Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Carcassonne
  4. Carcassonne é Desbalanceado?

Carcassonne é Desbalanceado?

Carcassonne
  • Pierrex
    71 mensagens MD
    avatar
    Pierrex20/10/25 13:55
    Pierrex » 20/10/25 13:55

    LuizFelipeCalza::
    HU3Brutus::Por isso que é bom jogar com o Rio

    Olá, HU3Brutus.
    A mini expansão do rio acrescenta mais 12 peças.
    Somando às 72 do jogo base, temos um total de 84 peças.
    Destas 84, desconsideramos 2 peças (a peça inicial do rio, "Manancial", que já estará na mesa; e a peça inicial do jogo base que não será utilizada e deve voltar para a caixa do jogo).
    Portanto, restaram 82 peças para serem jogadas. Um número par. Divisível por 2. Onde, em um duelo, cada jogador faria 41 jogadas. Corrigindo o problema do primeiro jogador fazer uma jogada a mais.
    Contudo, a mini expansão do rio cria outro problema: a peça final do rio, "Lago", será SEMPRE a 11ª peça jogada, pois ela precisa concluir o rio. Ou seja, o "Lago", que possui um monastério, SEMPRE ficará com o primeiro jogador.
    Resumindo, a mini expansão corrige um problema, mas cria outro.


    o lago tem um monastério? novidade pra mim. na minha cópia não tem.

    1
  • Pierrex
    71 mensagens MD
    avatar
    Pierrex20/10/25 14:03
    Pierrex » 20/10/25 14:03

    Pierrex::
    LuizFelipeCalza::
    HU3Brutus::Por isso que é bom jogar com o Rio

    Olá, HU3Brutus.
    A mini expansão do rio acrescenta mais 12 peças.
    Somando às 72 do jogo base, temos um total de 84 peças.
    Destas 84, desconsideramos 2 peças (a peça inicial do rio, "Manancial", que já estará na mesa; e a peça inicial do jogo base que não será utilizada e deve voltar para a caixa do jogo).
    Portanto, restaram 82 peças para serem jogadas. Um número par. Divisível por 2. Onde, em um duelo, cada jogador faria 41 jogadas. Corrigindo o problema do primeiro jogador fazer uma jogada a mais.
    Contudo, a mini expansão do rio cria outro problema: a peça final do rio, "Lago", será SEMPRE a 11ª peça jogada, pois ela precisa concluir o rio. Ou seja, o "Lago", que possui um monastério, SEMPRE ficará com o primeiro jogador.
    Resumindo, a mini expansão corrige um problema, mas cria outro.


    o lago tem um monastério? novidade pra mim. na minha cópia não tem.

    "meu" lago é assim
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/17626_vfc7p6.jpg

    1
  • Hudson Goulart
    314 mensagens MD
    avatar
    Hudson Goulart20/10/25 15:58
    Hudson Goulart » 20/10/25 15:58

    LuizFelipeCalza::
    Mas sua indagação me levou a pesquisar mais sobre o assunto. Tendo em vista que no manual do jogo não encontrei nenhuma forma de compensar essa ligeira vantagem do primeiro jogador (como, por exemplo, dar a vitória para o segundo jogador em caso de empate na pontuação - e talvez esta seja alguma regra usada em campeonatos), fui atrás de algum dado que respondesse essa minha impressão.


    Como assim não tem no manual a regra da vitória para o segundo jogador em caso de empate!? É sério isso?!
    Eu fui ensinado assim. Quem me explicou as regras já incluiu essa informação. Estou surpreso em saber que ela não consta no manual.

    Quanto à vantagem do primeiro jogador, se for de 52%, ela é pequena. Semelhante à do xadrez, com o agravante de que no xadrez não existe o fator sorte. Todos jogam com as mesmas armas. O xadrez resolve isso por meio de partidas múltiplas (sempre em quantidade par), no caso de matches (play offs), ou por meio da alternância de cores nos torneios. De forma que cada jogador jogue uma quantidade similar de partidas jogando de brancas e de negras.

    O Carcassonne é ainda um esporte incipiente, bem pouco desenvolvido. Tem muito o que evoluir ainda. Principalmente em relação à fórmula das disputas. Porém, em relação aos jogos de tabuleiro modernos em geral, ele está anos-luz à frente. Porque tem uma cena competitiva bem estabelecida. Ele vive esse paradoxo de parecer super profissional diante da imensa maioria dos jogos, ao mesmo tempo que soa como uma pelada amadora diante dos jogos realmente bem organizados.

