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  3. Terra Mystica: Special Edition
  4. FC da edição especial de Terra Mystica tem reclamações sobre o preço elevado

FC da edição especial de Terra Mystica tem reclamações sobre o preço elevado

Terra Mystica: Special Edition
  • avatar
    LudoADM07/11/25 10:00
    avatar
    LudoADM
    07/11/25 10:00
    4300 mensagens MD

    A Steamforged Games reduziu o preço “all-in” da edição especial de luxo do eurogame Terra Mystica apenas três horas após lançar a campanha de financiamento coletivo, depois de uma enxurrada de reclamações iniciais de possíveis apoiadores sobre o valor cobrado.

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d3610_2h9gpg.jpg

    O CEO da Steamforged, Rich Loxam, disse ao BoardGameWire que a empresa ficou surpresa com a intensidade das reações ao preço de 389 dólares do nível “Town Founder”, reconhecendo que o valor “o tornava inacessível para muitos”.

    A empresa levou apenas três horas para reduzir o preço desse nível em mais de um quarto, para 288 dólares, e está atualmente em discussão com a editora original de Terra Mystica, a Feuerland, sobre a possibilidade de reduzir os preços dos outros níveis da campanha.

    A edição especial de Terra Mystica é a mais recente de uma série de versões de luxo de eurogames populares, iniciada há três anos pela Awaken Realms com a versão aprimorada de Castles of Burgundy, de Stefan Feld.

    O enorme sucesso dessa campanha no Gamefound — que arrecadou mais de 2,9 milhões de euros, subindo para mais de 5,7 milhões com os “late pledges” — inspirou uma série de financiamentos coletivos semelhantes para outros clássicos, com arte renovada e miniaturas plásticas.

    Em dezembro do ano passado, a edição especial de Puerto Rico da Awaken Realms arrecadou mais de 3,6 milhões de dólares com mais de 18 mil apoiadores, enquanto em maio deste ano a versão de luxo de Agricola, de Uwe Rosenberg, levantou mais de 5,1 milhões de euros de mais de 23 mil apoiadores.

    A campanha de Terra Mystica, porém, não teve o mesmo início acelerado. A edição especial de Agricola arrecadou quase 1,5 milhão de dólares com quase 6 mil apoiadores nas primeiras 24 horas, enquanto a campanha da Steamforged acaba de ultrapassar 500 mil dólares e 1.800 apoiadores, após cerca de 23 horas de lançamento.

    Falando sobre as críticas ao preço, Loxam disse: “Foi, com certeza, uma surpresa. Fizemos bastante pesquisa de mercado antes e, embora seja sempre difícil comparar diretamente porque os componentes nem sempre coincidem e as campanhas variam em estrutura, nosso preço estava amplamente alinhado com campanhas recentes e semelhantes.

    “Acredito que muito disso se resume à percepção de valor. No financiamento coletivo, apresentar múltiplos produtos menores pode parecer oferecer mais valor, e miniaturas também aumentam a percepção de valor em comparação com tabuleiros de três camadas, moedas de metal e ilustrações exclusivas nas peças de madeira com serigrafia.

    “É um tipo mais sutil de aprimoramento, que não causa o mesmo impacto visual imediato, mas resulta em uma experiência significativamente melhor na mesa.”

    Loxam afirmou que a Steamforged agora estará “subsidiando” a redução de preço do nível all-in, acrescentando que a decisão “reduziu nossa margem ao máximo que podemos de forma responsável”.

    Ele disse: “Como editora, temos uma responsabilidade tanto com nossa comunidade quanto com nossa equipe. A ideia de que qualquer valor acima do custo de produção é lucro puro não reflete a realidade de trazer um projeto como este à vida.

    “Existem custos contínuos que existem independentemente da escala — desde o desenvolvimento e redesign de componentes e arte até gestão de projeto, logística e suporte.

    “O que mudou aqui foi que mais apoiadores do que o esperado se interessaram pelo nível mais alto. Isso nos permitiu revisar nossas premissas, reduzir o preço e aceitar uma margem menor, ainda cobrindo os custos e entregando a Edição Especial com a qualidade que ela merece.”

    O financiamento coletivo de jogos de tabuleiro cresceu de forma meteórica na última década, após jogos como o cooperativo com miniaturas Zombicide ajudarem a popularizar o modelo com seu lançamento no Kickstarter em 2012.

