Farei um “prelúdio” de 2 parágrafos para introduzir a técnica infalível(TM) para reduzir a coleção pela metade.
Recentemente tenho sido perseguido pelo conceito de simplicidade. Sabe, algo interior. Eu sentia que estava chegando na hora de trazer muito mais simplicidade para a vida, mas de forma multifacetada e profunda. Faz uns meses que coloquei esse aforismo na minha carteira:
Mudei para uma casa muito menor, o que ajudou a simplificar as coisas materiais. Um dos amigos, @
marrage, se divertiu ao assistir a confissão da minha dificuldade em largar de um ou outro joguinho, mencionando
maya. Mas o melhor mesmo foi a parte interna, testar mudar posturas e coisas na minha vida para sobrar mais tempo e energia para aquelas realmente mais importantes. É um anseio mesmo - estou sentindo uma necessidade profunda disso. Outro dia, topei com com outro simples amigo, conhecido de outras batalhas:
Técnica infalível (TM) para diminuir a coleção pra quem está animado
Juntando com o tema da simplicidade, estava falando com o Cássio @
Djow_ e outros “meninos manguívoros” @
ArtwA sobre diminuir o tamanho da coleção, e da conversa com o Cássio saiu uma ideia de compartimentalizar a coleção por perfil de jogadores com quem jogo esses jogos. O @
isR34L colocou a cereja no bolo com uma mênção de (TM) numa OUTRA conversa.
Fiz essas categorias: crianças, jogadores casuais, jogadores mais gamers, jogos para 2 pessoas, jogos para sete ou mais pessoas e jogos solo.
Para cada categoria, pensei no número limite/ótimo de jogos para cada categoria. Ótimo, no caso, seria a quantidade mínima de jogos que poderia aproveitar bem mesmo, sem chance de ficarem parados na estante por qualquer motivo.
Pensei em diminuir de 40 para 27 jogos (27 é justamente o dia do meu aniversário e também o aniversário de Sri Chinmoy), e distribuí essa quantidade entre os perfis de jogatina. As quantidades ficaram assim, de acordo com o que jogo atualmente:
crianças 2, jogadores casuais 5, jogadores mais gamers 5, jogos para 2 pessoas 3, jogos para sete ou mais pessoas 2 e jogos solo 7, emocionais 3 (emocional é aquele jogo que vc não precisa jogar, mas ele estar na sua prateleira lhe traz uma sensação de felicidade pelas memórias que lhe proporcionou). TOTAL 27
Aí fui colocando os jogos da minha coleção em cada categoria (alguns entram em mais de uma categoria). Por exemplo, a categoria dos jogos que tenho e gosto de jogar solo ficou assim:
Cartógrafos
Newton
Tawantinsuyu
Ilha dos predadores
Onirim
Oh my goods
Mazescape
Sherlock Holmes Consulting Detective
Horrified D&D
Cosmos
Pandemic Iberia
TOTAL 11 jogos
Então, como o meu limite era de 7 jogos solo, eu teria de me livrar de 4 jogos. Foram escolhidos para ir embora:
Tawantinsuyu é pesado, sofro consultando o manual para jogar e a partida é demorada
Sherlock Holmes já joguei antes apesar de ter esquecido os casos
Horrified já joguei quase todos os jogos da série, foram muitas partidas e já está um pouco repetitivo
Cosmos também já joguei muito solo, e da última vez que joguei senti que já estava perdendo a graça depois de tantas partidas
Ficaram: Newton é um jogo médio, relativamente rápido e que sempre curto solo, Cartógrafos é versátil e tem dedicatória de presente do @ArtwA e vai bem com mais jogadores (alem da parte do lápis de cor, um show a parte), Onirim vai duas ou três partidas por vez, Ilha dos predadores é aquele jogo de 10min pra quando justamente é o necessário, Mazescape pra jogar deitado na cama depois de ler poesia, Pandemic Iberia aquela gestão de crise que vai muito bem também com outros jogadores
Aí fui fazendo o mesmo nas outras categorias. O legal é que alguns jogos, como o cartógrafos e pandemic iberia entram em mais de uma categoria. Ou seja, eles preenchem dois ou três nichos com um jogo só.
Isso quer dizer que, se fosse para eu ter (por exemplo) 2 opções de jogos que sempre gosto para jogar solo, 2 para jogar em 6+ pessoas e 2 para jogadores casuais, o Cartógrafos, o Pandemic Iberia, Flamme Rouge, Mysterium satisfariam essas 6 posições com apenas 4 jogos. (cartógrafos e iberia solo, flamme rouge e mysterium 6+ jogadores, flamme rouge e iberia para casuais)
No final baixei de 40 jogos para 27. Dei a maioria em troca de ajuda a pagar os gastos dos meus
projetos voluntários de meditação e alguns vendi diretamente.
A melhor parte? Me senti muito bem. Mas muito bem mesmo. E foi por isso que quis escrever. Para compartilhar com vocês como é gostoso tomar as rédeas do destino com uma coisa que do ponto de vista da imortalidade é tão pequeno e deixar espaço na vida para coisas mais importantes. Sinto que, fazendo as coisas pequenas, as coisas grandes que tenho a simplificar também ficarão mais fáceis.
(aproveite e siga o meu canal!)