Bom Dia/Tarde/Noite, meus queridos.
Finalmente resolvi voltar ao hobby de escrever resenhas/guias mais elaborados, e para a felicidade de uns (infelicidade de outros) escolhi meu amado "joguinho de trem" Ticket to Ride como primeiro alvo dessa empreitada que, espero, seja a 1a de muitas na mídia escrita da Ludopedia.
Fiquem à vontade para corrigir aquilo que não concordarem, compartilharem opiniões e se odiar.. ooops.. amarem, como sempre, aqui na plataforma. A ideia é compartilhar com a comunidade, de maneira lúdica (olha essa referência, hein), e minimamente organizada, uma espécie de guia de tudo aquilo que "acredito" existir de Ticket to Ride.
Segue abaixo:
INTRODUÇÃO
Se vocês já sentiram a emoção de conectar duas cidades distantes com uma linha de trens coloridos, vocês sabem do que estou falando. Se não, preparem-se para descobrir um dos jogos de tabuleiro mais amados e acessíveis do mundo: Ticket to Ride.
Criado por Alan R. Moon, o conceito é elegantemente simples: colete cartas de vagões coloridas para reivindicar rotas ferroviárias em um mapa e completar os "bilhetes de destino" secretos que você possui. Simples, certo? Mas a beleza de Ticket to Ride está em sua profundidade disfarçada de simplicidade e, claro, na sua incrível capacidade de se reinventar através de dezenas de expansões.
Este guia é uma espécie de mapa completo da franquia. Vamos explorar cada jogo, cada mapa e cada pequena reviravolta que torna este universo tão rico.
Uma nota importante: Existem dois tipos de produtos no universo TTR:
Jogos-Base (Standalone): Caixas completas que você pode jogar sozinhas. Vêm com tudo o que você precisa: tabuleiro, trens, cartas, etc.
Expansões (Map Collections): Caixas que trazem apenas novos mapas e regras. Para jogá-las, você precisa ter os trens e as cartas de um jogo-base (geralmente do Ticket to Ride: USA ou do Ticket to Ride: Europe, mas aqui pode incluir também nosos querido Germany, quiçá Países Nórdicos/Northern Lights e o Rails & Sails, adaptando uma coisinha ou outra).
Vamos começar nossa viagem pelas linhas principais!
Parte 1: As Linhas Principais (Jogos-Base Standalone)
Estes são os seus pontos de partida. Se você não tem nenhum Ticket to Ride, é por aqui que sua coleção deve começar.
Ticket to Ride (USA)
Ano de Lançamento: 2004
A Viagem: O original, o clássico, a porta de entrada para milhões de jogadores. O mapa dos Estados Unidos é icônico e focado em uma competição acirrada por rotas cruciais.
Mecânicas Diferentes: Nenhuma. Este é o jogo puro, a base para tudo o que veio depois.
Prós: Regras extremamente fáceis de aprender, partida rápida, alta rejogabilidade. Perfeito para apresentar a novos jogadores. O mapa apertado gera muita tensão e interação.
Contras: A sorte na compra de cartas pode ser frustrante. O mapa pode ser muito "punitivo" e gerar bloqueios que acabam com o jogo de alguém. Os bilhetes de destino são um pouco desequilibrados.
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 4 jogadores, onde a disputa por rotas fica no ponto certo.
Dificuldade das Regras: 1/5 (Muito Fácil)
Recomendação: Compra obrigatória para iniciantes. É o DNA da série.
Ticket to Ride: Europe
Ano de Lançamento: 2005
A Viagem: Uma jornada pela Europa do início do século XX. O mapa é um pouco mais espaçado, oferecendo mais opções de rotas.
Mecânicas Diferentes:
Túneis: Rotas que exigem um pouco de sorte. Você revela 3 cartas do topo do baralho; se alguma corresponder à cor que você está usando, você precisa pagar uma carta extra da mesma cor (ou uma locomotiva) para cada carta correspondente.
Balsas (Ferries): Rotas que exigem um número específico de cartas de Locomotiva (curinga) para serem completadas.
Estações: Cada jogador tem 3 estações. Você pode gastar uma para usar UMA rota de outro jogador e completar seu bilhete de destino. É uma rede de segurança contra bloqueios.
Prós: Mais estratégico que o original. As estações tornam o jogo menos punitivo e mais amigável para novatos. Os túneis adicionam uma pitada de emoção. As cartas de vagão e bilhetes são maiores.