    Esse boom continuou durante a pandemia da Covid-19, quando os confinamentos aumentaram o interesse — e o orçamento — em atividades domésticas.

    Mas os últimos dois anos viram algumas quedas notáveis nesse setor, com grandes editoras como Mythic Games e CMON sofrendo pesadas perdas financeiras devido a custos de envio voláteis, orçamentos pessoais mais apertados e o impacto de tarifas norte-americanas sobre produtos fabricados na China.

    Loxam disse ao BoardGameWire: “Não há dúvida de que os acontecimentos recentes afetaram a confiança dos apoiadores. Quando campanhas grandes e de alto perfil enfrentam problemas, isso naturalmente torna as pessoas mais cautelosas.

    “Os apoiadores não estão apenas investindo dinheiro, estão investindo confiança — muitas vezes por um longo período. O que tem sido mais difícil perceber é como essa cautela se espalhou para a forma como outros criadores de jogos de mesa são vistos pela comunidade.

    “É compreensível que os apoiadores estejam mais cuidadosos, mas pode ser desanimador sentir essa desconfiança. Colocamos uma enorme quantidade de paixão e esforço em trazer esses jogos à vida e procuramos sempre oferecer custos e prazos realistas que nos permitam entregar o que prometemos, mesmo em tempos incertos.

    “No fim das contas, somos uma equipe de jogadores que começou no canto de uma loja local. Nunca deixamos de entregar um projeto em mais de dez anos de campanhas de financiamento coletivo, e temos fortes canais de varejo e distribuição, então não dependemos do crowdfunding para sobreviver.”

    Ele acrescentou: “Está claro que orçamentos mais apertados em todos os lugares estão afetando as decisões de compra. Os jogadores ainda querem apoiar os criadores, mas estão priorizando com mais cuidado, o que significa que comparações que antes passavam despercebidas agora têm mais peso.

    ‘Quantas miniaturas eu recebo aqui em comparação com ali? Quantas expansões vêm nesta caixa versus naquela?’

    “Isso pode colocar as editoras em uma posição difícil, especialmente quando se trabalha com jogos existentes de conteúdo fixo. O esforço de produção e criação continua sendo significativo, mas a possibilidade de simplesmente ‘adicionar mais’ nem sempre existe, principalmente quando se trabalha sob licença e respeitando a visão dos criadores originais.

    “Opções de pagamento como o Stretch Pay definitivamente ajudam, pois oferecem mais flexibilidade para que as pessoas gerenciem seu apoio ao longo do tempo.

    “No fim, o crowdfunding sempre foi sobre colaboração. Os apoiadores precisam se sentir ouvidos, valorizados e compreendidos, e é por isso que passamos tanto tempo nos comentários.”

    A Steamforged, fundada em 2014, teve sucesso inicial com sua adaptação de Dark Souls para o formato de jogo de tabuleiro, arrecadando mais de 3,7 milhões de libras com mais de 31 mil apoiadores no Kickstarter em 2016.

    A editora, sediada em Manchester, desde então conduziu várias campanhas milionárias para adaptações de outras franquias de videogame, incluindo mais de 3,4 milhões de libras para Monster Hunter World: The Board Game e mais de 3,2 milhões para Elden Ring: The Board Game.

    No último ano, no entanto, a Steamforged também expandiu o escopo de suas operações, adquirindo o wargame de fantasia Warmachine, a linha de tintas de hobby Formula P3 Paint e a série de RPG Iron Kingdoms, além dos direitos de 6: Siege – The Board Game da falida Mythic Games.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c1c27_2h9gpg.jpg
    (Rich Loxam, CEO da Steamforged)



    Loxam afirmou que, embora o financiamento coletivo de jogos de tabuleiro tenha evoluído na última década, alguns fundamentos do processo permanecem os mesmos.

    Ele disse: “A percepção de volume de conteúdo ainda é um dos maiores impulsionadores dos apoios. Os apoiadores tendem a associar ‘mais caixas’ ou conteúdo visível com maior valor, enquanto melhorias de qualidade de vida — mesmo em uma edição de luxo — nem sempre têm o mesmo peso imediato.

