A maior feira de jogos de tabuleiro do mundo, a Spiel Essen, está se preparando para receber o maior público de sua história na edição da próxima semana, buscando superar o recorde de 209 mil visitantes estabelecido pouco antes da pandemia de Covid-19.
A recuperação no número de visitantes da Spiel desde o cancelamento da edição de 2020, devido ao coronavírus, tem sido rápida, com o evento crescendo de cerca de 93.600 participantes em 2021 para 204.000 no ano passado – a primeira vez em seus 41 anos de história em que a feira esgotou completamente os ingressos.
A feira poderia ter batido o recorde de público em 2024, se não fosse por um limite autoimposto de visitantes, que restringiu o número diário a cerca de 50 mil pessoas – uma medida introduzida junto com corredores mais largos no pós-pandemia para ajudar o público a circular mais facilmente pelos pavilhões.
Mas o recorde pode finalmente cair este ano, após a Spiel decidir expandir para um sétimo pavilhão no centro de exposições Messe Essen, aumentando a área do evento para 77.500 m² – um crescimento de 13% em relação ao ano anterior e quase 30% comparado a 2023.
Essa expansão faz com que a feira ocupe uma área maior que 14 campos de futebol americano e quase 50% maior que o espaço de expositores da Gen Con, a maior convenção de jogos de mesa da América do Norte – embora a feira americana conte com uma vasta área separada para mesas de jogo, torneios e eventos ao vivo, que a Spiel Essen não possui.
O sábado desta edição da Spiel Essen já está esgotado uma semana antes da abertura do evento, enquanto 80% dos ingressos para a quinta-feira, 23 de outubro, já foram vendidos, mais de 90% para a sexta-feira e cerca de 60% para o domingo.
A diretora-geral da Spiel Essen, Carol Rapp, disse ao BoardGameWire: “Se tudo correr bem e esgotarmos todos os ingressos, estamos calculando um público de 220 mil pessoas.
“Continuamos um pouco abaixo das regulamentações estaduais porque queremos que o público se sinta feliz e confortável caminhando pelos corredores, mesmo sabendo que alguns estarão mais cheios do que outros, dependendo do dia.”
O número de expositores também aumentou, chegando a cerca de 940 – uma leve alta em relação aos 923 do ano passado e aos 935 de 2023, mas ainda abaixo dos cerca de 1.200 que expuseram na Spiel Essen em 2019.
Esse crescimento modesto ocorre apesar das expectativas iniciais dos organizadores de que o impacto contínuo das tarifas dos EUA sobre editoras de jogos poderia reduzir o número de empresas cruzando o Atlântico para a edição de 2025.
Isso reflete o desempenho da Gen Con deste ano, em agosto, que também bateu recordes de público e de expositores, apesar dos temores de que a instabilidade das tarifas americanas levasse editoras e visitantes a desistirem da viagem.
Rapp explicou: “Quando começamos o planejamento da Spiel deste ano, na primavera, esperávamos não ver tantas editoras americanas.
“Mas, na verdade, temos mais expositores dos EUA do que no ano passado. São 11 a mais, e isso é incrível, certo?
“Acho que a razão é que é mais fácil importar produtos para a Europa, porque não há tarifas – os bens enviados diretamente da China para a Europa não são afetados pelas tarifas americanas.
“Então, a Europa é um lugar bem mais fácil para vender seus jogos por um preço razoável, em vez de enviá-los aos EUA e precisar aplicar grandes aumentos de preço. Mas essa é apenas a minha opinião pessoal.”
Alguns profissionais da indústria disseram ao BoardGameWire que mais editoras poderiam optar por compartilhar estandes com outras empresas para reduzir custos, em vez de investir em espaços próprios, devido à incerteza econômica. No entanto, a Spiel Essen afirmou que houve “nenhum aumento mensurável” nesse comportamento, com apenas 1% de crescimento em relação a 2024.
A organização destacou que alguns expositores ampliaram significativamente seus espaços para 2025, como a gigante britânica de miniaturas Games Workshop e a jovem editora alemã Elznir, criada há dois anos por ex-funcionários da Heidelberger Spieleverlag e da Asmodee.
