Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Afinal, o 'peso' importa? Uma análise sobre a complexidade

Afinal, o 'peso' importa? Uma análise sobre a complexidade

  • avatar
    Harleyamaral30/10/25 15:40
    avatar
    Harleyamaral
    30/10/25 15:40
    19 mensagens MD

    Aproveitando o fim das férias, resolvi voltar à escrita e, como não poderia deixar de ser, falar sobre o que mais gosto: jogar e conversar sobre jogos de tabuleiro. Curiosamente, essas semanas de descanso foram as mais silenciosas em termos de jogatinas. Meu grupo anda envolvido em outras aventuras lúdicas, especialmente com o Itajaí Challenge, e as noites que normalmente seriam de drafts, combos e risadas viraram um hiato estratégico. Aproveitei o intervalo para unir os dois mundos que me acompanham diariamente - o hobby e a redação -  transformando mais uma vez meeples, regras e tabuleiros em parágrafos, argumentos e reflexões.

    Se não deu para jogar, deu ao menos para escrever sobre o jogo, o que, convenhamos, é quase tão divertido quanto mover cubos no tabuleiro.

    Depois de questionar se “50 milhões de jogadores não podem estar errados… ou podem?”, decidi mergulhar em outro vespeiro do universo boardgemístico. Se no texto anterior o alvo era a devoção quase religiosa aos títulos bem ranqueados, agora o que me intriga é a balança imaginária que dita quantos ludoquilos pesa cada jogo. Afinal, se brass birmingham ostenta status de obra-prima porque a comunidade o colocou no topo, será que ark nova merece os seus 3,9 pontos de peso só porque o BGG assim o proclama? Entre dados, meeples e miniaturas, volto a levantar a sobrancelha e perguntar: será que o peso importa tanto quanto dizem ou é só mais uma daquelas discussões em que a graça está em discordar?

    Se você acha que “peso” em jogos de tabuleiro tem a ver com aquele número que faz o atendente dos correios suspirar antes de calcular o frete, acertou o espírito da coisa. Mas calma: aqui o peso não mede quantos reais você vai deixar no balcão para enviar Projeto Gaia com insert de MDF, e sim quantos neurônios vai gastar tentando entender as regras — o que, sejamos sinceros, às vezes sai mais caro que o sedex.

    Desde que o BoardGameGeek criou uma coluna chamada weight  no seu sistema de classificação (https://boardgamegeek.com/wiki/page/Weight) os jogadores perderam o medo de admitir que alguns jogos exigem mais neurônios do que outros. Aqui na Ludopedia, o assunto também provoca debates: por que um euro como brass birmingham tem um peso tão elevado e um ticket to ride é considerado leve, se (basicamente) ambos são jogos de construção de rotas?

    Será que existe uma fórmula mágica, ou trata-se apenas de comparar com o que já foi jogado? E, aliás, qual foi o primeiro jogo a ser posto na balança? Será que senet recebeu uma nota 5 quando os egípcios perceberam que controlar barcos e deuses exigia mais sinapses? Ou teria sido war, quando alguém decidiu que merecia 2,5 porque a sorte dos dados aliviava a estratégia?

    Na verdade, não há registro oficial do “primeiro peso”. Como a nota depende de comparações, ele surgiu quando algum usuário do BGG avaliou um jogo e, para fazê-lo, já tinha outros títulos em mente. É um dilema quase kantiano, daqueles em que causa e efeito parecem andar em círculos: não dá para medir o peso de algo sem uma referência prévia, mas a própria referência só existe porque alguém, em algum momento, começou a medir.

    Para começo de conversa (ainda que esse “começo” já esteja mais para meio de papo, lá pelo oitavo parágrafo), o que afinal significa “peso” e para que serve essa misteriosa medida que faz alguns jogadores suarem só de olhar o número?

