E aí pessoal, eu sou o fundador da Cordilheira uma editora de pequeno/médio porte e vou contar um pouco pra vocês como funciona.
Pra começar, aqui na Ludopedia já tem 2 notas por jogo, a nota ranking e a nota média, a nota Ranking, acredito que leve em conta o "peso" de cada votante (não sei qual é a conta que eles fazem) porém sei que no BGG existe esse tipo de conta. Já a nota média é literalmente isso, soma todas e divide pelo número de votantes.
Cada pessoa pode interpretar a situação da forma que reforça a sua visão de mundo, vou falar da Cordilheira, porque não sei o que as outras editoras fazem.
Nunca na nossa história nós pedimos para qualquer pessoa criar conta e dar nota nos nossos jogos que não tenham jogado. Tudo que fazemos é pedir para avaliar com a nota que acham justa, ainda reforço "não precisa ser 10, coloque o que realmente achou". Então se a pessoa jogou, gostou e avaliou, porque essa nota deveria valer menos do que a de qualquer outra pessoa?
No fundo essa discussão é sobre "existir uma nota certa", isso não existe, toda avaliação é subjetiva, tu pode adorar um tema então votar super alto, a pessoa que te explicou pode ser um mala e votar baixo. Como o nosso colega disse aqui:
dheyrdre::Eu me emociono demais com joguinhos que outros consideram meh. Mas estou sendo 100% sincero no que escrevo, pode ser exagero?
As notas são apenas um indicador de como foi a experiência da pessoa, não de quão bom é o jogo, leia os comentários, pesquise e tire suas próprias conclusões.
Durante o DOFF quando estava apresentando o
Aristofarsa pra uma pessoa ela puxou a nota da ludopedia e disse "nossa 9.7" e a minha resposta na hora foi "calma, só tem 10 notas amigo" ele disse "ahh mas isso é detalhe" demos risada. Eu acho que nosso jogo merece cada um dos pontos que tem porque o jogo é bom, não é a toa que esgotou durante o DOFF (porque todo mundo que jogava levava), que está sendo negociado pra lançar na fora e que estamos trazendo uma nova edição.
Aí eu trago a pergunta pra vocês,
é justo um jogo que foi um sucesso de vendas (dentro do nosso tamanho), ter tão poucas avaliações? (posso te garantir que vendemos MUITO MAIS que as 20 avaliações que temos agora)
No
Mar de Mentiras (nosso segundo lançamento), aconteceu uma coisa engraçada. Os autores faziam de 2/3 demos por semana com 5 pessoas novas por mesa, ao longo da nossa pré-campanha foram mais de 250 pessoas jogando, no final de toda partida eles convidavam as pessoas a avaliarem o jogo por aqui com a nota que achassem justa (muita gente não se dava o trabalho, só apoiou o FC, que é o que realmente importa). O jogo acabou despontando no ranking, muito por um trabalho pesado dos autores em fazer essas partidas.
Alguns "justiceiros" da ludopedia acharam ruim isso, não acharam justo um jogo ainda não lançado ter uma nota tão alta e deram nota 1 "para contrabalancear".
De novo, se a pessoa jogou, gostou e avaliou, porque essa nota deveria valer menos do que a de qualquer outra pessoa? Porque não foi a cópia final do jogo? Porque não jogou do "jeito certo? Percebe como os critérios de avaliação começam a ficar cada vez mais nebulosos?
Os autores entraram em contato com essas pessoas e convidaram para uma partida, para que essas pessoas pudessem avaliar o jogo de verdade.
A maioria reavaliou o jogo com nota positiva, outros querendo manter o senso de "justiça" apenas retiraram a nota ruim.
Como uma editora de jogos exclusivamente nacionais, não é possível competir com o hype de jogos gringos, que já chegam no mercado com muito desejo em cima. Aqui é um nicho do nicho do nicho, mas é uma forma de trazer hype pro jogo que não custa nada (sempre uma preocupação pra editoras nacionais), então as pessoas usam.
Como eu disse no começo,
cada um interpreta os fatos da forma que reforça sua visão de mundo, eu prefiro sempre acreditar que as pessoas são honestas, (eu não dou nota pra nenhum jogo nosso ou de amigos, porque é claro que sou parcial) então sempre acredito que toda nota foi de alguém que jogou e gostou da experiência. Eu posso não concordar, meus gostos podem ser outros, mas não invalida aquela nota.
Eu sei que foi um texto bem longo galera, mas quis dar um contexto de quem vive isso por dentro, não só especulações externas, se alguém quiser entender mais sobre o negócio de editora, tem um vídeo no meu canal que eu quebro todos os custos pra produzir um jogo.
Grande abraços e continuem criando jogos incríveis!