A expansão para o sétimo pavilhão também permitiu que os organizadores levassem a série anual de palestras e painéis para o piso principal do evento, com um novo palco de 1.000 m² no Hall 4.
A programação do Spiel Talks deste ano inclui desde discussões profissionais sobre financiamento coletivo e logística até uma oficina de gaitas de foles e uma vitrine de confecção de cosplay – e Rapp espera que a nova localização no coração da feira ajude mais visitantes a descobrirem esses eventos.
Ela disse: “Gostamos da ideia de mover as palestras, discussões e keynotes para fora da área de conferências, porque elas ficavam escondidas, e os visitantes normais do evento nem percebiam que existiam.
“Isso fazia com que tivéssemos apresentações maravilhosas, mas pouquíssimos visitantes as assistissem no local. Embora tenhamos bons números de visualizações depois no YouTube, queríamos que elas fossem parte viva da feira, disponíveis para um público maior.”
A reorganização dos pavilhões, iniciada há dois anos, dividiu a feira em segmentos separados para jogos infantis, familiares e leves, jogos para especialistas, miniaturas, RPGs e jogos de cartas colecionáveis, misturando estandes de diferentes tamanhos em cada área.
Embora a mudança tenha gerado resistência inicial de alguns expositores, o retorno desde então tem sido positivo.
Rapp disse: “Já se passaram dois anos, e o primeiro foi difícil porque as pessoas não gostaram de serem movidas. Mas, ao final da feira, mais de 90% dos expositores e visitantes estavam satisfeitos com o novo layout.
“Este ano, com a abertura do Hall 7, tivemos de mover algumas áreas novamente – os jogos familiares, por exemplo, agora ocupam os Halls 7, 6 e 5 – o que deu espaço para ampliar a área de jogos mais complexos, que agora também se estende até o Hall 4.
“As seções de miniaturas, cartas colecionáveis e RPGs estão todas crescendo, e cada parte do hobby está ganhando mais espaço com a abertura do novo pavilhão – e isso é um ótimo sinal.”
Questionada sobre a possibilidade de expandir também para o último pavilhão do Messe Essen, o Hall 8, usado este ano como área de espera para o público, Rapp respondeu:
“Se eu puder, quero manter sete pavilhões por pelo menos mais dois anos.
“Mas eu também disse isso no ano passado sobre os seis, e então tivemos tantas novas inscrições de expositores que queriam crescer e participar que não tivemos escolha.
“Se o mercado quiser crescer e houver espaço, faremos o possível para isso. Nosso objetivo é fazer a melhor Spiel possível para todos.”
Um dos maiores desafios para expositores e visitantes é o preço crescente das acomodações, que dispara durante a semana da feira, além do número limitado de vagas de estacionamento.
Rapp afirmou que a Spiel Essen tem conversado com o governo local para tentar viabilizar mais hotéis e estacionamentos, mas as restrições financeiras tornam isso difícil.
Ela disse: “Estamos em uma região que não é das mais ricas do país, então é difícil para eles investirem em estacionamentos ou novos hotéis que talvez só fiquem lotados duas vezes por ano.
“Eles querem nos ajudar, mas também precisam atender às demandas dos cidadãos – mais creches, escolas melhores, estradas, equipamentos digitais… Há muitas prioridades, e no clima econômico atual é complicado pedir investimentos em hotéis e estacionamentos.”
Ela completou: “Conversamos com o conselho da cidade, com o Messe Essen, com o Essen Marketing, e todos estão abertos a nos ajudar. Mas cada hotel é um parceiro individual, então precisamos negociar com cerca de 200 deles só em Essen.
“E todos dizem a mesma coisa: ‘Amamos a Spiel. É uma ótima época para vender quartos’. E enquanto venderem bem, não têm motivo para mudar isso.
“É difícil lidar com isso, e entendemos as reclamações – nós também reclamamos dos preços!
“Mas, por outro lado, posso garantir que reservar um quarto em Colônia durante a GamesCom é muito mais caro, e o mesmo vale para a Toy Fair em Nuremberg – mesmo sendo um evento B2B, é bem mais caro que Essen.”
A Spiel Essen 2025 acontece de 23 a 26 de outubro.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/10/16/spiel-essen-eyes-record-220000-attendance-as-worlds-biggest-board-game-fair-expands-into-seventh-huge-hall