    No BGG, o peso não mede diversão nem o tempo que você vai gastar montando e desmontando o setup, mas complexidade. São vários fatores que influenciam essa percepção: a extensão do livro de regras, o tempo de partida, a proporção de tempo dedicada a pensar estratégias, o papel da sorte, a necessidade de habilidade técnica (como planejar várias jogadas à frente) e até o número de partidas necessárias para “pegar” o jogo.

    Com base nisso, os jogos recebem uma nota média de 1 a 5, interpretada em faixas: leve (até 1), médio-leve (até 2), médio (até 3), médio-pesado (até 4) e pesado (até 5).

    Esse peso não é calculado por editoras nem por um conselho de sábios. Ele nasce da votação coletiva de milhares de jogadores, ajustada por um algoritmo que tenta equilibrar as diferenças entre jogos com mais ou menos avaliações.

    Se o peso surge dessa média de percepções, faz sentido que a escala também reflita o impacto real da experiência na mesa. Cada degrau, portanto, não é apenas um número, mas um salto perceptível de exigência, quase exponencial.

    Passar de 1,5 para 2,5 ainda é tranquilo, como trocar um passeio de domingo por uma caminhada leve. Já de 2,5 para 3,5, é outro exercício: exige preparo, atenção constante e, às vezes, um vídeo do Romir aberto como guia de sobrevivência.

    A Ludopedia ainda não possui um sistema oficial de pesos, mas a comunidade, sempre criativa, tenta emular o modelo do BGG. Surgiram listas e fórmulas baseadas em critérios como complexidade de regras, quantidade de estratégias possíveis, propensão a analisis paralisis e até o cansaço mental pós-jogo. Alguns usuários dividem a escala em subfaixas, por exemplo, jogos médio-pesados entre 3,5 e 3,9 (https://ludopedia.com.br/topico/34964/como-definir-peso-dos-jogos). O consenso é que tempo de partida isolado não define peso, porque há jogos rápidos muito densos e jogos longos com decisões triviais.

    O prêmio “expert”, da própria ludopedia, acaba servindo como uma tradução nacional desse conceito: ele marca os títulos destinados a um público experiente: os que levam mais de dez minutos para explicar e mais de uma hora para jogar), o que, no fundo, é apenas uma maneira elegante de avisar que você vai precisar de paciência (e talvez um café duplo).

    Mas afinal, como se determina o “peso” de um jogo? Ele nasce de uma avaliação absoluta, fruto de cálculo frio, ou de uma comparação coletiva em que cada jogador ajusta a balança segundo suas experiências anteriores? Em outras palavras, como se chega ao número que define se um jogo é leve como azul ou denso como on mars?

    Não há um método único, mas a comparação reina. O peso é um ponto de referência que nasce do contraste com outros jogos. Os jogadores calibram suas notas com base em vivências anteriores: se 7 wonders é 2,31, azul provavelmente ficará perto disso; se on mars passa de 4, qualquer coisa mais simples raramente superará 3,8. Essa calibragem coletiva cria um ranking relacional, no qual cada novo título encontra seu espaço no tabuleiro das percepções.

    Depois de cerca de 08 anos empurrando cubos e draftando cartas, cheguei à conclusão de que a complexidade de um jogo cresce por três degraus: aprendizagem, interpretação e execução. O primeiro mede o quanto o jogo exige na leitura das regras; o segundo, o esforço para compreender as decisões e consequências; e a terceira (a mais traiçoeira) é onde tudo se junta, quando o jogador precisa fazer o sistema funcionar.

    Nesse ponto, preciso mencionar minha primeira partida de waether machine. A explicação foi exatamente o que se espera de um jogo do Vital: densa, meticulosa e com aquele ar de quem vai exigir café e concentração. Ainda assim, o tom do explicador (expert na tarefa, diga-se de passagem) trazia uma tranquilidade suspeita, como se tudo fosse fluir naturalmente. Terminada a explicação, pensei confiante: “ah, esse jogo não pesa 4,55”. Três turnos depois, eu já estava completamente perdido, sem saber se coletava recursos para novos experimentos, se transformava descobertas em prestígio ou se melhorava a máquina, tudo isso sob o olhar impassível (e um tanto julgador) do professor Lativ, que parecia sussurrar: “bem-vindo ao caos científico, meu caro”.

