Bom Dia/Tarde/Noite, meus queridos.
Dando continuidade à rotina semanal de escrever guias úteis para a comunidade (eu acho que são, né, minha mãe e minha esposa gostaram.. rsrsrs), eis aqui minha contribuição sobre Memoir 44.
Fiquem à vontade para corrigir aquilo que não concordarem, compartilharem opiniões e se odiar.. ooops.. amarem, como sempre, aqui na plataforma. A ideia é compartilhar com a comunidade, de maneira lúdica e minimamente organizada, uma espécie de guia de tudo aquilo que "acredito" existir de Memoir 44. Dessa vez, peço também que sugiram temas de próximos guias que gostariam de ver aqui. Não sou mestre em Board Games ou qualquer coisa próxima, longe disso, mas tenho mais de uma década de bagagem e mais de NOVE MI.. ooops.. mais de 500 jogos devidamente jogados nessa vida, então mesmo que eu não entenda muito do game, vai ser divertido pesquisar sobre, caso necessário.
Abraços e Beijos de Luz O/
Segue abaixo:
E aí, estrategistas de poltrona e generais de fim de semana! Pensou que já sabiam tudo sobre Memoir 44? Acharam errado, recrutas! O que antes era um mapa da Normandia se revelou um globo terrestre inteiro, cheio de caixas, pacotes e cenários que transformam esse jogo em um hobby para a vida toda.
Hoje, voltamos à mesa de estratégia para mapear CADA pedaço de conteúdo já lançado (será mesmo!?). Prepare-se, porque esta é a versão sem cortes do meu guia para o universo Memoir 44.
1. O Quartel-General: O Ponto de Partida
Memoir '44 (2004) - teremos uma versão revisada deste sendo lançada no Brasil pela Calango Jogos (2025)
O que é? Sua porta de entrada para a Segunda Guerra Mundial em tabuleiro. Focado nos desembarques do Dia D, com exércitos Americano e Alemão.
O que traz de novo? O próprio jogo! O sistema Commands & Colors, miniaturas, dados, tabuleiro e tudo o que você precisa.
Pré-requisitos: Nenhum. Este é o começo de tudo.
Dificuldade: 1/5 (Bolo de Fubá)
Veredito do General: Compra Obrigatória. Sem ele, nada mais funciona.
2. Reforços no Front: As Grandes Expansões de Exército (Caixas Grandes)
Estas caixas trazem exércitos inteiros, com dezenas de miniaturas, para abrir novos teatros de guerra.
Eastern Front (2005)
O que é? Leva a guerra para o frio da Rússia, com o Exército Vermelho.
O que traz de novo? Miniaturas do Exército Soviético, tiles de terreno de neve, regra do Comissário Político.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Dificuldade: 2/5 (Adiciona uma camada tática)
Veredito do General: Uma excelente primeira expansão para variar os exércitos.
Pacific Theater (2006)
O que é? Batalhas desesperadas nas ilhas do Pacífico com o Exército Imperial Japonês.
O que traz de novo? Miniaturas do Exército Japonês e dos Fuzileiros Navais (US Marines), regras de Carga Banzai e combate noturno.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Nota: Fora de catálogo (OOP). Difícil de achar. As tropas japonesas podem ser obtidas hoje através do Battle Map Through Jungle and Desert.
Mediterranean Theater (2008)
O que é? A guerra no deserto do Norte da África e na Itália com o Exército Britânico.
O que traz de novo? Miniaturas do Exército Britânico e suas unidades especiais.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Nota: Fora de catálogo (OOP). As tropas britânicas podem ser obtidas hoje através do Battle Map Through Jungle and Desert.
Winter Wars (2010)
O que é? A heróica resistência finlandesa contra a invasão soviética na Guerra de Inverno.
O que traz de novo? Tropas de esqui finlandesas, regras "Sisu" e cenários de inverno profundo.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base E a expansão Eastern Front (para as miniaturas do Exército Soviético).
Dificuldade: 3/5 (Para jogadores que buscam um tema específico)
Veredito do General: Uma joia para fãs de história, mas com pré-requisitos exigentes.
3. A Caixa de Ferramentas: Equipamentos e Melhorias
Estas caixas não trazem um exército, mas sim ferramentas para customizar e aprimorar TODAS as suas batalhas.
Terrain Pack (2005)
O que é? Uma caixa cheia de novos tiles de terreno: montanhas, ferrovias, mais rios, mais vilarejos...
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Veredito do General: Para Complecionistas. Já foi essencial, mas hoje muitas de suas peças vêm em outras expansões.
New Flight Plan (2019)
O que é? A versão moderna e simplificada para adicionar combate aéreo com aviões.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Dificuldade: 4/5 (Aumenta bastante a complexidade)
Veredito do General: Para veteranos. Compre quando o jogo terrestre já estiver dominado.
Equipment Pack (2012)
O que é? A expansão definitiva de "coisas". 186 miniaturas de unidades especializadas para TODAS as nações.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Dificuldade: 2/5 (A complexidade varia com o que você usa)
Veredito do General: A MELHOR E MAIS IMPORTANTE EXPANSÃO. Se só puder ter uma, é esta.
4. Mudando a Escala da Guerra: Novos Formatos e Tabuleiros
Para quando o campo de batalha padrão não for mais suficiente.
