Nem só de jogos pesados e de caixa grande se compõe uma coleção, mas também de bons fillers. Jogos pequenos, divertidos e rápidos, que podem ser jogados antes de uma jogatina grande (para aquecer a galera), entre um jogão e outro (para descansar a mente) ou com a família em um domingão parado. Matryoshka é um desses jogos, rápido, divertido e fácil de ensinar.
Ficha do Jogo
Ano: 2016 Rnk bgg: #5135 # de jogadores: 3 a 5 Tempo de setup: 1min Tempo de jogo: 20min Dependência de idioma: nenhuma Categoria: Card Game Mecânicas: Set collection/troca
Vídeo
Visão Geral + Gameplay
Visão Geral: 00:00:00 a 00:07:27
Gameplay: 00:07:27 a 00:24:46
Resenha
Nesse jogo, somos colecionadores de Matryoshkas e estamos procurando completar nossa coleção de raras bonecas que foram separadas com o tempo. Para isso, nos reunimos a fim de tentar barganhar com outros colecionadores que possuem as peças que faltam na sua coleção. Nossas coleções ficam mais valiosas se conseguirmos juntar as sequências de Matryoshkas, aquelas bonequinhas bonitinhas que se encaixam uma dentro da outra. Além disso, diferentes tipos de Matryoshkas do mesmo tamanho também são bastante valiosas. Aquele jogador que ao final da partida tiver a coleção mais valiosa, medido em pontos de vitória, é o vencedor.
O jogo é composto de dez coleções de Matryoshkas diferentes, cada coleção é formada por sete bonecas que são numeradas de um a sete. No seu turno você deve oferecer uma das bonecas da sua mão para os outros jogadores, que por sua vez te oferecem uma boneca em troca da sua. Você deve escolher uma das ofertas para aceitar. Depois que todos os jogadores tiveram a oportunidade de oferecer uma de suas cartas aos outros, começamos a fase de exibição, onde colocamos na mesa o que queremos que os outros colecionadores vejam que temos da nossa coleção. Ao final da primeira rodada exibimos quatro cartas, ao final da segunda exibimos seis, ao final da terceira oito e por fim exibimos toda a nossa coleção com 13 bonecas.
Após a exibição final, fazemos a contagem de pontos para determinar qual jogador é o vencedor. A pontuação é feita de acordo com uma tabela que vale tanto para as cartas em sequência, quanto para as cartas de mesmo número, ou seja, pontuamos na vertical e na horizontal. No caso do exemplo acima a pontuação seria:
Horizontal: 2 + 16 (+3) + 4 = 25
Vertical: 2 + 2 + 4 +4 = 12
Total = 37 pontos
Avaliação Pessoal
Gostei bastante desse jogo, a temática está presente e é imersiva, é muito bom tentar juntar sua coleção e há certa estratégia envolvida, principalmente no que se refere ao que exibir e o que deixar na mão. Essa mecânica de exibição gradativa da coleção e a troca de cartas é simples e genial. No geral o jogo cumpre com o seu propósito, fácil, rápido, divertido e por um preço justo. A única coisa que me desagrada é que não gosto quando o mínimo de jogadores é três, pois isso significa que vai ver menos mesa aqui em casa, já que não posso jogar no mano a mano com meu marido. É ruim ficar com vontade de jogar, mas ter que esperar a disponibilidade de um terceiro e quando esse terceiro aparece a concorrência de qual jogo escolher é grande e os fillers acabam ficando de lado. De qualquer maneira vai entrar para minha pequena e seleta coleção, pois foi o primeiro jogo que conseguimos convencer minha sogra de jogar e ao final do dia ela pediu para levar de novo na próxima visita.