    Na partida, a complexidade me pareceu se concentrar justamente no terceiro fator: a dificuldade de execução. Aprender as regras foi trabalhoso, mas compreensível; interpretar as conexões entre as ações, igualmente desafiador, mas possível. O verdadeiro peso surgiu quando precisei transformar teoria em prática, escolher entre dezenas de caminhos, lidar com as limitações de turnos e reagir as ações dos outros jogadores. É nesse ponto que o jogo revela seu caráter: mais do que entender o sistema, é preciso fazer o sistema funcionar, e é aí que o cérebro sente todo o peso que o 4,55 anunciava.

    A lógica comparativa explica, então, por que o peso de um jogo nunca nasce no vácuo. Ele é sempre relacional, e o número, uma tradução simbólica da experiência.

    Um 4,0 não é apenas um dado frio, mas uma mensagem cifrada: “mais complexo que TFM, menos caótico que weather machine”. O peso se torna, assim, um dialeto interno da comunidade: uma medida de empatia entre quem já suou tentando entender o manual do madeira ou do nippon.

    No fim, o peso é apenas um indicador de densidade, não um selo de qualidade. Ele aponta que o jogo tem múltiplas camadas, mas não promete diversão.

    Há jogos densos que são prazerosos e outros que desabam sob o próprio peso; do mesmo modo, há leves que encantam pela fluidez. Complexidade, afinal, é um convite e não uma garantia.

    Metrificar a complexidade é, portanto, essencial e inevitável. O sistema de pesos do BGG alimenta boa parte do ecossistema lúdico: cria expectativas, gera frustrações, inspira discussões eternas em fóruns e, claro, textos longos (culpado). Ele define etiquetas como “gateway” e “expert”, influencia compras impulsivas e dá origem a piadas internas (“jogo leve não vê mesa”).

    E como as férias terminaram, volto às minutas, com o cérebro ainda calibrado na escala do bgg e com a promessa de que na próxima temporada de escritas, a balança vai pender novamente para o lado dos tabuleiros, de preferência, com menos regras e mais risadas.

    3
    0
    7
  • Danielmw98
    283 mensagens MD
    avatar
    Danielmw9830/10/25 16:07
    Danielmw98 » 30/10/25 16:07

    O Peso não é tão importante ou necessário para um jogo ser divertido, mas o conhecimento prévio do peso antes de jogar/comprar um jogo é quase fundamental para evitar possíveis frustrações. Antes de ter essa noção dos Pesos (que geralmente uso o BGG como referência), tive experiências ruins com meu grupo que, ainda no começo do Hobby, não estava preparado para jogos médios/pesados.

    Agora que nos acostumamos com jogos um pouco complexos, alguns que nos traumatizaram antes agora se tornaram até um dos favoritos. Mas nem por isso deixamos de gostar ou aproveitar jogos mais leves, como o Carcassonne, que ainda vê bastante mesa.

    5
  • isauraluiza
    469 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza30/10/25 17:50
    isauraluiza » 30/10/25 17:50

    Gostei muito do trecho que aparece que o peso é um "dialeto da comunidade", afinal, ele tem critérios subjetivos e ele é construído coletivamente pela comunidade. 

    E o colega Danielmw98 foi certeiro em apontar que o peso não é importante para a diversão, mas é bom pra evitar frustação.
    Veja bem, tem jogos levíssimos que amo assim como alguns mais pesados. Um jogo ser peso médio não é garantia que vai me divertir. Mas ao eu fazer uma compra, conhecendo minhas preferências e o perfil das minhas mesas vai evitar frustações, afinal, se eu for comprar um jogo pesado não vai ser do interesse da minha irmã jogar, eu terei menos gente disposta a jogar um jogo muito pesado, assim como outros grupos meus poderão ficar desinteressados com jogos muito leves.

    Às vezes ficamos interessados em um jogo pelo tema, como exploração comercial das Companhia das Índias Ocidentais, John Company, e na hora de jogar podemos nos frustrar por não estarmos ainda com a cabeça para lidar com aquele volume de regras. Eu mesma tô querendo rodar meu John Company mas quando eu falo com o pessoal que é uma hora de regras o pessoal desanima.

    Sobre o peso, apesar de ser uma métrica subjetiva, ela possui um critério (pelo que ouvi), que é baseado no volume de complexidade de regras mais sua profundidade estratégica. Ao meu ver isso teria que ser desmembrado em duas métricas distintas, pois existem jogos que são muito fáceis de ensinar, mas que possuem uma complexidade estratégica enorme, tipo o xadrez.

    Ainda sobre a construção da métrica, vez ou outra ela tende a ser arbitrária ou vítima de pequenas manipulações. Veja bem, alguns jogos populares poderão ganhar notas mais altas, porque são jogados por gente nova no hobby que poderão ver um Ark Nova mais pesado do que ele realmente é (3.79 no atual momento). Assim como grupos de jogadores podem "aumentar o peso" de jogo, votando com notas altas, para "valorizar o jogo", assim como tem gente que dá peso baixo pra jogo pra "corrigir" o peso ou por talvez uma petulância ("veja como eu sou bonzão, todo mundo diz que esse jogo é pesado mas eu acho leve hohohoo"), o Terra Mystica (3.98) possui um total de 14 pessoas que votaram ele como "Leve" e 45 como "médio leve" , só pode tá de sacanagem.

    Outra coisa, falando de arrogância, já ouvi falar que no hobby tem gente que se acha superior por jogar jogos pesados, que menospreza jogos leves e tals, se alguém pensa assim, precisa se tratar, fazer terapia e namorar.

    Mas assim, foi um erro que cometi, de achar que no hobby há um caminho natural que quanto mais você joga mais você vai atrás de jogos pesados e tals. Balela, você pode viver dez anos no hobby se sentir confortável com jogos família, por sinal os meus favoritos. Você não precisa "aumentar o peso", isso não é academia. Outra coisa é achar que jogos mais pesados são melhores, outra balela. 

    Enfim, essas foram minhas digressões.


    3
  • MatheusAleM
    221 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM30/10/25 20:21
    MatheusAleM » 30/10/25 20:21

    É só pra ter uma ideia do tanto de regra que a pessoa vai ter que saber pra jogar, a ideia sempre foi só essa, o pessoal é que começou a viajar em outros significados depois.

    5
  • iuribuscacio
    3256 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio31/10/25 00:16
    iuribuscacio » 31/10/25 00:16

    MatheusAleM::É só pra ter uma ideia do tanto de regra que a pessoa vai ter que saber pra jogar, a ideia sempre foi só essa, o pessoal é que começou a viajar em outros significados depois.

    Caro MatheusAleM

    Rapaz, eu acho que é bem por aí mesmo. A questão do peso deveria ter uma relação direta com a quantidade e o grau de minúcia e complexidade das regras, para pelo menos iniciar a partida. Entretanto, em dado momento, outros aspectos também passaram a influenciar no peso, como por exemplo a profundidade estratégica, a variabilidade das ações em si, a quantidade de formas diferentes de realizar uma única ação, e o tempo de partida. Desse momento em diante a coisa complicou bastante.

    Para piorar, começou a se desenvolver no hobby uma sensação de superioridade, por parte dos jogadores que preferiam jogos mais pesados, como se o sujeito se torna-se mais inteligente só por gostar de jogos mais complexos. Isso meio que enviesou inclusive o próprio ranking do BGG. Como peso passou a ser, erroneamente, sinônimo de melhor, atualmente, a probabilidade de um jogo leve obter uma colocação alta no ranking de melhores jogos, algo como TOP10, é quase nula.

    Um exemplo dessa incongruência referente ao peso são o Xadrez, e mais ainda o GO. O Xadrez é um jogo que tem poucas regras (boa parte delas explicando o movimento das peças), e o GO tem menos regras ainda. Logo por uma questão de lógica, e considerando que o peso está ligado à quantidade de regras (você precisa de bem poucas explicações para começar a jogar tanto o Xadrez, quanto o GO), todos os dois deveriam ser considerados jogos leves. Só para dar um exemplo, King of Tokyo tem mais regras que o Xadrez, e muito mais do que o GO. Porém, o Xadrez e o GO estão entre os jogos mais complexos estrategicamente que já foram inventados até hoje. Estamos falando de jogos estudados há séculos, e que levam uma vida inteira para dominar e jogar em alto nível. Apesar disso, o seu peso no BGG não ultrapassa a barreira dos 4.00 há anos.

    E mesmo considerando a questão do peso ser o resultado de uma comparação entre dois jogos, até isso é muito questionável. Qualquer um que tenha jogado ou ao menos conhecido os jogos 18xx, e mais ainda os wargames do período 1975-1985, nos áureos tempos da Avalon Hill, sabe que não há a menor possibilidade de comparar esses colossos de complexidade com os jogos modernos atuais, até mesmo os pesadões do Vital Lacerda. Só para ter uma ideia do que eu falo, antes do jogo ter sido fracionado em três módulos, nos anos 2000, o Advanced Squad Leader tinha um livro de regras de mais de 400 páginas. E eu não estou falando de um livro de ambientação, que você lê uma vez e pronto, mas sim de um livro de regras que você tem de saber para jogar (já imaginou ter de ler 400 páginas só para iniciar a partida e saber o que fazer?!?!?!). 

    Apesar dessa disparidade absurda tanto na quantidade, quanto na complexidade das regras (até por conta da minúcia), o Advanced Squad Leader (1985) tem um peso 4.74, enquanto o On Mars não está muito longe com peso 4.63, apesar do primeiro ser muito, mas muito mais complexo e ter muito mais regras que o segundo. E a coisa fica ainda mais grave quando se considera que tanto o On Mars, quanto o Advanced Squad Leader tem apenas um 1.00 de diferença, mais ou menos, em relação a jogos como Agricola, Terraforming Mars e Root. Esses três evidentemente têm o seu grau de complexidade, mas estão muito distante do On Mars, e absurdamente mais distantes do Advanced Squad Leader.

    Dito isso, é provável que o critério peso não reflita tão apuradamente essa diferença de complexidade, caso contrário, seria necessário um espaço muito maior do que apenas 5 pontos. Além disso, haveria jogos em um patamar tão elevado, em relação aos demais que a própria escala de peso, deixaria de fazer sentido. 

    Outro dado que torna essa questão de peso bastante enviesada é o fato de que, até onde eu pude pesquisar, o jogo mais pesado no BGG atualmente, com um peso impressionante de 4.88 é o High Frontier 4 All. Só que mesmo considerando que esse jogo é realmente pesado, eu acredito que muito gente vai concordar que daí para ser o board game mais pesado já feito, vai uma distância muito grande. O próprio Avanced Squad Leader e o Europa Universalis, outro que é sempre citado quando se fala em jogos ultrapesados, são mais pesados, ou pelo menos mais complexos que o High Frontier 4 All.  

    No final das contas, o único parâmetro que realmente conta ou que deveria contar, pelo menos na minha opinião, é o grau de diversão que o jogo proporciona a quem joga, não importa se seja o Dobble (peso 1.04), ou o A World at War (peso 4.77). E o mais importante a se lembrar é que, gostar de jogos mais pesados não faz de ninguém, nem mais inteligente, nem menos inteligente que ninguém, não faz de ninguém mais conhecedor ou menos conhecedor de board games, e muito menos nem melhor nem pior, mas isso diz apenas que a pessoa gosta de jogos mais pesados, e só. Simples assim.
     
    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    2
  • danipeixoto87
    177 mensagens MD
    avatar
    danipeixoto8731/10/25 00:20
    danipeixoto87 » 31/10/25 00:20

    MatheusAleM::É só pra ter uma ideia do tanto de regra que a pessoa vai ter que saber pra jogar, a ideia sempre foi só essa, o pessoal é que começou a viajar em outros significados depois.


    Clica na informação do peso no BGG e vc vai ver que hoje pelo menos não é isso.
    To com preguiça de copiar e traduzir o texto deles la mas é o que o OP disse no tópico.
    Envolve complexidade de regras, mecânicas, o quão dificil é realmente entender a proposta do jogo ou apenas a sua própria percepção.

    E nao tem nenhum algoritmo nao, é pura matemática. Se pegar qq jogo la somar todos os votos com peso de 1 a 5 e dividir por 5, chega no exato valor do peso mostrado.

    Basicamente é uma media da percepção das pessoas sobre a complexidade do jogo, independente dos motivos daquela nota.

    1
  • MatheusAleM
    221 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM31/10/25 05:54
    MatheusAleM » 31/10/25 05:54

    danipeixoto87::

    Clica na informação do peso no BGG e vc vai ver que hoje pelo menos não é isso.

    Sim mano, a explicação do BGG é quase filosófica, mas na prática a nota do peso serve só pra saber se é um jogo com muita ou pouca regra pra decorar.

    2
  • danipeixoto87
    177 mensagens MD
    avatar
    danipeixoto8731/10/25 08:26
    danipeixoto87 » 31/10/25 08:26

    MatheusAleM::
    danipeixoto87::

    Clica na informação do peso no BGG e vc vai ver que hoje pelo menos não é isso.

    Sim mano, a explicação do BGG é quase filosófica, mas na prática a nota do peso serve só pra saber se é um jogo com muita ou pouca regra pra decorar.


    Não concordo muito com isso não.
    Jogos leves e médios é bem por ai, mas quando vamos olhar pra jogos pesados não funciona muito assim.

    FCM por exemplo é relativamente simples de regras e se fosse só pela dificuldade de aprender as regras desse jogo, poderia colocar até na prateleira dos médios.
    A hora que vc coloca na mesa e começa a entender a dinâmica da distância e da demanda meu amigo.... 
    Ark Nova é mais difícil de aprender do que de jogar, GWT você simplesmente anda pelo tabuleiro e onde parar faz a ação, quer coisa mais simples?
    Trickerion é um euro médio, poucas regras, só alocar e pegar dinheiro, contratar alguém, pegar truque ou pegar itens no mercado, quando você vai pro teatro apresentar, aí a coisa muda. Entender que o beco escuro muda completamente o jogo também.

    Na minha opinião não da pra definir a complexidade de um jogo somente pelas regras.
    Até por que, estaríamos falando sobre complexidade das regras, e não a complexidade do jogo em si.

    Acho que muitos de nós meio nerds, temos desconforto no "abstrato".
    Mas se você pegar a opinião "abstrata" de muita gente, vai chegar num padrão médio, como é o caso aqui.

    E perceba que a nota no BGG é a mesma coisa.
    É a média de notas dos jogos tirada literalmente da cabeça de cada um.



    2
  • isauraluiza
    469 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza31/10/25 08:50
    isauraluiza » 31/10/25 08:50

    Assim, se eu fosse a dona do bgg, kkkkk, eu iria desmembrar a métrica em duas.

    Peso, pra definir a dificuldade de aprender regras.
    Profundidade, pra definir profundidade estratégica.