Contras: Alguns jogadores puristas acham que as estações diminuem a tensão do bloqueio, que é parte da graça do original.
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 4-5 jogadores.
Dificuldade das Regras: 1.5/5 (Ainda muito fácil)
Recomendação: Excelente ponto de partida, talvez até melhor que o USA para grupos que não gostam de confronto direto.
Ticket to Ride: Märklin
Ano de Lançamento: 2006
A Viagem: Um mapa da Alemanha, criado em parceria com a famosa fabricante de trens em miniatura Märklin. É considerado por muitos o "TTR para Gamers".
Mecânicas Diferentes:
Passageiros: Cada jogador tem 3 meeples de passageiros. Você pode gastar uma ação para movê-los ao longo da sua própria rede contínua de trens para coletar "fichas de mercadoria" das cidades.
Bilhetes de +4: Existem bilhetes que exigem que você mova passageiros entre duas cidades, dando pontos extras.
Prós: Adiciona uma camada extra de estratégia muito interessante. A necessidade de construir uma rede conectada para seus passageiros é um desafio delicioso.
Contras: Fora de catálogo e difícil de encontrar (foi substituído pelo TTR: Germany). As regras extras o tornam um pouco menos "puro".
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 3-4 jogadores.
Dificuldade das Regras: 2.5/5 (Um pouco mais complexo que Europe)
Recomendação: Para colecionadores ou jogadores que querem um desafio extra. Se você o encontrar por um bom preço, pegue!
Ticket to Ride: Nordic Countries
Ano de Lançamento: 2007
A Viagem: Um passeio gelado pela Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. O tema de inverno é lindo e o mapa é focado em partidas com menos jogadores.
Mecânicas Diferentes: Reintroduz Túneis e Balsas como no Europe, mas com uma regra especial: locomotivas só podem ser usadas para completar túneis e balsas, não como curingas em rotas normais.
Prós: De longe, a melhor versão oficial para 2 ou 3 jogadores. O mapa é extremamente apertado e competitivo, criando duelos fantásticos.
Contras: Não joga com 4 ou 5 jogadores, o que o torna um produto de nicho (mas pra jogar com seu marido/esposa/companheiro(a)/alter-ego, é fantástico)
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-3
Melhor com: 2 jogadores. É um xadrez sobre trilhos.
Dificuldade das Regras: 2/5 (Fácil)
Recomendação: Compra essencial se você joga majoritariamente em dupla. Para grupos maiores, pule este.
Ticket to Ride: Rails & Sails
Ano de Lançamento: 2016
A Viagem: A maior e mais ambiciosa versão. Vem com um tabuleiro de dupla face: o Mundo de um lado e os Grandes Lagos da América do Norte do outro.
Mecânicas Diferentes:
Trens e Navios: Você tem dois tipos de peças (trens e navios) e precisa decidir no início do jogo quantas de cada vai querer.
Cartas de Navio: Um baralho separado com cartas de navio. Algumas cartas têm dois navios, permitindo jogar em rotas de 2 espaços com uma única carta.
Portos: Construa portos para ganhar pontos extras com seus bilhetes.
Prós: Epicidade! É o Ticket to Ride com tudo no máximo. Mais complexidade, mais decisões, mais planejamento.
Contras: Partidas muito mais longas (90-120 minutos). Mais regras para aprender. A gestão de duas mãos de cartas (trens e navios) pode ser confusa.
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 3-4 jogadores.
Dificuldade das Regras: 3/5 (Médio)
Recomendação: Para jogadores avançados que amam TTR e querem "mais jogo". Não comece por aqui.
Ticket to Ride: Germany
Ano de Lançamento: 2017
A Viagem: Essencialmente uma versão simplificada e modernizada do Märklin, sem a mecânica de passageiros.
Mecânicas Diferentes:
Bônus de Maioria de Bilhetes: Similar à expansão 1910 para o USA, recompensa o jogador que completar mais bilhetes.
Bilhetes Curtos e Longos: O baralho é dividido, garantindo um equilíbrio melhor.
Prós: Um mapa fantástico e muito bem equilibrado. Mais rápido que USA/Europe. É um excelente "próximo passo" depois dos básicos, oferecendo um mapa novo e tenso.
Contras: Menos "especial" que o Märklin, por não ter os passageiros.
