Joao Marcos:: Mais uma dúvida que tenho, e essa surgiu logo na minha partida inaugural: num ataque mercante, o que acontece se eu não obter nenhum sucesso no teste de navegação? Meu ataque falha e mesmo assim eu sofro os danos indicados nas 3 cartas de carga sacadas (se houver)? Por exemplo, no livro de regras há um exemplo de ataque mercante onde as cartas de carga sacadas foram Especiarias (3, dano nos mastros), Rum (3, Fuga) e Tabaco (2, dano nos canhões). Se eu não obtiver nenhum sucesso no teste de navegação, eu sofro um ponto de dano nos mastros e outro nos canhões, sem direito a saquear a carga do mercador? (e como não tive sucessos, não posso sacar uma carta adicional, descartar ou trocar uma das cartas)
O teste de navegação não define se você obteve sucesso ou não, mesmo que você não obtenha sucesso nele, você ainda pode ter sucesso no ataque.
Primeiro você faz o teste procura pelo mercador, se obtiver sucesso, você vira o token e vê a nacionalidade que está impressa no token e deve escolher agora entre aquela nacionalidade ou a nacionalidade da zona em que está. Por exemplo, se está em Santo Domingo e vira um token da Inglaterra, o navio mercante pode ser inglês ou espanhol, você quem escolhe. Neste ponto você ainda pode desistir do ataque, caso não queira atacar nenhuma das nacionalidades possíveis. Após escolher a nacionalidade do alvo, você vira 3 cartas e faz um teste de navegação, cada sucesso neste teste permite você escolher uma dessas alternativas: excluir, adicionar ou trocar uma carta. Se você não obteve sucesso, apenas passa para a fase seguinte, se obteve, escolhe o que irá fazer com os sucessos, para deixar as cartas da melhor forma possível para você. No final, você confere os acertos e fugas que estão nas cartas que ficaram. Você primeiro leva os acertos em cada parte descrita, se você ficou com zero em qualquer parte do navio, o ataque falhou. Se você ficou com zero no casco, além de falhar, seu navio afundou e o capitão morreu. Se nenhuma parte do navio chegou a zero, então você confere a quantidade de cartas que contém o ícone de fuga, se for igual ou maior que sua manobrabilidade, o mercador escapou. Se ficar abaixo de sua manobrabilidade, você obteve sucesso e saqueia o mercador!