naian10::Ulissesvb:: Pessoal fiquei com uma dúvida no critério de fim de jogo baseado na falta de colonos para embarcar no navio no final da fase de Prefeito, segue abaixo uma situação:
- Estamos jogando com 4 jogadores e ao final da fase de prefeito tem 5 espaços livres nas construções, logo o correto seria colocarmos 5 colonos no navio, mas devido a falta, só conseguimos colocar 4. Diante disso o jogo acabará por não termos os 5 colonos para colocar no navio, ou podemos seguir em frente, pois conseguimos colocar 4 que seria a quantidade mínima devido ao número de jogadores?
Aproveitando esta duvida e a mesma situação, digamos que no final desta fase do prefeito foi esquecido de reabastecer o navio com os colonos e que só foi lembrado posteriormente e que nesse caso sabemos que quando isso ocorre o certo é abastecer com o numero minimo de membros que esta jogando.. o jogo iria terminar? já que sabemos que temos 5 espaços vazios na cidade!! ou seria reabastecido os colonos no navio e o jogo prosseguiria?
O jogo diz para se esquecido o reabastecimento, colocar apenas a quantidade igual ao número de jogadores, então o jogo não acabaria se for seguir dessa forma.
Porém aqui preferimos fazer assim: se verificarmos esse erro a tempo de ver com certeza qual seria o número correto de colonos que deveria ser abastecido, colocamos o número correto mesmo. No caso do exemplo acima, o jogo terminaria ao lembrarmos e verificarmos claramente que deveriam ser 5. Acho bem melhor do que ficar com essa "regra para esquecimento" que vez ou outra pode beneficiar algum jogador e que vez ou outra algum jogador pode usá-la ao seu favor propositalmente. Evita picuinhas do tipo: 4 jogadores, terminou fase do prefeito, 5 espaços vazios nas construções e somente 4 colonos para repor, reabastecimento esquecido, jogador seguinte faz sua escolha, e um dos jogadores lembram nessa hora que não foi feito o reabastecimento. Nada mudou, porém o jogador A não quer que o jogo acabe nessa rodada, ele lembrou do reabastecimento mas não disse nada de propósito e vai exigir que sejam colocados apenas 4 colonos.
Nesse exemplo acima, se colocar 4 colonos e o jogo não terminar, como queria o jogador A, acho que uma bizarrice acontecerá. A regra do jogo manda reabastecer o barco após a fase do prefeito, o jogador A não cumpriu essa regra de propósito para se beneficiar mais adiante da regra (tola na minha opinião) de esquecimento.