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 4 jogadores.
Dificuldade das Regras: 1.5/5 (Muito fácil)
Recomendação: Uma excelente alternativa ao USA ou Europe como jogo-base. Um dos favoritos de muitos jogadores experientes pela sua elegância.
Ticket to Ride: Northern Lights (Luzes do Norte)
Ano de Lançamento: Final de 2024 (creio que venha em 2026 pela Calango Jogos)
A Viagem: Uma jornada expansiva pelas mesmas regiões do Nordic Countries, mas desta vez em uma caixa grande para até 5 jogadores, c/ tema de cruzeiros e viagens de inverno p/ver a Aurora Boreal.
Mecânicas Diferentes:
Bônus Variáveis: O jogo vem com um baralho de cartas de bônus (como "maioria de rotas de balsa" ou "conectar a portos específicos") que mudam a cada partida, alterando as estratégias.
Foco em Balsas e Túneis: O mapa é recheado dessas rotas especiais, tornando as locomotivas ainda mais valiosas.
Prós: Alta rejogabilidade graças aos bônus variáveis. Um mapa lindo e temático. Finalmente uma versão para 5 jogadores da região nórdica.
Contras: Por ser novo, ainda está sendo avaliado pela comunidade, mas a aleatoriedade dos bônus pode não agradar a todos.
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 4-5 jogadores.
Dificuldade das Regras: 2/5 (Fácil, com regras adicionais)
Recomendação: Ótima compra para quem já ama TTR e quer uma experiência familiar com um toque de novidade a cada partida.
Parte 2: Expandindo Horizontes (Map Collection Expansions)
Lembre-se: você precisa dos trens e cartas do TTR: USA ou Europe para jogar estes!
Map Collection 1: Asia + Legendary Asia (2011): O lado "Legendary Asia" é um mapa mais apertado com rotas montanhosas que custam trens extras. O grande destaque é o lado "Team Asia", que permite jogar em equipes de 2v2 ou 3v3, compartilhando cartas e bilhetes. Recomendação: Fantástico para 4 ou 6 jogadores que querem uma experiência cooperativa/competitiva.
Map Collection 2: India + Switzerland (2011): O lado "India" introduz a "Mandala", um bônus de pontos para jogadores que conectam cidades em dois bilhetes diferentes. O lado "Switzerland" é um mapa excelente para 2-3 jogadores (similar ao Nordic Countries) com foco em conectar países vizinhos. Recomendação: Uma compra de ótimo custo-benefício pela versatilidade.
Map Collection 3: The Heart of Africa (2012): Um mapa desafiador com foco em "Cartas de Terreno" (deserto, selva, montanha). Você pode usar essas cartas para dobrar o valor de rotas específicas, criando uma camada extra de estratégia e competição por tipos de terreno. Recomendação: Para quem quer mais tática e um toque de "poderes especiais".
Map Collection 4: Netherlands (2013): Introduz pedágios. Quase todas as rotas são duplas, mas o primeiro jogador a construir em uma delas paga um pedágio (em moedas) ao banco. O segundo jogador a construir paga o pedágio diretamente ao primeiro. No final, quem tiver mais moedas ganha um bônus enorme. Recomendação: Para grupos que gostam de interação e uma reviravolta genial no jogo.
Map Collection 5: United Kingdom + Pennsylvania (2015): O lado "UK" é complexo: você não pode construir rotas longas (de 3 ou mais) sem antes comprar "tecnologias" (como caldeiras a vapor), que custam locomotivas. O lado "Pennsylvania" é mais simples e genial: ao reivindicar uma rota, você pega uma ação de uma companhia ferroviária. No final, quem tiver mais ações de cada companhia ganha pontos. Recomendação: UK é para jogadores muito avançados. Pennsylvania é uma das melhores e mais amadas expansões por todos os tipos de jogadores.
Map Collection 6: France + Old West (2017): O lado "France" tem um conceito único: a maioria das rotas não tem cor. Você primeiro "reivindica" o traçado da rota no tabuleiro e só depois pode colocar seus trens usando as cartas da cor correspondente. O lado "Old West" é para até 6 jogadores e cada um começa com uma cidade-base. Todas as suas rotas subsequentes precisam se conectar a sua rede existente. Ele também introduz o jogador "Alvin, o Alien", um bot para partidas com 2 jogadores. Recomendação: France é para quem gosta de planejamento a longo prazo. Old West é caótico e divertido para grupos grandes.
