Carson City é um jogo estratégico. O jogo é jogado em quatro rodadas e, em cada uma delas, os jogadores escolhem um personagem (há 7 disponíveis) que dá algumas vantagens, e depois cowboys são colocados nos campos de ação do tabuleiro para construir a cidade de Carson.
Os jogadores podem reivindicar terra, construir edifícios especiais, casas ou estradas. Quando existem vários jogadores no mesmo campo de ação, um duelo é travado. Durante o jogo, dinheiro (para a construção) e os pontos podem ser ganhos. O jogador que obter mais pontos ganha o jogo.
Carson City é um jogo para 2 a 5 pessoas e tem em média 1h30min de duração. Jogando com 5 pessoas pode se estender um pouco.
CC é um jogo que tem como principal mecânica a alocação de trabalhadores, mas também possui como mecânicas secundárias tiles placement, controle de area e rolagem de dados.
O Designer do jogo é Xavier Georges, e teve fonte de inspiração o jogo Caylus. Pois as ações devem ser seguidas conforme uma trilha de ações na parte de cima do tabuleiro, como por exemplo em “Kingsburg” que as ações devem ser resolvidas a partir do numero 1.
trilha de ações
O jogo começa com a rolagem de dois dados, um preto e um branco, o resultado dessas rolagens definirá o centro da cidade de Carson City, depois são rolados mais seis vezes os dados, pra definir o local das montanhas no jogo. Após isso, em sentido horário, cada jogador escolhe um lote de terra inicial, até o ultimo jogador que escolhe 2 lotes de terra, e em sentido anti horário, cada jogador escolhe outro lote de terra, até que todos os jogadores fiquem com 2 lotes iniciais (igual a mecânica de Catan).
Após definir o jogador inicial, cada jogador escolhe um personagem pra influenciar, o jogo base vem com 7 personagens, e cada personagem possui dupla face, com o modo básico e o modo avançado. Estes personagens dão benefícios imediatamente ou para o final da rodada, além disso, o personagem também influencia na ordem dos jogadores e com quantos dólares os jogadores poderão ficar no final do turno.
personagens
Então os jogadores, um por vez, começam a alocar os cowboys no tabuleiro. No tabuleiro, você pode comprar construções, armas, lotes, estradas, dinheiro e pontos.
Em Carson City, para ganhar os pontos de vitória, você precisa alocar um cowboy na ação para comprar os pontos, no inicio do jogo, os pontos disponíveis são: 2, 3, 4 e 5 dólares por 1 PV. Mas conforme uma rodada termina, a ação mais “barata” fica indisponível, e assim sucessivamente, então na ultima rodada, apenas a ação de 5=1 estará disponível. Então imagine como esse espaço de ação será disputado.
E como se ganha dinheiro?
Cada construção que você coloca no tabuleiro em seu poder, te dá um rendimento diferente. Por exemplo: Os ranchos te dão rendimento para cada espaço adjacente vazio, ou seja, sem nenhuma construção ou montanha. As minas te dão rendimentos para cada montanha adjacente, há também as farmácias que dão rendimentos para cada casa adjacente. Com exceção do rancho e da mina, toda vez que vc colocar uma construção em jogo, também deve se colocar uma casa em jogo, simbolizando que a cidade está crescendo e atraindo novos moradores. E para colocar as casas e construções me jogo, você deve construir estradas.
Então você vê a cidade de Carson City sendo construída, e cada nova construção em jogo pode aumentar ou diminuir o rendimento das outras. Por exemplo, ao se construir um hotel perto de um rancho, o rancho deixará de ter rendimentos por espaço vazio, ao mesmo tempo pode aumentar o rendimento da farmácia, pois o hotel conta como uma habitação, etc.
rancho
E para construir, antes os jogadores devem primeiramente comprar os lotes, os lotes custam o valor de 1 dólar + 1 dólar para cada montanha ou construção adjacente. Então quanto mais cedo você comprar seu lote, mais barato irá comprar, por que depois que a cidade está crescendo, os lotes irão se valorizando, achei essa mecânica muito criativa.
cidade crescendo
Essas são uma das opções que os jogadores devem medir antes de efetuarem as ações.
A vida no velho oeste não é fácil, cada espaço de ação é disputado “na bala”, literalmente. O que diferencia Carson City dos outros jogos de worker placement, é que quando você aloca um cowboy em um espaço de ação, esse espaço não fica bloqueado para os oponentes, eles ainda podem alocar os cowboys no mesmo espaço de ação, então ocorrerá um “duelo” pra ver quem vai fazer a ação.
O duelo é realizado da seguinte maneira: Soma-se a quantidade de armas disponíveis, mais cowboy disponíveis (aqueles que não foram utilizados na rodada), e por ultimo rola-se os dados pra ver quem será o vencedor do duelo, há uma variante que tira o fator sorte, trocando os dados por fichas.
E como se ganha armas? Quando um jogador coloca algumas construções no tabuleiro, ele ganha uma arma que ficará disponível até o fim do jogo, além disso, há um espaço no tabuleiro que se pode comprar um token de 3 armas, e um personagem também aumenta seu poder de fogo.
Os jogadores também podem “roubar” os rendimentos de outros jogadores, para isso basta colocar um cowboy em uma construção do oponente, que se o jogador não defender a construção, dividirá metade dos rendimentos com o “assaltante”.
montanhas e cidades em 3D, não acompanha o jogo
Carson City é um jogo com alta interação entre os jogadores, e os espaços de ações são disputados na bala, assim como a compra de lotes, de construções, rendimentos e pontos de vitória.
Não é um jogo para moleques, em Carson City os fracos não tem vez, se prepare para perder a amizade após roubar metades daqueles 30 dólares de rendimentos do seu coleguinha
Prós:
Jogo bem temático de faroeste
Mecânicas bem amarradas
Interação entre os jogadores
Alta rejogabilidade
Contra:
A duração do jogo pode se estender um pouco com 5 jogadores
Alguns jogadores poderão não gostar do fator “worker placement” desse jogo.