    “O que mudou recentemente é o cenário ao redor do crowdfunding. Os maiores nomes do setor definiram expectativas difíceis de alcançar para editoras de médio porte, especialmente quando os custos de produção variam tanto de uma para outra.

    “Fatores como se a arte é feita por humanos ou gerada por IA, se o desenvolvimento é interno ou terceirizado, ou se o projeto tem uma licença e os custos associados… tudo isso tem enorme impacto no custo final, mas é invisível aos apoiadores.

    “Há também o cenário global. Prazos de produção mais longos, inspeções de qualidade mais rigorosas, custos de envio mais altos, maior concorrência por espaço em fábricas conforme mais jogos entram em produção, e mais demandas de localização à medida que o público global quer jogos em seu próprio idioma.

    “Tudo isso adiciona camadas de tempo, complexidade e despesas que precisam ser gerenciadas e financiadas ao longo de vários anos.

    “…tudo isso significa que os preços em 2025 são diferentes dos de 2018, mas continuamos comprometidos em oferecer qualidade e valor, aprimorando nossos projetos a cada novo lançamento.

    “No fim das contas, o financiamento coletivo continua forte e é uma das melhores formas de criar comunidade — mas tanto criadores quanto apoiadores estão navegando um ecossistema muito mais complexo do que antes.”

    Fonte: https://boardgamewire.com/index.php/2025/11/05/high-price-complaints-sluggish-start-sees-steamforged-slash-terra-mystica-special-edition-all-in-price-by-over-100-within-hours-of-gamefound-launch

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    Comentários:

  • MPS Ferlet
    68 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet07/11/25 10:26
    MPS Ferlet » 07/11/25 10:26

    Eurogame é realmente outro nível de jogo. Um dia, quero muito fazer um eurogame brasileiro (um "brasgame" rs).
    E que bom que o preço ficou melhor e mais acessível.
    Valeu!

    0
  • dyupon
    106 mensagens MD
    avatar
    dyupon07/11/25 10:42
    dyupon » 07/11/25 10:42

    Os caras tão aloprando cada vez mais no preço, finalmente alguém tomou cano pra voltar um pouco à realidade.

    5
  • Hugosan
    908 mensagens MD
    avatar
    Hugosan07/11/25 11:13
    Hugosan » 07/11/25 11:13

    Tinha que ser um cara "riquinho" (Rich), pra achar que todo mundo tá disposto a pagar uma fortuna pra euro repaginado.

    2
  • Eric AP
    51 mensagens MD
    avatar
    Eric AP07/11/25 12:25
    Eric AP » 07/11/25 12:25

    A gota d’água mesmo foi ter lançado a campanha a esse preço sem trazer nada novo como no relançamento dos outros clássicos.

    0
  • pablogbo
    818 mensagens MD
    avatar
    pablogbo07/11/25 12:29
    pablogbo » 07/11/25 12:29

    Todo esse preço e ainda estragaram a arte do jogo. :(

    2
  • iuribuscacio
    3260 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio07/11/25 12:43
    iuribuscacio » 07/11/25 12:43

    dyupon::Os caras tão aloprando cada vez mais no preço, finalmente alguém tomou cano pra voltar um pouco à realidade.

    Hugosan:: Tinha que ser um cara "riquinho" (Rich), pra achar que todo mundo tá disposto a pagar uma fortuna pra euro repaginado.


    Caros dyupon e Hugosan

    Isso é para vocês verem como as coisa são. Não duvido nada que daqui a pouco vai aparecer alguém com aquela conversa mole de "se a editora cobra caro vocês reclamam, mas se ela baixa o preço vocês reclamam também, o que vocês querem é apenas reclamar..."

    A questão é que esse episódio do "Terra Mystyca pimpadão" demonstra duas coisas:

