A editora de Star Realms, Wise Wizard Games, demite vários funcionários em meio a reestruturação para lidar com atrasos de mais de US$ 2,5 milhões em financiamentos coletivos
A Wise Wizard Games, editora responsável por
Star Realms, demitiu vários funcionários em tempo integral como parte de uma reestruturação voltada a garantir a entrega de mais de US$ 2,5 milhões em campanhas de financiamento coletivo atrasadas, em meio ao aumento de custos e à instabilidade das tarifas dos EUA.
Entre os demitidos estão a diretora de projetos Danielle Reynolds e o gerente de experiência do cliente Derek Gill. A empresa descreveu as demissões como “devastadoras”, mas necessárias para garantir sua sustentabilidade a longo prazo, afirmando que os proprietários vêm trabalhando sem remuneração para manter os custos baixos e continuar as operações.
Em comunicado publicado em seu blog e nas páginas de atualização de suas quatro campanhas ainda não entregues, a Wise Wizard afirmou permanecer comprometida em cumprir todas as entregas — incluindo Hero Realms Dungeons, que arrecadou mais de US$ 1 milhão e tinha previsão original de entrega para fevereiro do ano passado.
O anúncio gerou forte reação de apoiadores, que criticaram os constantes adiamentos, a falta de comunicação e a decisão da empresa de continuar participando de feiras como a Spiel Essen, mesmo diante de dificuldades financeiras.
O BoardGameWire tentou contato com a Wise Wizard em 8 de novembro para obter mais informações sobre a situação e os planos futuros após as demissões, mas ainda não recebeu resposta.
A empresa declarou que as vendas em convenções como Origins, Gen Con e Spiel Essen tiveram crescimento, e que sua estratégia de focar em jogos de caixa pequena, como Seeker Chronicles, Elemystic e Cat Says Moo, tem ajudado a enfrentar as oscilações de custos e tarifas.
A editora também informou que o jogo de festa Caution Signs, criado por Reynolds e pelo designer de Boop!, Scott Brady, além do título abstrato leve Pack the Essentials, de Jacqueline Atkins, estão sendo reimpressos. Além disso, começou a distribuir jogos originalmente publicados fora dos EUA, como Locus.
A Wise Wizard acrescentou que seus aplicativos digitais de
Star Realms e
Hero Realms estão “em ótima forma” e não sofrem impacto das tarifas, garantindo que a equipe digital continuará com o suporte e o desenvolvimento das versões online.
Entre as campanhas de financiamento ainda não entregues estão Robot Quest Arena: Bot Battle, que arrecadou US$ 1,1 milhão e tinha previsão de entrega para junho de 2025, e Star Realms Deluxe Colonial Collection, que levantou mais de US$ 300 mil de 2.500 apoiadores, com entrega estimada para novembro do ano passado.
A empresa também ainda não entregou a edição física do jogo de cartas Draconis 8, prevista inicialmente para chegar aos apoiadores neste mês.
A Wise Wizard foi criticada no ano passado por artistas do setor, incluindo Kyle Ferrin (ilustrador de Root), por utilizar imagens geradas por IA em um de seus projetos.
A empresa já vinha enfrentando atrasos consideráveis em campanhas anteriores. A entrega de Star Realms Rise of Empire foi concluída apenas em março deste ano, quase dois anos depois do prazo inicial de junho de 2023. Já Robot Quest Arena chegou aos apoiadores com cerca de 18 meses de atraso em relação à previsão original de maio de 2022.
A Wise Wizard é mais uma entre várias editoras de jogos de tabuleiro afetadas pela crise de tarifas dos EUA, que já levou à falência ou à reestruturação profunda de outras empresas do setor.
O problema teve início em fevereiro, quando o então presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 10% sobre produtos importados da China — país responsável pela fabricação da maioria dos jogos de tabuleiro modernos. Desde então, a guerra comercial se intensificou, chegando a 145% em 9 de abril e depois caindo para 30% durante as negociações, com nova ameaça de 130% no mês passado. Atualmente, a tarifa está em cerca de 45% para a maioria dos produtos chineses.
Entre as vítimas mais notáveis estão o grupo Flat River, que demitiu a maioria de seus funcionários e suspendeu novos projetos na editora subsidiária Greater than Games (de Spirit Island), e a CMON, que já enfrentava uma grave crise de receita e promoveu demissões em massa e suspensão de novos desenvolvimentos.
Em outubro, a Amigo Spiele — editora alemã de títulos como Bohnanza e 6 Nimmt! — anunciou o fechamento de sua operação nos EUA após oito anos, também atribuindo a decisão à combinação entre pandemia e instabilidade tarifária.
Fundada em 2013 por Rob Dougherty e Darwin Kastle, ambos veteranos do Hall da Fama de Magic: The Gathering, a empresa alcançou sucesso logo em 2014 com o jogo de construção de baralhos Star Realms. O título se tornou um sucesso duradouro e gerou o derivado Hero Realms em 2016, expandindo o universo para um cenário de fantasia. Outros destaques incluem Robot Quest Arena e Sorcerer.
Em 2021, a empresa mudou seu nome de White Wizard Games para Wise Wizard Games e, dois anos depois, criou o selo familiar Wacky Wizard Games.
Sobre as recentes demissões, a empresa declarou em suas atualizações: “Os tempos são desafiadores e tivemos que tomar decisões difíceis, mas a Wise Wizard Games está bem posicionada para superar a tempestade.”
Em postagem no blog, concluiu: “Dedicamos nossos corações e almas à Wise Wizard Games por mais de uma década. Sabemos que essa transição é difícil e pedimos desculpas pelos atrasos e interrupções, mas continuamos otimistas quanto ao caminho à frente.”
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/11/12/were-not-giving-up-star-realms-maker-wise-wizard-games-lays-off-staff-citing-rising-costs-unstable-us-tariffs-situation