HU3Brutus::Já passei bastante tempo quebrando a cabeça pra fazer algumas boas cartas por aqui também e tenho minha indicação.
Preliminarmente analisando uma carta de Magic ou outro Cardgame você chegará na conclusão que ela possui uma gramatura em torno de 350g/m², mas não vá imprimir nessa gramatura. O correto é ao final do processo você chegar nessa gramatura.
1)
Agora a primeira coisa que acho importante, se você vai imprimir uma carta frente e verso. Vai ser MUITO difícil (quero dizer muito difícil mesmo) fazer a frente e o verso baterem se forem impressos em folhas diferentes. Portanto a melhor ideia é imprimir tanto a frente como o verso na mesma folha, com uma linha espelhada que você irá dobrar ao meio. Isso facilita muito a produção das cartas. Num A4 então dá pra encaixar 4 cartas frente e verso e imprimir todas juntas. Pra um melhor efeito nessa hora é interessante deixar um espaçamento na linha central. Assim você irá cortar também embaixo deixando todos os lados iguais.
De dobrar a folha no meio você já vai ter uma gramatura final muito maior, então te indico o papel 120g/m² FOSCO... e porque fosco? Porque ai vem a segunda dica:
2)
Não imprima em papel couché ou outro brilhante, fica uma meleca. A carta fica muito susceptível à umidade, pode manchar só com o suor da mão... Então aprenda o que é o BOPP. É um filme plástico que você consegue aplicar com um ferro de passar e é o que a industria realmente utiliza para fazer não apenas cartas, mas embalagens de cartão como panetone, é o filme que envolve a caixa de leite, é o que se usa nas capas de jogos... Não é dificil comprar na internet e aprender a aplicar. Então depois de imprimir as cartas espelhadas aplique o BOPP com ferro de passar (sem vapor) e veja como vai ficar ótimo!
3)
Colagem da frente e do verso eu faço com cola PVA mesmo... Se quiser ser um pouco mais rápido pode usar Cola de isopor, mas por conter alcool ela pode acabar manchando algo, mas é raro. Então dobre o bloco de cartas ao meio com a cola e em seguida coloque peso em cima, o BOPP vai ajudar muito a não colar nada por fora e ele é incrível, se cair cola no lado protegido com BOPP, ela simplesmente não gruda, você limpa facinho.
4)
Cortar é melhor com guilhotina, mas pode ser no estilete mesmo, eu não tenho guilhotina e vou longe... Mas use uma régua metálica para cortar e aproveite as linhas guia de impressão.
5)
Por fim tem o detalhe final, arredondar os cantos. Existem alicates específicos para isso disponíveis na internet. Não são muito baratos, mas ficam ótimo. Uma informação preciosa. O Raio da cantoneira de uma carta standard padrão é 2mm... é bem pequeno e não é tão fácil achar alicate nesse tamanho...
Enfim, boa sorte
Primeiramente, desculpe em ressucitar esse tópico antigo.
HU3Brutus, obrigado pela descrição minuciosa, mas fiquei com dúvida: qual é o papel exato que você está usando? Quando pesquiso por papel fosco 120g/m², acabam aparecendo resultados de couché e offset. Seria o offset?
Outra dúvida é, só para ter certeza se entendi, de forma muito resumida:
1. Imprimo a frente e o verso nesse papel e faço os recortes.
2. Colo um no outro com cola PVA.
3. Aplico Bopp dos dois lados.
4. Arredondo os cantos com alicate.
Seria isso?
Se sim, não entendi como se chega na gramatura mais próxima aos cards originais. O BOPP que "dá conta" dessa diferença?
Eu andei lendo muito sobre e vi que os gringos imprimem apenas as frentes em papel vinil adesivo matte e colam em papel cartão 300g/m², o que ao final acaba chegando próximo dos 350-360.
Você já experimentou essa técnica? Me pareceu menos arriscado que passar ferro nas cartas pra aplicar o BOPP.