Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Jogos, Habilidades e Competências

Jogos, Habilidades e Competências

  • kikerus27
    65 mensagens MD
    avatar
    kikerus2705/12/25 13:17
    kikerus27 » 05/12/25 13:17

    BeethovenSimpl::Meu Mestrado é em ensino de filosofia, minha dissertação é sobre o uso de um jogo de minha autoria, nos moldes dos jogos modernos de tabuleiro com o intuito de trabalhar a filosofia pré-socrática. Seu texto é muito coerente e corrobora com muitas ideias que trago em meu trabalho. 

    Recomendo algumas leituras e reflexões:

    Roger Callois - Os jogos e os homens. Faz pensarmos sobre as diversas formas de jogo e seus potenciais sociais, em especial os jogos competitivos que ajudam por si só a desenvolver habilidades. Basta vê a melhora significativa em matemática das pessoas que aprendem xadrez, ou como a memória se desenvolve ao jogar o jogo da memória.

    Johan Huizinga - Homo Ludens. Pioneiro na filosofia dos jogos, essencial para entendermos a dimensão cultural do jogo, assim como os jogos sociais.

    Bernard Suits - A cigarra filosófica. Uma alusão belíssima a fabula da formiga e da cigarra, nos ajuda a refletir sobre o que é o jogo a partir da importancia das regras  


    Obrigado, Beethoven! Desses livros, só conhecia o Homo Lucena, mas vou atrás dos outros.

    0
  • kikerus27
    65 mensagens MD
    avatar
    kikerus2705/12/25 13:18
    kikerus27 » 05/12/25 13:18

    marcionano::Muito bom o texto, parabéns. Como pai e educador considero que a escola hoje virou uma perda de tempo e castradora de talentos, só cobra memorização na maior parte do tempo e favorece o sedentarismo, pensei que a BNCC poderia trazer algo de novo, mas não vejo nada, é a mesma escola pensada no século dezenove, salvo alguns projetos específicos nem as particulares se salvam. Espero que possamos levar cada vez mais jogos para o ambiente de aprendizagem, aprender algo novo pode sim ser divertido. 


    Concordo muito, Márcio. Eu fui professor por 23 anos, e tenho algumas experiências que deram certo. Vou compartilhar em posts futuros

    0
  • kikerus27
    65 mensagens MD
    avatar
    kikerus2705/12/25 13:24
    kikerus27 » 05/12/25 13:24

    Icho Tolot::Boas reflexões. Eu também acredito que os jogos de tabuleiro (especialmente eles porque fazem os estudantes pensarem num ritmo mais pausado, menos frenético) possam ser muito úteis na educação. Mas qual o limite de uso dos jogos? Existem conteúdos que precisam que o aluno pare e reflita com calma. Como você resolve problemas matemáticos mais avançados apenas jogando jogos de tabuleiro? Falo isso porque sempre vejo reclamações aos métodos de ensino usados (repetição, etc), mas não vejo alternativas reais a eles. Pra dividir um polinômio por outro o estudante vai recorrer a que jogo? Entende o meu ponto? No início do aprendizado, acredito que há muito ganho em usar jogos, mas numa fase mais avançada de estudo isso não parece ser tão relevante. Mas quando se fala em no tema, é muito comum se atacar a forma de se passar o conteúdo atual. Em suma, pra mim cada área tem suas especificidades e usar o jogo como uma panacéia não resolveria o problema da educação. Mas pode sim ser uma ferramenta melhor aproveitada.
    Fico esperando a sua nova postagem. Gosto muito do tópico de educação e jogos.


    Ótimo comentário, Icho. De fato, temos que tomar o cuidado de não deixar de lado o esforço necessário em alguns momentos da educação. O trabalho faz parte do aprendizado e não pode ser simplesmente extraído.
    No entanto (e acho que esse é o tema ideal para um dois tópicos a seguir), é um equívoco muito comum acreditar que gamificação é a substituição das tarefas “de verdade” por jogos. Na verdade, gamificação é o uso de técnicas, conceitos e métodos dos jogos para aumentar o engajamento das pessoas em atividades que não são jogos. Para ensinar um tema qualquer, é possível criar um jogo em que a mesma habilidade necessária para dominar o tema é a que faz o jogador ser virorioso (essa é a chamada “gamificação de produto”); mas também é possível criar uma estrutura que não interfira diretamente no conteúdo, mas sim em aspectos externos a ele, como a forma de calcular notas ou a apresentação das avaliações (gamificação de processo). Vou explicar com calma logo mais, mas já da pra adiantar: são raras as ocasiões em que um jogo específico é suficiente para trabalhar um conhecimento, habilidade ou atitude.