Map Collection 6 1/2: Poland (2022): Lançada inicialmente apenas no mercado polonês e depois globalmente, esta expansão tem um mapa focado em conectar países vizinhos, dando pontos de bônus massivos por isso. É um mapa rápido e muito dinâmico. Recomendação: Excelente para quem gosta de partidas mais rápidas e com objetivos claros desde o início.
Map Collection 7: Japan + Italy (2019): O lado "Japan" é dividido entre rotas normais e o sistema de Trem Bala, onde todos os jogadores podem contribuir para construir uma linha de alta velocidade e usar em conjunto. O lado "Italy" foca em conectar regiões e tem um sistema de balsas diferente. Recomendação: Japan é uma das expansões mais inovadoras, com uma sensação semi-cooperativa. Italy é um mapa sólido e desafiador. Ótima caixa.
Map Collection 8: Iberia & South Korea (2024): Iberia: Viaje por Espanha e Portugal. A mecânica principal são os Festivais. Você deve coletar cartas de festival (das cidades onde constrói rotas) e depois gastá-las para ganhar pontos de bônus. South Korea: Um mapa vertical e apertado. A mecânica é um Bônus de Província, onde os jogadores competem para ter a rota mais longa dentro das províncias do mapa. Também possui uma mecânica de "trem expresso" que acelera o jogo. Recomendação: Um pacote muito forte. Iberia adiciona um "set collection" interessante, e South Korea é rápido e tático. Ótima escolha para variar.
Parte 3: Viagens Curtas (Mini-Expansões e a Série "Cities")
Mini-Expansões Essenciais
USA 1910 (2006): Adiciona 35 novos bilhetes de destino (incluindo os de rotas longas), um bônus para quem completar mais bilhetes e novas formas de jogar. Além disso, substitui as cartas pequenas do jogo original por cartas grandes (tamanho padrão do Europe). Recomendação: COMPRA CERTA se você tem o TTR: USA. Melhora bastante o jogo original.
Europa 1912 (2009): Similar ao 1910, adiciona novos bilhetes de destino e a mecânica de "Armazéns & Depósitos", que adiciona uma nova forma de coletar cartas. Recomendação: Uma ótima adição para quem já jogou muito o TTR: Europe e quer mais variedade.
A Série "Cities" (Standalone)
São versões menores, mais rápidas e mais baratas de Ticket to Ride. Perfeitas para levar em viagens ou para partidas de 20 minutos. Usam táxis, ônibus ou bondes no lugar de trens.
New York (2018): O primeiro da série. Super rápido, mapa minúsculo de Manhattan.
London (2019): Mapa de Londres. Introduz um bônus por conectar todos os distritos de uma certa cor.
Amsterdam (2020): Mapa da Amsterdã do século XVII. Introduz um bônus por rotas que cruzam canais.
San Francisco (2022): Mapa da icônica cidade californiana. Introduz "fichas de souvenir" que você coleta ao conectar a locais turísticos.
Berlin (2023): Mapa da capital alemã, focado em bondes, com um sistema de bilhetes que incentiva rotas curtas e longas.
Paris (2024): Explore a Cidade Luz durante a Belle Époque. Mecânica Diferente: O ponto central do mapa é o Arco do Triunfo. Ao reivindicar uma rota da cor da bandeira francesa (azul, branca ou vermelha) que se conecta a essa área central, você pega uma ficha de bandeira. Formar o trio azul-branco-vermelho rende um bônus significativo.
Recomendação Geral para a Série Cities: São ótimos "fillers" (jogos rápidos) ou presentes para quem não é do hobby. Se você já tem um TTR grande, eles são divertidos, mas não essenciais. San Francisco costuma ser o favorito pela mecânica de souvenirs.
Parte 4: A Próxima Estação (O Futuro até 2025)
O universo de Ticket to Ride não para de crescer, e a maior novidade dos últimos anos chegou para revolucionar a franquia.
Ticket to Ride Legacy: Legends of the West (2023)
A Viagem: Esta não é apenas uma expansão, é uma experiência. Um jogo "Legacy" é uma campanha que se desenrola ao longo de várias partidas (neste caso, 12). A cada partida, você adiciona novas regras, cola adesivos no tabuleiro, abre caixas secretas e altera permanentemente o seu jogo.