    2
  • Doidera
    1084 mensagens MD
    avatar
    Doidera20/10/25 17:56
    Doidera » 20/10/25 17:56

    Pierrex::você tem anotado qual o percentual de vitórias do primeiro jogador? talvez essa única peça a mais não beneficie tanto a ponto de dar uma vantagem vencedora e merecer uma revisão de um jogo tão testado.

    Em cenários ultracompetititvos, como em torneios, essa pequena vantagem, estatisticamente beneficia sim o primeiro jogador.

    O ideal é que tivesse uma quantidade de peças divisível por 3, 4 e 5, mais a peça inicial. nesse caso ou seriam 61 ou 121.

    Tirar aleatoriamente peças, revelando-as ou não, que deixassem a quantidade de peças por jogador igual também seria válido.

    2
  • Doidera
    1084 mensagens MD
    avatar
    Doidera20/10/25 17:58
    Doidera » 20/10/25 17:58

    LuizFelipeCalza::
    Pierrex:: você tem anotado qual o percentual de vitórias do primeiro jogador? talvez essa única peça a mais não beneficie tanto a ponto de dar uma vantagem vencedora e merecer uma revisão de um jogo tão testado.

    Olá, Pierrex.

    Obrigado pelo retorno.

    Realmente, nunca registrei ou fiz um levantamento rigoroso das minhas partidas para verificar a taxa de vitórias do primeiro jogador. Minha pergunta foi somente uma impressão de iniciante mesmo.

    Mas sua indagação me levou a pesquisar mais sobre o assunto. Tendo em vista que no manual do jogo não encontrei nenhuma forma de compensar essa ligeira vantagem do primeiro jogador (como, por exemplo, dar a vitória para o segundo jogador em caso de empate na pontuação - e talvez esta seja alguma regra usada em campeonatos), fui atrás de algum dado que respondesse essa minha impressão.

    Então, encontrei o resultado de uma pesquisa feita em um campeonato europeu online em 2020, disponível em: https://www.carcassonne.cat/2020/12/11/does-the-starting-player-have-an-advantage-in-carcassonne/ .

    Onde foram analisadas 599 partidas, o primeiro jogador teve 313 vitórias (52,25%), 18 (3,01%) jogos empatados e 268 derrotas (44,74%). E ao analisarem a pontuação média do torneio, o primeiro jogador teve uma média de 1,99 pontos a mais que o segundo jogador.

    Ou seja, existe uma vantagem, mesmo que pequena. Além da vantagem de jogar uma rodada a mais que o segundo jogador, o primeiro jogador também tem a chance de conseguir fechar uma cidade logo na primeira jogada, marcando 4 pontos, caso tenha mais sorte e pegue a peça correta. É uma questão de sorte, mas é uma sorte que se dá primeiro para ele em relação ao segundo jogador.

    Também vale lembrar que este levantamento estatístico do campeonato em questão, embora não seja uma métrica global, foi feito com base em um cenário competitivo. Isto é, em partidas de um campeonato com jogadores que possuem uma certa habilidade e dedicação em relação ao jogo (maior estratégia, conhecimento e contagem de todas as peças que possuem no jogo e quais ainda não saíram, etc.), nível este que minimiza os efeitos de sorte ou essa pequena vantagem inicial. Talvez em partidas de jogadores mais casuais essa vantagem do primeiro jogador seja ainda maior. Mas esta última frase é apenas uma extrapolação da minha parte.

    Muito bom trabalho de levantamento estatístico, demonstra a realidade prática da sua preocupação com o desbalanceamento dos jogadores numa partida em função da ordem dos jogadores.

    1
  • Pierrex
    71 mensagens MD
    avatar
    Pierrex20/10/25 21:21
    Pierrex » 20/10/25 21:21

    Doidera::
    Pierrex::você tem anotado qual o percentual de vitórias do primeiro jogador? talvez essa única peça a mais não beneficie tanto a ponto de dar uma vantagem vencedora e merecer uma revisão de um jogo tão testado.

    Em cenários ultracompetititvos, como em torneios, essa pequena vantagem, estatisticamente beneficia sim o primeiro jogador.

    O ideal é que tivesse uma quantidade de peças divisível por 3, 4 e 5, mais a peça inicial. nesse caso ou seriam 61 ou 121.