    1
  • Maik Lebarck
    1 mensagens MD
    avatar
    Maik Lebarck05/12/25 13:47
    Maik Lebarck » 05/12/25 13:47

    Muito bacana, vou aproveitar para deixar os jogos educacionais tenho produzido com a EducaMeeple : https://www.educameeple.com.br/ 

    1
  • adolfocaetano
    281 mensagens MD
    avatar
    adolfocaetano05/12/25 16:48
    adolfocaetano » 05/12/25 16:48

    Excelente texto!

    Depois de velho (quase vinte e cinco anos de Odontologia) fiz licenciatura em História. Adorei! Mas nunca exerci o magistério, e o pouco que vi nos estágios e disciplinas didáticas era um entulho de teorias centenárias e um sistema engessado, mais preocupado em manter o status quo do próprio sistema do que propiciar aprendizado aos alunos.

    No Paraná a coisa ficou tão crítica, que a Secretaria de Estado manda material pronto aos professores da Rede, em forma de slides e materiais que devem ser usados em sala de aula. E se professor não usar, pedagoga sai dando cria pelos corredores estrebuchando que vai ao núcleo de educação denunciar. Como fiquei sabendo, pacientes meus, alunos e professores, que me contaram sobre as "experiências". Imagine o que um mestre, bem intencionado, querendo realmente ensinar aos seus alunos, enfrentando o diacho da coordenação e diretoria quando virem que tem um jogo em sala de aula.

    Esse país é uma lástima. Tá cheio de gente querendo fzer a diferença, de verdade, e o estado pantagruélico impedindo pra não permitir mudanças. É uma palhaçada quando quem decide os rumos da educação de uma nação é um bando de burocrata que NUNCA entraram numa sala de aula e viveram dentro de ministérios e secretaria a vida inteira!

    1
  • Icho Tolot
    228 mensagens MD
    avatar
    Icho Tolot05/12/25 18:40
    Icho Tolot » 05/12/25 18:40

    kikerus27::
    Icho Tolot::Boas reflexões. Eu também acredito que os jogos de tabuleiro (especialmente eles porque fazem os estudantes pensarem num ritmo mais pausado, menos frenético) possam ser muito úteis na educação. Mas qual o limite de uso dos jogos? Existem conteúdos que precisam que o aluno pare e reflita com calma. Como você resolve problemas matemáticos mais avançados apenas jogando jogos de tabuleiro? Falo isso porque sempre vejo reclamações aos métodos de ensino usados (repetição, etc), mas não vejo alternativas reais a eles. Pra dividir um polinômio por outro o estudante vai recorrer a que jogo? Entende o meu ponto? No início do aprendizado, acredito que há muito ganho em usar jogos, mas numa fase mais avançada de estudo isso não parece ser tão relevante. Mas quando se fala em no tema, é muito comum se atacar a forma de se passar o conteúdo atual. Em suma, pra mim cada área tem suas especificidades e usar o jogo como uma panacéia não resolveria o problema da educação. Mas pode sim ser uma ferramenta melhor aproveitada.
    Fico esperando a sua nova postagem. Gosto muito do tópico de educação e jogos.


    Ótimo comentário, Icho. De fato, temos que tomar o cuidado de não deixar de lado o esforço necessário em alguns momentos da educação. O trabalho faz parte do aprendizado e não pode ser simplesmente extraído.
    No entanto (e acho que esse é o tema ideal para um dois tópicos a seguir), é um equívoco muito comum acreditar que gamificação é a substituição das tarefas “de verdade” por jogos. Na verdade, gamificação é o uso de técnicas, conceitos e métodos dos jogos para aumentar o engajamento das pessoas em atividades que não são jogos. Para ensinar um tema qualquer, é possível criar um jogo em que a mesma habilidade necessária para dominar o tema é a que faz o jogador ser virorioso (essa é a chamada “gamificação de produto”); mas também é possível criar uma estrutura que não interfira diretamente no conteúdo, mas sim em aspectos externos a ele, como a forma de calcular notas ou a apresentação das avaliações (gamificação de processo). Vou explicar com calma logo mais, mas já da pra adiantar: são raras as ocasiões em que um jogo específico é suficiente para trabalhar um conhecimento, habilidade ou atitude.

