JedoLar::
Na verdade, não estamos respeitando o trabalho de um repositor de mercadorias, caixa de supermercado, entre outros que recebem um salário-mínimo, quando dizemos que não precisa ser mão de obra qualificada. É aqui que a grande maioria dos patrões erra, ou faz de conta que não sabe por ganância.
Caro
JedoLar
Olha, só para esclarecer, a minha colocação foi quanto ao respeito que a pessoa que comenta, nesse caso eu, deve ter em relação à profissão ou emprego que é comentado. O que eu fiz foi pontuar apenas que o trabalho que exige alguma formação, ou seja, o trabalho qualificado tem mais valor agregado, e portanto recebe uma remuneração maior, simplesmente por conta desse valor agregado. Nisso entra também a questão da oferta e da demanda. Exercer o trabalho de repositor de supermercado é algo que literalmente qualquer um pode fazer, mas, por exemplo, ser um fiscal de solda é algo que pouquíssimas pessoas podem fazer, até porque a qualificação nesse setor é bem complicada, e portanto, um fiscal de solda ganha muito mais do que um repositor de supermercado. E é por isso também que infelizmente, um repositor de supermercado tenha de se sujeitar à toda a variedade de exploração, porque, existem milhares de pessoas que topam qualquer coisa para ocupar aquela vaga. Com um fiscal de solda a conversa é outra, porque não faltam empresas precisam desse tipo de profissional.
Além disso, ser simpático, educado, eficiente, pró-ativo pontual, por exemplo é algo totalmente diferente de qualificação. Um trabalhador não qualificado pode ser isso tudo, e um trabalhador qualificado pode não ser nada disso. Portanto, isso depende muito mais das características pessoais do trabalhador do que da sua formação.
Por fim, eu acho que o fato do trabalhador ser menos educado, menos prestativo, e mais antipático, eu acho que tem muito mais a ver com o fato dele estar sendo amplamente explorado do que qualquer outra coisa. Só quem já trabalhou em supermercado sabe o quanto é duro manter um sorriso na cara e ser simpático, depois de aturar chilique de dondoca, e desaforo de marmanjo durante, 8 horas e isso para receber um salário de fome, no final do mês.
Alguns conseguem, evidentemente, mas essa não é a regra.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio