Pierrex::
na minha opinião, a solução do xadrez - que também tem vantagem estatística para o primeiro jogador - é elegante, não altera o jogo. penso ser melhor para um modo mais competitivo.
Sim, é uma solução adequada e eficaz. Principalmente porque permite manter inalteradas as características do xadrez. O que é
desejável.
Pode surpreender a muitos essa minha afirmação. Mas para o xadrez como um jogo é
bom que exista a vantagem do primeiro jogador! Melhor do que se não existisse. Isso aumenta o interesse pelo jogo.
Quem joga de brancas tem uma iniciativa natural, pois conta com a vantagem do primeiro lance. Vantagem que o jogador deve lutar para não desperdiçar. E por isso precisa jogar com energia e agressividade. Caso contrário, essa vantagem inicial simplesmente se esvai com o passar do tempo.
Já para as negras o cenário é o oposto. Elas começam o jogo na defensiva, tendo que responder às ameaças das brancas. De um modo geral, elas precisam primeiro se preocupar em
igualar o jogo. Para só depois pensarem em atacar. Não devem atacar de forma precipitada, antes de atingirem a igualdade, mas também não devem jogar de forma excessivamente passiva, pois do contrário o equilíbrio não virá. Em vez disso, a vantagem das brancas tende a aumentar.
Tudo isso gera urgência e drama ao xadrez, além de fornecer um roteiro para ambos os jogadores. Pode parecer estranho para quem nunca jogou xadrez na vida, mas ele é um jogo repleto de
storytelling.
Não estou tirando essas ideias da minha própria cabeça. Embora eu concorde com elas. Uma prova disso é o artigo abaixo, onde o autor
recomenda que os inventores de variantes de xadrez projetem seu jogo de uma tal forma que a vantagem do primeiro jogador exista. E que não seja nem muito grande e nem muito pequena.
On Designing Good Chess Variants
Dá para extrapolar essa análise e estender seus princípios para muitos dos
jogos abstratos de informação perfeita para 2 jogadores. Mas creio que não para todos. O detalhe é que é irrelevante de quem é a vantagem: se do primeiro ou do segundo jogador. O efeito é o mesmo. Na grande maioria desse tipo de jogo a vantagem é de quem joga primeiro. Mas em alguns jogos, como
Queops (Pylos), a vantagem é do segundo jogador.
Para jogos de informação incompleta, como o Carcassonne, não é nada claro se é vantajoso para o jogo existir essa vantagem. Pelo menos para mim. Tendo a pensar que não, inclusive. Mas, se ela existe, temos que lidar com ela.