rafilks::Tive uma partida de Catan hoje e fazia tempo muito que não jogava ele! Foi minha segunda ou terceira partida.
A mesa que jogo está acostumada com jogos mais atuais, com trilhas de pontos e equivalentes. Foi aí que percebemos que Catan não tem nada relacionado, cada um precisa ficar calculando seus pontos em segredo o tempo todo.
Pensei na possibilidade de customizar algum contador de pontos ou trilha para marcar os pontos das construções aparentes na mesa. Achei bem legal a ideia, ficaria prático.
Masss, procurando a respeito, vi comentários de que não ter a pontuação explícita "faz parte do cerne do jogo", uma forma de aproveitar a falta de atenção dos jogadores para surpreendê-los quando alguém diz que ganhou batendo a pontuação necessária. Em partes me veio logo um pensamento de preciosismo com o jogo com esses comentários, já que, tirando as cartas de desenvolvimento, os pontos das construções são abertos a todos. Porém, com um contador ou trilha de pontos, o "fator surpresa" viria apenas de pontuações ocultas (pontos obtidos com cartas de desenvolvimento)
Acham que uma trilha mais ajudaria ou mais atrapalharia?
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Outra queixa da mesa foi a demora de 2h da partida, principalmente por ficarmos com recursos essenciais travados pelo ladrão por muuuitas rodadas.
Realmente queira uma regra adicional para evitar tanta demora, rsrsr. Deram uma sugestão de forçar 7 nos dados e mudar o ladrão depois de algumas rodadas do jogo travado, até achei válido.
Vocês também passam e/ou percebem esse tipo de demora?
Como resolvem?
(...)
O interessante no teu post é que vc não reclamou do que normalmente é maior fonte de reclamação no Catan, que é a sorte.
Os pontos em Catan também vêm das fichas de
Maior Cavalaria e de
Maior Estrada. Pontos estes que são dinâmicos no jogo, ou seja, podem ser ganhos e perdidos diversas vezes no meio da partida. Então na minha visão seria um saco ter que ficar mexendo essa trilha toda hora no meio da partida.
Além disso, a carta de desenvolvimento que vale
1 ponto direto, normalmente é mantida oculta pelos jogadores como um fator estratégico, para ser revelada de surpresa quando o jogador que a possui, na vez dele, precisar de apenas aquele ponto para vencer (dá para fazer com mais de uma também).
Então não, dispensar a confecção e uso de uma trilha de pontos, não é meramente um preciosismo. Há boas razões para ela não existir. Agora, eu entendo que, mesmo com tudo isso, ainda dá para fazer a trilha se você quiser, mas eu também sou do time que honestamente não vê necessidade.
Catan é um jogo redondinho e não precisa de nenhuma regra da casa. Inclusive até nos campeonatos oficiais (nacional e mundial Devir) as regras são exatamente as mesmas.
Sobre a questão do tempo, pelo seu relato, me parece claro que se trata apenas de falta de experiência no jogo. Quando todos estiverem mais sagazes, esse tempo cai para algo entre 40 min a no máximo 1:30h de mesa cheia (quatro jogadores).
Dicas válidas também são:
- Fazer a fase de produção todos ao mesmo tempo;
- Ser mais assertivo nas negociações, usando frases do tipo: "tenho X e quero Y", evitando promessas de negociações futuras que não sejam com o jogador da vez (eu gosto desse metajogo);
- Cuide para não jogar com regras erradas. Tem gente que já joga Catan há dez anos e ainda joga errado sem saber. Aleatorizar as fichas numéricas no setup, por exemplo, não está no manual. E a troca de recursos sem ser com o jogador da vez também não pode. Fica aqui esse link com alguns erros comuns:
https://ludopedia.com.br/lista/12837/gemc-guia-dos-erros-mais-comuns&id_ludo_list_item=264636#id_ludo_list_item_264636
Tudo o que falei aqui se refere apenas ao jogo base.