Bom, vamos lá... Já que fui citado aqui, vim dar minha opinião. hahaha
Primeiro de tudo, eu nunca joguei Caverna. Mas sei que o jogo vai vir para o Brasil, então os 3 jogos da lista são boas compras porque vão estar no mercado nacional a preço justo. Dito isto, vamos aos comentários sobre Agricola e sobre Viticulture. São jogos muito diferentes, apesar das comparações que eu fiz no meu texto. Talvez o Agricola e o Caverna estejam mais próximos, mas acredito que o Viticulture tem muito do que eu via no Agricola, a começar pelo tema ser bastante rural, passando pela coisa da família (trabalhadores no Viticulture) e de ter que melhorar sua estrutura (no Agricola, melhorar sua casa). Apesar de ambos os jogos terem como mecânica chave a alocação de trabalhadores, acredito que em Agricola você também tem muito de gestão de recursos, coisa que no Viticulture é bem menor, uma vez que seus recursos são bem poucos: dinheiro, plantações, uva colhida/fermentada e os vinhos em si. Os visitantes podem ser um tipo de recursos, mas como são gerenciados em mãos, estão muito mais para as cartas de profissões/ofícios do Agricola do que pra recursos.
Acho que as semelhanças entre os jogos termina aí. Acho o Agricola mais jogo, com maior complexidade (também escrevi sobre ele nesse outro artigo aqui). Um ponto fundamental que coloco como diferença entre os dois jogos é que em Agricola você tem a opção de jogar um modo "family" sem o uso das cartas, o que diminui muito a complexidade do jogo. Ou mesmo jogando no modo normal, você pode elaborar todo o seu jogo sem usar as cartas e ainda assim vencer. Já no Viticulture acho difícil não fazer uso das cartas. Até mesmo porque em determinados momentos você não terá opção de ação que não seja usá-las. É impossível vencer o jogo sem usar uma carta sequer de visitantes. Pelo contrário, é até possível vencer uma partida usando só as cartas de visitantes e não cumprir contratos. Acho essa uma enorme diferença entre os jogos.
Agricola é muito mais pesado, mas também é muito mais punitivo. Ficar sem alimentar algum membro da família é extremamente ruim no final do jogo e pode te tirar pontos importantes. Mas isso me faz ter a sensação de que você não está jogando um jogo em que é um agricultor preocupado em produzir para vender e fazer riqueza, mas que você está jogando só para sobreviver, para se sustentar e, ao final do jogo, pontuar se conseguiu fazer isso bem feito. Sinto muita falta em Agricola de uma ação de vender suas hortaliças ou gado para ganhar alguma coisa em troca.
Já em Viticulture, o tema todo do jogo é voltado para a produção e venda. Você não produz pra você mesmo ou pra sua família. Você está ali porque é um produtor de vinho e quer fazer negócios. O jogo tem um tema muito mais interessante, apesar de ser bem mais leve e com menor complexidade estratégica. Veja bem, Viticulture é um jogo que você aprende a jogar bem mais rápido, mas não significa que não tem suas complexidades. Ele só não é tão profundo estrategicamente falando quanto Agricola (e, provavelmente, Caverna).
Agora, vou te dizer algo que não disse em nenhum dos meus dois textos: depois que comprei o Viticulture, eu nunca mais joguei Agricola.