Mecânicas Diferentes: Dezenas! A cada sessão você descobre novas mecânicas, eventos e reviravoltas na história da sua própria companhia ferroviária no Velho Oeste americano.
Prós: Uma narrativa envolvente e uma sensação incrível de progressão. É a experiência definitiva de Ticket to Ride. Ao final da campanha, você terá um mapa único e totalmente jogável para sempre.
Contras: Preço elevado. Requer um grupo fixo de jogadores dispostos a jogar as 12 partidas. Uma vez jogado, a "surpresa" da campanha acaba (embora o jogo final continue sendo jogável).
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Melhor com: 3-4 jogadores que possam se comprometer com a campanha.
Dificuldade das Regras: Começa em 2/5 e evolui para 3.5/5.
Recomendação: Para fãs ardorosos da série que procuram a experiência TTR definitiva. É um evento, não apenas um jogo.
Parte 5: Edições de Luxo para Pessoas Elegantes
Para aqueles que querem viajar com estilo, a Days of Wonder lançou versões premium de seus clássicos.
Ticket to Ride: 10th Anniversary Edition (USA - 2014): Uma caixa gigante com um mapa 50% maior dos EUA. Os trens são miniaturas personalizadas e detalhadas para cada cor, guardadas em latinhas. Inclui todos os bilhetes da expansão USA 1910. É uma peça de colecionador. Prós: Lindo, imponente, a experiência definitiva do TTR: USA. Contras: Caro e ocupa muito espaço.
Ticket to Ride: Europe 15th Anniversary Edition (2021): O mesmo tratamento de luxo para o mapa Europe. Mapa gigante, trens e estações espetacularmente detalhados e guardados em latinhas. Inclui todos os bilhetes da expansão Europa 1912. Prós: Absolutamente deslumbrante na mesa. Contras: Mesmo do anterior: preço e tamanho.
Ticket to Ride: 15th Anniversary Special Edition (USA):
Ano de Lançamento: 2019
A Viagem: Para comemorar os 15 anos do jogo original, a Days of Wonder lançou esta edição especial, que se destaca não pelo tamanho, mas pelo estilo. Ela vem na caixa de tamanho padrão, mas com um acabamento premium e um conteúdo único.
Destaque Principal: Os trens! Em vez das peças de plástico opacas tradicionais, esta edição vem com conjuntos de trens translúcidos personalizados. O efeito "gelo" ou "cristal" das peças é absolutamente lindo na mesa. A caixa também possui um acabamento especial, muitas vezes com detalhes em relevo ou holográficos.
Conteúdo: Vem com o mapa original dos EUA e inclui todos os bilhetes e modos de jogo da expansão USA 1910.
Prós: Visualmente deslumbrante e único. Uma forma de ter uma versão "premium" do jogo base sem precisar da caixa gigante e cara da 10th Anniversary Edition.
Contras: É uma edição de colecionador, então o preço é mais alto que o da versão normal. A melhoria é puramente estética.
Recomendação: Para superfãs com espaço na prateleira (e no orçamento). São presentes incríveis.
Parte 6: Versões Infantis (pq criança também pega transporte público)
Ticket to Ride: First Journey (USA ou Europe - 2016/2017):
A Viagem: Versão simplificada para crianças a partir de 6 anos. Mapas menores, regras reduzidas (colete 2 cartas, jogue-as para pegar uma rota), e o jogo acaba quando alguém completa 6 bilhetes.
Recomendação: A MELHOR forma de introduzir crianças ao mundo dos jogos de tabuleiro. É genial em sua simplicidade.
Ticket to Ride: Ghost Train (Trem Fantasma - 2022):
A Viagem: Uma versão ainda mais simples e rápida que o First Journey, com um tema de Halloween super carismático. Em vez de trens, você coloca "carruagens assombradas".
Recomendação: Perfeito para crianças ainda mais novas (4-5 anos) ou como um jogo temático de 15 minutos em outubro.
Parte 7: Desvios e Trilhos Experimentais (Outras Versões e Expansões)
Aqui entram as joias raras e as curiosidades que completam a coleção.
Ticket to Ride: The Card Game (2008): Tenta recriar a sensação do jogo de tabuleiro apenas com cartas. Você coleta conjuntos de cartas de trem e as usa para "reivindicar" rotas de um pool aberto e completar bilhetes. Prós: Portátil. Contras: A maioria concorda que ele perde a magia do tabuleiro e da tensão espacial. Não é muito popular.