Winter/Desert Board Map (2005)
O que é? Um tabuleiro físico, montado e dupla-face (neve de um lado, deserto do outro).
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base (para ter as peças para jogar nele).
Veredito do General: Upgrade de Luxo. Deixa sua mesa espetacular.
Operation Overlord (2008)
O que é? Permite batalhas épicas com até 8 jogadores em um mapa duplo.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base E uma vasta coleção de miniaturas. A regra oficial exige o conteúdo de duas caixas base para funcionar. Alternativamente, uma caixa base + várias expansões de exército (como Eastern Front e Pacific Theater) podem suprir as tropas necessárias.
Veredito do General: Para grupos grandes e dedicados.
Breakthrough (2010)
O que é? Jogue em mapas mais profundos, focados em manobras e rompimento de linhas.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base.
Veredito do General: Altamente recomendado para quem busca mais profundidade tática sem complicar as regras.
D-Day Landings (2014)
O que é? A experiência definitiva do Dia D em uma escala monumental, com múltiplos mapas gigantes.
Pré-requisitos: Oficialmente, apenas o Jogo Base. Na prática, para ser aproveitado ao máximo, você vai querer o Equipment Pack e várias outras expansões para preencher os cenários épicos com a variedade correta de unidades.
Veredito do General: Para o Colecionador Hardcore. É um evento, não uma expansão casual.
5. A Biblioteca de Guerra: Campanhas e "Battle Maps"
Narrativas e batalhas temáticas em pacotes focados e de ótimo valor.
Campaign Books (Volume 1 & 2)
O que são? Livros com campanhas onde o resultado de uma batalha afeta a próxima.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base. Contudo, para jogar TODAS as campanhas dos livros, você precisará de uma coleção quase completa, incluindo a maioria das expansões de exército, terreno e o Equipment Pack. Verifique cada campanha individualmente.
Veredito do General: Para os Contadores de Histórias com uma coleção já robusta.
Série "Battle Maps"
Hedgerow Hell, Tigers in the Snow, Sword of Stalingrad, Disaster at Dieppe, The Vercors Campaign, The Invasion of Crete:
Pré-requisitos: Apenas o Memoir '44 Jogo Base. São projetados para funcionar diretamente com a caixa principal.
Khalkhin-Gol:
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base + Eastern Front (para tropas soviéticas) + Pacific Theater (para tropas japonesas). Alternativa moderna: Jogo Base + Eastern Front + o Battle Map Through Jungle and Desert (para obter as tropas japonesas).
Through Jungle and Desert:
Pré-requisitos: Apenas o Memoir '44 Jogo Base. Este pacote genial inclui as miniaturas necessárias dos exércitos Britânico e Japonês para jogar seus próprios cenários.
Veredito: O MELHOR "PRÓXIMO PASSO". A forma mais inteligente e barata de adicionar dois novos exércitos e temas à sua coleção.
6. Além do Tabuleiro: O Hobby Dentro do Hobby
Para os generais que já conquistaram tudo.
Rush to Victory
O que é? Um sistema de campanha para jogar Memoir '44 usando miniaturas de 28mm em uma mesa de wargame.
Pré-requisitos: Memoir '44 Jogo Base (pelas cartas e regras) E, claro, uma coleção própria de miniaturas de 28mm e terreno de wargame.
Veredito do General: Para o Wargamer Veterano. Uma ponte incrível entre dois mundos, mas um projeto de grande escala.
Cenários Online (Site da Days of Wonder)
O que são? Dezenas de cenários gratuitos, como o 80th D-DAY Anniversary Scenarios.
Pré-requisitos: Variam enormemente. Cada cenário lista exatamente quais expansões são necessárias. Muitos funcionam apenas com o Jogo Base, mas outros podem exigir combinações obscuras de várias expansões.
Veredito do General: Tesouro Gratuito. Sempre verifique os pré-requisitos antes de montar o tabuleiro!
Resumo Final do General
Recruta (Iniciante): Fique com o Jogo Base. Domine-o. Ame-o.
Soldado (Próximo Passo): Sua primeira expansão deve ser o Equipment Pack (para variedade de unidades) ou Through Jungle and Desert (para novos exércitos e temas). A série Battle Maps também é uma excelente escolha aqui.
Veterano (Quer Mais Profundidade): Pegue o New Flight Plan para adicionar os aviões ou o Breakthrough para mudar a escala tática. Os Campaign Books são seu próximo passo lógico.
General 5 Estrelas (Complecionista): É hora de caçar as expansões mais antigas como Terrain Pack e Winter Wars, investir no modo Overlord e baixar todos os cenários online que encontrar. Você não joga Memoir '44, você vive Memoir '44.
Aí sim! Agora, voltem às suas mesas, generais. A história não vai se escrever sozinha
Mas.. e o Star Wars: Battle of Hoth!? Onde se encaixa nisso tudo!?
Bem.. ele é (só) um re-skin de Memoir com tema de Star Wars colocado encima e em um mapa menor.
Isso quer dizer que é ruim, que não dá p/ ter Memoir e ele (e suas eventuais expansões) na coleção?
De forma alguma.. Battle of Hoth é muito bom e o tema pode agradar a mais públicos. Se você gosta da franquia, putz, então aí é compra certa =]