A Leder Games cancelou sua próxima campanha no Kickstarter poucas semanas antes do lançamento previsto, após o criador do jogo deixar abruptamente a editora e levar o design com ele.
O cancelamento surpresa acontece quatro meses depois de a editora de
Root e
Arcs: Conflito e Colapso no Vértice ter revelado a campanha de financiamento coletivo de Take, um jogo de gestão de risco e negociação em que até cinco jogadores realizam uma série de assaltos.
O designer de Take, Ted Caya, trabalhou na Leder por seis anos, anteriormente como gerente de contabilidade e, mais recentemente, como diretor executivo de operações da editora sediada em Minnesota.
O jogo é o primeiro design de Caya, no qual ele vinha trabalhando como um projeto pessoal por vários anos fora de seu trabalho principal na Leder.
Um comunicado da Leder afirmou: “O designer de Take, Ted, decidiu seguir em frente e partir para sua próxima grande aventura. Ele levará Take com ele. Por conta disso, estamos cancelando esta campanha de financiamento coletivo. Desejamos a ele tudo de melhor!
“Quanto ao futuro de Take, isso está inteiramente nas mãos do designer. Gostamos muito dos testes realizados no estúdio e certamente celebraremos se/quando Ted der o próximo passo rumo à produção.
“Somos gratos pelo entusiasmo que todos vocês demonstraram por Take. Quase 8.700 seguidores não é pouca coisa! Esperamos retornar ao Kickstarter no futuro com outro projeto incrível. Fiquem atentos!”
O fundador da Leder Games, Patrick Leder, disse ao BoardGameWire que não tinha nada a acrescentar além do comunicado oficial. O BoardGameWire também entrou em contato com Caya, mas ainda não recebeu resposta.
O encerramento repentino do Kickstarter planejado para Take ocorreu menos de duas semanas depois de Caya participar de uma entrevista de quase uma hora sobre o jogo, seu desenvolvimento e como ele se encaixa nos princípios de design da Leder, no podcast Beyond Solitaire, apresentado pela especialista em jogos solo da Leder Games, Liz Davidson.
Caya disse a Davidson que, embora não considerasse o design original de Take como um “jogo da Leder Games”, ele “acabou sendo moldado dessa forma, não porque eu estivesse tão determinado a publicá-lo apenas pela Leder, mas porque os métodos que usamos para determinar se um jogo está funcionando ou não são basicamente a única forma que hoje conheço de avaliar jogos”.
Ele acrescentou que a alta interação entre jogadores era “a parte que foi apresentada e que passou pelo sistema de aprovação”, dizendo: “não é um jogo de construção de baralho, não é um jogo de colocação de peças, há muita coisa no jogo que flutua nesse espaço estranho ‘acima da mesa’, de um jeito que, se você não pudesse conversar durante Take, ele simplesmente não funcionaria”.
Caya também disse no podcast: “Estou feliz em me envolver o máximo possível, mas [Nick Brachmann, desenvolvedor sênior de jogos da Leder Games] é o principal desenvolvedor de Take, então ele é quem organiza os playtests, faz as coisas à noite, tem a palavra final sobre mudanças, e eu fico mais do que feliz em ceder esse poder.
“Eu disse, tipo, um ano e meio atrás, [Josh Yearsley, editor e desenvolvedor de jogos da Leder Games] veio visitar e eles estavam fazendo uma revisão de cartas de Oath, de todas as novas cartas de Oath, e eu nem falei nada, só ouvi, e saí exausto no fim do dia… é um trabalho cansativo, e eu não gostaria de me comprometer a fazer isso.”
Ele acrescentou: “Eu nunca gostaria de ser um desenvolvedor em tempo integral. Acho que parte disso é que eu não necessariamente gostaria de trabalhar em qualquer jogo que colocassem na minha frente – é um desejo meio egoísta de não transformar seu hobby em trabalho; agora ele ainda pode existir nesse espaço meio estranho de hobby, em que agora eu tenho uma responsabilidade de fazer certas coisas com este jogo específico.
“Mas desenvolvimento é um trabalho duro e me dá dor de cabeça no fim do dia, e eu não gostaria de fazer isso dia após dia. Eu amo o lado empresarial das coisas, isso me interessa e me motiva a tocar projetos de escala operacional de um jeito que… jogos são divertidos, mas nunca vão me animar da mesma forma.”
A Leder Games agora está procurando um novo diretor executivo de operações, um cargo presencial em seu escritório em St Paul, Minnesota.
A última campanha da editora no Kickstarter, a expansão
The Homeland para
Root, arrecadou quase US$ 2,5 milhões com mais de 27.500 apoiadores em novembro do ano passado.
A Leder arrecadou pouco mais de US$ 900.000 para a expansão New Foundations de Oath no início de 2024, e mais de US$ 1,4 milhão para
Arcs: Conflito e Colapso no Vértice, o wargame híbrido de vazas criado pelo designer de
Root e
Oath: Crônicas de Império e Exílio, Cole Wehrle, em 2022.
A editora ainda não revelou planos adicionais para seus lançamentos ou campanhas de financiamento coletivo em 2026.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/12/12/root-arcs-publisher-leder-games-scraps-impending-take-kickstarter-after-games-designer-abruptly-leaves-studio/