    Tirar aleatoriamente peças, revelando-as ou não, que deixassem a quantidade de peças por jogador igual também seria válido.


    aaa sim, eu concordei. levantei a questão também pra alimentar o debate. os dados trazidos como resposta mostram essa pequena, mas considerável, vantagem para o primeiro jogador.

    na minha opinião, a solução do xadrez - que também tem vantagem estatística para o primeiro jogador - é elegante, não altera o jogo. penso ser melhor para um modo mais competitivo.

    3
  • isauraluiza
    456 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza21/10/25 13:25
    isauraluiza » 21/10/25 13:25

    Carcassonne é um dos poucos jogos de tabuleiro que possui um cenário competitivo sério.
    Não acredito ser desbalanceado 

    1
  • Cubas
    83 mensagens MD
    avatar
    Cubas21/10/25 16:10
    Cubas » 21/10/25 16:10

    Um dos jogos de tabuleiro que mais joguei, seja o físico ou a versão digital, e nunca notei desbalanceamento. Talvez seja porque nunca joguei em alto nível, mas jogando puramente pela diversão, nunca percebi nada errado.

    2
  • Hudson Goulart
    314 mensagens MD
    avatar
    Hudson Goulart21/10/25 20:40
    Hudson Goulart » 21/10/25 20:40

     Pierrex::
    na minha opinião, a solução do xadrez - que também tem vantagem estatística para o primeiro jogador - é elegante, não altera o jogo. penso ser melhor para um modo mais competitivo.


    Sim, é uma solução adequada e eficaz. Principalmente porque permite manter inalteradas as características do xadrez. O que é desejável.
    Pode surpreender a muitos essa minha afirmação. Mas para o xadrez como um jogo é bom que exista a vantagem do primeiro jogador! Melhor do que se não existisse. Isso aumenta o interesse pelo jogo.
    Quem joga de brancas tem uma iniciativa natural, pois conta com a vantagem do primeiro lance. Vantagem que o jogador deve lutar para não desperdiçar. E por isso precisa jogar com energia e agressividade. Caso contrário, essa vantagem inicial simplesmente se esvai com o passar do tempo.
    Já para as negras o cenário é o oposto. Elas começam o jogo na defensiva, tendo que responder às ameaças das brancas. De um modo geral, elas precisam primeiro se preocupar em igualar o jogo. Para só depois pensarem em atacar. Não devem atacar de forma precipitada, antes de atingirem a igualdade, mas também não devem jogar de forma excessivamente passiva, pois do contrário o equilíbrio não virá. Em vez disso, a vantagem das brancas tende a aumentar.
    Tudo isso gera urgência e drama ao xadrez, além de fornecer um roteiro para ambos os jogadores. Pode parecer estranho para quem nunca jogou xadrez na vida, mas ele é um jogo repleto de storytelling.
    Não estou tirando essas ideias da minha própria cabeça. Embora eu concorde com elas. Uma prova disso é o artigo abaixo, onde o autor recomenda que os inventores de variantes de xadrez projetem seu jogo de uma tal forma que a vantagem do primeiro jogador exista. E que não seja nem muito grande e nem muito pequena.
    On Designing Good Chess Variants

    Dá para extrapolar essa análise e estender seus princípios para muitos dos jogos abstratos de informação perfeita para 2 jogadores. Mas creio que não para todos. O detalhe é que é irrelevante de quem é a vantagem: se do primeiro ou do segundo jogador. O efeito é o mesmo. Na grande maioria desse tipo de jogo a vantagem é de quem joga primeiro. Mas em alguns jogos, como Queops (Pylos), a vantagem é do segundo jogador.

    Para jogos de informação incompleta, como o Carcassonne, não é nada claro se é vantajoso para o jogo existir essa vantagem. Pelo menos para mim. Tendo a pensar que não, inclusive. Mas, se ela existe, temos que lidar com ela.

    2
  • sborbu
    253 mensagens MD
    avatar
    sborbu21/10/25 21:47
    sborbu » 21/10/25 21:47

    A expansão Comerciantes e Construtor traz um novo Meeple (o construtor) que faz com que você jogue novamente um turno! É uma maneira de ganhar alguma vantagem em termos de turnos. 

    Mas na minha experiencia prática, a ordem de quem inicia não influencia tanto assim, vai muito da sua estratégia na mesa do que realmente números de turnos! Se o jogo fosse tão desbalanceado assim, ja teria feito alguma regra para corrigir a nível de campeonato! 

    1
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
Carcassonne - Carcassonne é Desbalanceado?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.