Em Lords of Scotland, cada jogador representa um lord da Escócia tentando ganhar lealdade dos diversos clãs que dividem esse país, afim de se tornar o próximo rei/rainha! Para ganhar a lealdade dos sectários, precisamos vencer escaramuças, pequenas batalhas, até que alguém alcance a pontuação necessária para acender ao trono. Neste artigo contém as regras, o gameplay e minha humilde opinião sobre esse pequeno grande jogo.
Ficha do Jogo
Ano: 2010
# de jogadores: 2 a 5
Tempo de setup: 1min
Tempo de jogo: 30 a 60 minutos
Dependência de idioma: pouco texto, facilmente memorizável
Categoria: Card Game
Mecânica: set colection/administração de cartas na mão
Vídeo
Visão Geral + Gameplay
Resenha
Componentes
Esse jogo é composto por um baralho de 98 cartas, contendo 8 conjuntos de 12 cartas, representando os oito diferentes clãs da Escócia, além de duas cartas adicionais do clã real. Cada clã possui uma habilidade especial diferente que pode ou não ser ativada quando aquela carta é colocada em jogo. Além das cartas, a caixinha do jogo contém nove fichas com os símbolos dos três clãs com habilidades com efeito apenas no fim da escaramuça e um marcador de primeiro jogador, em formato de uma espada colorida. As fichas de clã são usadas quando algum jogador ativa a habilidade do clã Scott, que copia a habilidade de outro clã, a ficha do clã copiado é colocada em cima da carta ativada.
Objetivo
Para vencer as escaramuças, necessárias para conquistar a lealdade dos sectários, precisamos juntar seguidores, formando nosso exército de batalha. No final da escaramuça (composta por cindo rodadas), aquele jogador que tiver à sua frente o exército mais forte venceu a batalha e pode escolher um sectário para adicionar à sua pilha de pontuação. Quando alguém atingir 40 pontos em sectários, o jogo é encerrado.
Como jogar
No seu turno, o jogador pode adicionar um seguidor ao seu exército, selecionando uma carta de sua mão e colocando-a na mesa, ou recrutar um guerreiro, pegando uma das cinco cartas (aberta ou fechada) do centro da mesa e adicionando-a a sua mão. Quando adiciona um seguidor à sua frente, se não houver nenhum outro seguidor em jogo com o valor numérico MENOR que o que acaba de ser adicionado, então a habilidade do clã em questão PODE ser ativada. Depois de cinco rodadas a escaramuça se encerra e os pontos são contados. A força do exército equivale à soma dos valores numéricos nas cartas de seguidores colocadas em jogo. Se o seu exército possuir apenas seguidores do mesmo clã, então sua pontuação é dobrada. O vencedor da batalha escolhe um dos sectários disponíveis para adicionar à sua pilha de pontuação, seguido do segundo colocado e assim sucessivamente, até que todos jogadores, que recrutaram seguidores, peguem um sectário, ou até que não haja mais sectários disponíveis. Para detalhes de regras e descrição das habilidades de cada clã, assista o gameplay no vídeo acima.
Avaliação Pessoal
Eu amei esse jogo por diversos motivos:
1º) Sindo muito, mas eu sempre julgo um livro ou um jogo antecipadamente pela capa (shame on me). No caso desse jogo, ele é tão atraente e convidativo que não tem como não cair de amor à primeira vista. A caixa é linda e de material excelente e quando você a abre não se decepciona, as cartas e as pequenas fichas também possuem uma arte lindíssima e por isso só já dá vontade de jogar. A repaginada que deram da última edição para essa foi realmente incrível.
2º) O gameplay é dinâmico e o jogo flui sem interrupções. As diferentes habilidades das cartas e a mecânica de utilizá-las apenas em certos momentos, adiciona um nível estratégico incrível para um joguinho tão pequeno. Além disso há uma tensão muito grande, porque o jogo abre espaço para muita interação e furação de olho entre os jogadores.
3º) Funciona muito bem com dois jogadores, acho que o número ideal é três, mas com duas pessoas o jogo não perde em nada e ainda flui mais rápido do que acima de três, o que melhora a experiência.
4º) O preço está ótimo se comparado a outros jogos de cartas que foram recentemente lançados. Se você só pode comprar um joguinho por menos de R$100 nesse mês, esse é o jogo.
Em suma, adicionado à minha seleta coleção, é um jogão dentro de uma belíssima caixinha.
Eu concordo com a recomendação que está na caixa que diz que ele é melhor com dois jogadores, pois creio ele se torna mais estratégico do que tático. Tenho jogado muito ele e também Archaeology: The New Expedition, que é ótimo em 3 jogadores mas que também é divertido com apenas dois jogadores.
Parabéns pelo post.