Pessoal lembro que no evento do DOFF jogamos Calamandara, e devido a questão de tempo jogamos um modo em que a partida acabava em 45 minutos, e aí quem tivesse chegado mais longe vencia o jogo.
Eu acho que a ideia de uma partida com tempo limitada é muito interessante (permitiria jogos mais rápidos, seria interessante em campeonatos, etc.) porém não gosto muito desse lance de simplesmente interromper a partida no meio.
Pensei numa mecânica alternativa que poderia ajudar nessa situação:
Coloca-se um modo de morte súbita no jogo, que força os jogadores a avançar em determinado ponto da partida.
O(s) gatilho(s) para a morte súbita deve ser definido antes da partida, e geralmente são pontos em que a partida começa a ficar mais engessada:
- um jogador está sem cartas de lembrança
- a partida atingiu 30 minutos de duração
- um jogador está sem símbolos de pegada para posicionar
Uma vez ativada a morte súbita, um cerco começa a se fechar e forçar os jogadores a avançar. Em cada tabuleiro de jogador um token de destruição (⬜️⬜️⬜️⬜️⬜️) é colocado na linha mais distante do centro do tabuleiro (proximo à posição inicial), deixando a linha inacessível.
Todos os símbolos que estavam naquela linha devem agora retornar ao depósito do jogador e o jogador tem a opção de escolher 2 desses símbolos para colocar na sua reserva. Não será mais permitido colocar símbolos em regiões já destruídas.
Uma vez por rodada, os tokens de destruição irão avançar uma posição (ou 2 se os jogadores desejarem que a morte súbita avance mais rápido).
Se um jogador estiver na linha de destruição, ele entrará em decaimento e devera voltar à posição inicial. O turno do jogador se encerra.
Uma vez na posição inicial, um jogador pode descartar um símbolo de pegada de sua reserva para “voltar ao jogo”, 1 linha acima da linha de destruição em uma pegada ja posicionada anteriormente.
Uma vez que a linha de destruição tocar na zona final (1 linha antes), todos os jogadores que estiverem na zona final, podem agora re-embaralhar o descarte das cartas de lembrança e comprar até ter 3 cartas na mão.
A linha de destruição continua a avançar e a partir desse momento, se um jogador cair/estiver em decaimento, ele está fora da partida e não poderá retornar à zona final.
Como de costume o vencedor é o primeiro jogador a chegar ao centro do tabuleiro, e alternativamente será o ultimo jogador a sobreviver na zona final (caso todos os outros jogadores tenham sofrido um decaimento)
Eu acho que esse modo pode dar um mexida legal na partida, quando ela começa a ficar engessada, especialmente se jogando com 4 jogadores:
- símbolos esgotados, mas surge uma reposição conveniente de símbolos
- cartas de lembrança acabaram, mas cartas antigas ressurgem de ultima hora
- partida que parecia que ia demorar, agora começa a ser empurrada para o fim
Por enquanto isso é só uma ideia, não testei ainda para ver se fica legal.