    A primeira é que se a empresa consegue reduzir o preço em um quarto e ainda ter um bom lucro, é porque o preço estava obviamente super faturado, e muito. Vejam que não é reduzir o preço em 5%, ou 10%, mas sim 25%!!!! Agora vamos dizer que esse corte saiu exclusivamente do lucro da empresa, porque em nenhum momento se fala em redução de custos para compensar, e porque a redução foi feita apenas 3 horas após o lançamento, o que inviabiliza reorganizar a cadeia de produção para cortar custos, ou renegociar com fornecedores. Em apenas três horas, a única coisa que dá para fazer é, pegar o percentual de lucro que era X, fazer o corte em Y, e reajustar o preço do produto para Z. Com isso, a pergunta que fica é: quanto é que precisa ser o lucro da empresa, para ela cortar esse percentual em 25%, e ainda manter um lucro suficientemente alto, para o projeto continuar interessante economicamente? Quando o CEO fala em "reduzir a margem de lucros de forma responsável", o que ele está falando na verdade é deixaremos de ganhar um percentual absurdo de lucro, para ganhar apenas um percentual bem alto", e ninguém aqui é criança ou ingênuo de achar que o significado dessa frase é outro. Se isso não convence aos passapanistas e fanboys de editoras de jogos, de que o lucro dessas empresas é astronômico, então nem adianta continuar a debater, porque nada vai convencer o sujeito do contrário, ou fará com que ele abra os olhos.

    A segunda coisa que esse episódio escancara é como editoras de jogos gostam de usar dois pesos e duas medidas. Quando é para colocar o preço do jogo nas alturas, a conversa é, "nós somos uma empresa", "nós vivemos de lucro", "o mercado é assim", "eu tenho do direito de vender o meu produto no preço que eu quiser", "quem achar muito caro que não compre", e por aí vai. Eu não tenho nada contra isso, porque a realidade do mercado é essa mesmo. Porém, o que eu tenho contra é empresa milionária (basta ver o montante arrecadado com os projetos), vir com essa conversa de "o mercado é assim" na hora de estabelecer o preço, mas se recusar a enfrentar as condições desse mesmo mercado, na hora de produzir o jogo. Em outras palavras na hora de botar preço e vender, a empresa é muito valente, "o preço é esse, se você tem dinheiro compra, se não tem, não compra, e escolha um jogo mais barato para comprar". Mas na hora de produzir, aí ao invés de aplicar a mesma lógica (se você tem dinheiro para produzir o jogo produza, se você não tem, não produza, e escolha um jogo mais modesto para produzir), o que as editoras de jogos fazem é apelar para o bom e velho "empréstimo sem juros e sem garantia de receber o produto", que também é conhecido como financiamento coletivo. É como se para vender a empresa fosse capitalista até a medula, mas na hora de produzir ela meio que socializasse a coisa.

    Dito isso tudo, agora pode vir o pessoal do "cada um faz o que quer com seu dinheiro", "achou caro não compra", "você não entende nada de como funciona o mercado de jogos", "eu acho esse financiamento ótimo, porque agora vou poder jogar o board game que eu já tenho, mas com pecinhas de plástico", e coisa e tal. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
      
    P.S. Essa conversinha de "no fundo somos apenas um grupo de meia dúzia de jogadores, que começou no fundo de uma loja", ou de que "estamos nessa indústria por amor, mais do que por dinheiro",  ou ainda de que "precisamos contar com o seu apoio, caso contrário não conseguimos financiar o projeto com o nosso próprio dinheiro", só engana quem acabou de conhecer o universo dos board games ontem, ou quem realmente quer muito ser enganado, e com força.

    5
  • ehellas
    156 mensagens MD
    avatar
    ehellas07/11/25 13:02
    ehellas » 07/11/25 13:02

    Real que esse projeto é o maior delírio coletivo. Não vale nem um pouco a pena. Conseguiu ser mais sem noção que o do Food Chain.

    2
  • Cubas
    84 mensagens MD
    avatar
    Cubas07/11/25 14:59
    Cubas » 07/11/25 14:59

    pablogbo::Todo esse preço e ainda estragaram a arte do jogo. :(

    Pois é, o que foi mostrado me pareceu tão confuso e poluído visualmente. Ainda que muita gente critique a arte original, ela funciona bem.

    3
  • viniciusjf
    2757 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf07/11/25 15:40
    viniciusjf » 07/11/25 15:40

    Queria muito, muito mesmo, pois amo o jogo e além da edição ser belíssima, é a mais completa no mercado. 
    Mas além de não enviar para o Brasil, é um preço absurdo para uma edição cujo maior diferencial é o embelezamento, então vou ficar querendo.   

    3
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Terra Mystica: Special Edition - FC da edição especial de Terra Mystica tem reclamações sobre o preço elevado
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