bom dia amigo.
todos os rpgs são cooperativos. ou semi, já que sempre tem que ter um mestre, que faz as vezes de todos os outros personagens que não jogadores (seria como se o mestre fosse o aparelho do videogame em si).
quando a dicas, isso é MUUUUUITO variado. existem milhares de RPGS, que variam de regra e complexidade e também em relação ao cenário. existem jogos concentrados em vampiros, em sci-fi, a maioria esmagadora em mundos medievais, e assim por diante.
dos modernos e fáceis de achar, eu gosto bastante do Reinos de Ferro, que é um mundo medieval mas com pegada steampunk. tem magos, reinos, etc, mas também têm máquinas a vapor e robos gigantes movidos a magia e vapor. é um jogo bacana até por que na hora dos combates devem-se usar miniaturas (que não vem no jogo, ou você compra ou usa outras que tiver de outros jogo, só pra demarcar a localização) haha.
um bem clássico é o D&D. mas confesso que eu nunca joguei. mas é o mais puro "medieval" que você vai conhecer.
tem o shadowrun, que tá vindo agora pro brasil. é um mundo steampunk, onde num futuro tecnológico alguma coisa deu errado e a magia apareceu, então temos elfos, anões, orcs, etc num ambiente futurista cheio de metralhadoras, armas laser, corporações, hackers, etc.
o que eu até hoje mais gosto é o GURPS. acho as regras muito boas. e tem a vantagem que diferente da maioria dos outros que citei, ele é genérico. suas aventuras podem ser em QUALQUER ambiente. as regras servem pra jogar como vampiro, como super herói, como sci-fi, como reino medieval, nos tempos modernos, como história de terror, etc.
o único problema do gurps, é que eu não jogo tem uns 16 anos e parei de acompanhar também. na época tinha um gurps "little" que abreviava um manual imenso de 200 páginas em só 40, com apenas umas 20 de regras (pra um livro de rpg isso não é nada, vai por mim. embora os livros sejam grandes justamente pra dar enfoque na ambientação). enfim, o problema do gurps era que ele colocava regras até pra cavar buraco. e na real a regra de ouro de um rpg é que o mestre pode ignorar a regra que quiser. porém um mestre novo geralmente acaba querendo usar tudo. resumidamente, se ainda existir e você achar pra vender a versão little do gurps, compre sem pensar duas vezes. acho que é o rpg mais legal e que mais abrange ambientações diferentes, então você vai ter um leque grande de opções.