    Agora me deixou ainda mais interessado nos próximos textos!

    1
  • Raitz
    825 mensagens MD
    avatar
    Raitz06/12/25 10:47
    Raitz » 06/12/25 10:47

    É preciso entender que os jogos (ou qualquer outro artifício usado na educação) devem vir depois da aprendizagem.

    Por exemplo: existe aquela fala popular (e bastante propagandeada pela própria empresa relacionada) que diz "Eu aprendi a ler com o gibi da Turma da Mônica". Na verdade, a criança aprendeu a ler como qualquer outro ser humano: identificar os desenhos das letras, associar as sílabas e somá-las para formar e compreender as palavras. A criança praticou a leitura com o gibi da Turma da Mônica; e ela poderia ter feito isso com qualquer outro texto.

    Do mesmo modo, ensinar qualquer assunto não tem muita diferença entre si. Praticar e fixar a aprendizagem, sim. É nesse momento que se considera a possibilidade dos jogos de tabuleiro.

    Então, é muito fácil a sociedade dizer que a escola isso, a escola aquilo, que está tudo ultrapassado. O aluno senta no banco da escola/universidade querendo aprender brincando; não quer ouvir os ensinamentos do professor e muito menos pegar livros e exercícios para fazer. Pois bem, coloca uma caixa de Catan na mesa desse aluno sem o livro de regras pra ver se sai alguma coisa. Qualquer jogo em si precisa ser aprendido e ter conhecimentos prévios (de uma pessoa experiente ou de textos e gráficos inscritos), senão, nada acontece feijoada.

    Critica-se a memorização dos conteúdos, mas é errado fazer isto. Precisa-se memorizar, sim. A crítica, portanto, deve estar direcionada aos pais e educadores que não ensinam a usar essas memórias. É nesse ponto que os jogos de tabuleiro podem entrar também. E não só eles, claro.

    --------------

    Existem formas lúdicas de apresentar um conteúdo aos alunos e há quem diga que elas devem prevalecer sobre o "modo tradicional". Na verdade, tanto faz: lúdico ou não, o aluno conseguirá aprender do mesmo jeito. O que precisa ser trabalhado no aluno é o seu interesse e a sua aceitação; e o problema disso, algumas vezes, está em casa.

    Por exemplo. O aluno X de escola pública não gosta do tradicional e não está aprendendo; os seus pais exigem da instituição um ensino lúdico para o seu filho mostrar evolução. O aluno Y de escola pública não gosta do tradicional e não está aprendendo; os seus pais tiram o seu filho da escola pública, colocam-no numa escola militar (rígida) e avisam ao garoto que lá as coisas são sérias; e o aluno evolui.

    Em suma, não tem problema nenhum em querer ser lúdico; da mesmo forma que não tem problema algum em ser tradicional. A criança prefere praticar a sua leitura com o gibi da Turma da Mônica do que com Clarice Lispector. Eu considero importante compreender as vontades do aluno com a contrapartida de que ele aceite a condição de aprendizagem da pessoa experiente (de forma humanizada, claro). A criança lê o gibi, mas deve entender que precisará dar um passo a mais e se interessar pelos livros infantis da Clarice Lispector (mesmo que ela apenas olhe e já "ache chato").

    1
  • kikerus27
    65 mensagens MD
    avatar
    kikerus2708/12/25 23:34
    kikerus27 » 08/12/25 23:34

    Boa noite, pessoal! Publiquei uma continuação deste artigo em https://ludopedia.com.br/topico/94766/o-que-e-gamificacao-com-um-exemplo-pratico?id_post=566768#id_post_566768.
    Comentários são sempre bem-vindos! Abraços.

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
Jogos, Habilidades e Competências
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.