The Dice Expansion (2009): Substitui o ato de comprar cartas por rolar dados. Em seu turno, você rola 5 dados de trem e pode rerrolar alguns. Usa os resultados para pegar fichas de rota do tabuleiro ou comprar novos bilhetes. Prós: Uma variação rápida e divertida, com a emoção da sorte dos dados. Contras: Muda completamente o fluxo do jogo; não agrada a todos. Difícil de encontrar.
Alvin & Dexter (2011): Uma mini-expansão com duas miniaturas, um Alien e um Dinossauro. Em seu turno, um jogador pode mover um dos monstros para uma cidade, bloqueando todas as rotas que levam a ela até que ele seja movido novamente. Prós: Adiciona uma camada de interação e bloqueio "maligno" e divertido. Contras: Pode ser frustrante demais para alguns.
Mystery Train e Orient Express Expansions (??): Não sei ao certo quando foram lançadas, se eram promocionais, ou não, mas estão presentes nas versões de luxo / aniversário do Ticket to Ride USA e Europe, respectivamente. São, em resumo, conjuntos de cartas (bilhetes de destino e alguns personagens especiais) que adicionam gimmicks pontuais e/ou mais opções de rotas para os jogadores.
Track Switcher (2020): É um jogo standalone, exclusivamente para um jogador (solo), criado por Alan R. Moon e publicado pela Days of Wonder, utilizando a mesma identidade visual de Ticket to Ride. É um quebra-cabeça lógico. Você tem um pequeno tabuleiro representando um pátio de manobras, com vários trilhos. Cada cenário (apresentado em um livreto) te dá uma configuração inicial de vagões e uma configuração final que você precisa alcançar. Seu objetivo é mover os vagões um de cada vez, usando um "motor de manobra", para reorganizá-los na ordem correta no menor número de movimentos possível.
Stay at Home (2020): Uma expansão "Print and Play" (imprima e jogue) lançada gratuitamente durante a pandemia. É uma versão para 2-4 jogadores com um mapa "caseiro", onde você conecta o Sofá à Cozinha. Uma curiosidade charmosa.
Play Pink (2021): Um projeto de caridade em apoio à pesquisa do câncer de mama. É um conjunto de trens rosa choque lindíssimos.
Pacotes de Trens Extras: A Days of Wonder e outras empresas (como a The Game Crafter e Little Plastic Train) vendem conjuntos de trens customizados, como vagões de carga, trens futuristas, etc. São puramente cosméticos, mas deixam o jogo ainda mais bonito na mesa. (Calango Jogos anunciou mas não disponibilizou à venda estes daqui, ainda; Milk Tanker e Halloween acho que nunca virão)
Legends of the West - TransAmerica Express Ingot & Large Cities Set: Itens colecionáveis (no caso do Ingot de Metal) e/ou estéticos para gerar um pouco mais de imersão e fru-fru nas partidas da versão Legacy de TtR, podendo também, até certo ponto, serem reaproveitados em outras caixas.
RECOMENDAÇÕES FINAIS
Para o Iniciante Total: Comece com Ticket to Ride: USA (e adicione a expansão USA 1910 assim que puder) ou Ticket to Ride: Europe. Ambos são fantásticos. Germany é uma alternativa espetacular também (e encontra-se frequentemente em promoção)
Para Jogar em Dupla: Ticket to Ride: Nordic Countries é imbatível. A expansão Switzerland (na caixa da India) também é uma alternativa incrível.
Para Apimentar o Jogo: Se você já domina o básico e quer algo novo, as expansões Pennsylvania (pela mecânica de ações) e United Kingdom (pela mecânica de upgrades) são universalmente aclamadas e fáceis de introduzir.
Para Desafios Táticos: Märklin (se encontrar) ou Africa (terrenos que combam).
Para o Jogador Estratégico: A expansão United Kingdom ou o jogo-base Rails & Sails vão testar suas habilidades de planejamento ao máximo.
Para Viajar com Estilo: As Edições de Aniversário são imbatíveis.
Para a Experiência Definitiva: Se você ama a série e tem um grupo dedicado, Ticket to Ride Legacy: Legends of the West é um investimento que renderá dezenas de horas de pura diversão