    E ainda iria criar a métrica " Interação", pra definir se o jogo é multiplayer solitarie (1) ou dedo no toba e gritaria (5)

    4
  • JerosJay
    9 mensagens MD
    avatar
    JerosJay31/10/25 11:25
    JerosJay » 31/10/25 11:25

    isauraluiza::
    Mas assim, foi um erro que cometi, de achar que no hobby há um caminho natural que quanto mais você joga mais você vai atrás de jogos pesados e tals. Balela, você pode viver dez anos no hobby se sentir confortável com jogos família, por sinal os meus favoritos. Você não precisa "aumentar o peso", isso não é academia. Outra coisa é achar que jogos mais pesados são melhores, outra balela. 

    Pior que pra mim estava funcionando a lógica da progressão de carga dos jogos kkkkk Comecei com os leves, depois passei pros médios e fui explorando os jogos pesados, quase como se fosse um desafio pessoal, sabe? "Opa, consegui jogar bem o 7 Wonders (2,31), agora quero tentar algo mais difícil, mais próximo de 3, então vou pegar um Wyrmspan (2,81) e um Arnak (2,93) que estão beirando o 3." 


    Nessa época o meu boss final era conseguir jogar um Terraforming Mars (3,27) da vida, que eu via aquele tamanho de caixa, quantidade de cubinhos, quantidade de recursos e cartas cada uma servindo pra um propósito e só conseguia pensar: "esse deve ser o suprassumo do jogo difícil". Até que então eu joguei o tal do Terraforming Mars e reparei que não era tão difícil assim operá-lo na mesa. Bastante fiddly e tals, mas não é coisa de outro mundo, bem intuitivo na verdade. 


    A meta passou a ser outra, os jogos mais fodões, beirando o 4,0 de dificuldade, como Caverna (3,78) e GWT Nova Zelândia (3,99). E então eu joguei e descobri que esses peso pesados não pareciam tão pesados assim no quesito de regras, mais nos detalhes, nas possibilidades de estratégias e no quanto o setup é enjoado pela quantidade de componentes. Talvez como eu fui progredindo numa escadinha de peso e jogando vários outros jogos com pesos semelhantes, me apropriando de cada vez mais lógicas e mecânicas lúdicas, aqueles que envolvem elementos mais diversos e complexos ficaram mais intuitivos (e muito divertidos, diga-se de passagem). Dale plasticidade cerebral!


    Mas a progressão de carga parece que para por aí, porque eu cheguei no meu limite de fiddly e tempo de setup, porque ao que parece, quanto mais um jogo é pesado, mais é enjoado de colocá-lo na mesa. Todos os que eu citei aqui eu me diverti bastante e até me senti bastante imerso, e entendo o porquê de eles serem considerados bons jogos, mas acho que nessa minha jornada não estou muito interessado em chegar até o nível 5,0, um Trickerion (4,26) tá de bom tamanho na verdade.


    A real é que no meu presente momento eu parei de olhar tanto para os pesos pesados e estou buscando levar meu olhar para aqueles entre 2~3 de peso, jogos mais rápidos de ensinar, de jogar e que tem uma boa margem estratégica ainda assim. Alguns que vão poder ver mesa com mais frequência e juntos de outros jogos na mesma noite, que vão me possibilitar conhecer mais jogos no curto período de tempo que tenho pra jogatinas.


    Acho que no fim é isso. O peso tá mais pra um indicativo de que tipo de experiência você está buscando para a noite, qual nível de paciência e atenção você e seu grupo tem à disposição para jogar alguma coisa. E isso está longe de ser algo que define se um jogo é bom, ruim, mais raiz ou pra gente mais inteligente, porque eu posso dar um baile nos mais pesados, mas quem dança em uma estratégia abstrata mais leve tipo Hive (2,23) ou That Time You Killed Me (2,35) sou eu.

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
Afinal, o 'peso' importa? Uma análise sobre a complexidade
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.