2 primeiras rodadas, já deu nó e saiu fora rapidinho. Tem até gente que acha o jogo legal, mas não gosta de jogar ele (vai entender).
Acho que para a maioria das pessoas é um jogo excelente, mas um casal de amigos um dia foi sincero comigo ao dizer que gostam muito do jogo, mas muitas vezes não tem vontade de jogar pois não é o forte deles esse raciocínio rápido e certeiro contra o tempo! É como a daniboucas mencionou, eles tem uma inteligência acima da média, porém precisam de um pouco mais de tempo para "mostra-la"...
E esse jogo acaba mostrando muito rápido quem é o melhor ou na verdade quem são os piores, que saem muitas vezes sem nunca ganhar, diferente da maioria dos jogos que você vai "batalhando" durante o jogo e acreditando que pode ganhar...
Acho que é isso que divide o público...
Mas acho que, as pessoas que gostam dele (e o recusam) se deve ao fato deste jogo (mais que muitos outros) nos remeter a uma sensação de 'incompetência' e 'limitação' terríveis.
Ja joguei partidas em que eu achava q em 14 passos eu resolvia e uma amiga minha resolveu em 8
Então, meus caros...aos que não o conhecem, recomendo. Aos que o conhecem, pratiquem. Depois de algumas rodadas vitoriosas você sai da mesa se sentindo mais 'esperto'