Olá a todos, este é meu primeiro tópico por aqui (espero não estar fazendo nada errado ainda).
Vim compartilhar o processo de criação do meu jogo Card Chef.
Card Chef é um jogo de cartas no estilo pick-up and deliver. Nele, os jogadores devem movimentar seus cozinheiros pela cozinha do restaurante para coletar ingredientes e entregar os pedidos. Sim, parece um pouco com o Coffee Rush, mas logo vocês entenderão no que os dois se diferenciam.
Como se jogava Card Chef nos primórdios
A primeira regra do jogo dizia que cada jogador poderia realizar 3 ações no seu turno, entre mover seu cozinheiro ou coletar um ingrediente. Para realizar uma entrega, o jogador usaria um turno somente para isso.
No entanto, o jogo estava demasiadamente lento. A primeira mudança foi fazer da entrega uma ação.
O jogo também contava com a peça do Chef e dos sub-chefs. O Chef (que ainda permanece no jogo) retira um ingrediente do jogador que terminar a movimentação do seu cozinheiro adjacente a ele. Os sub-chefs serviam apenas para bloquear a passagem dos cozinheiros, mas achei que não estava dando muito certo e cortei do jogo.
O primeiro protótipo
A primeira vez do jogo na mesa, com um protótipo feito de canetinha:

Evento
Depois de alguns playtests, consolidei as regras e levei o protótipo para seu primeiro evento, o BGCPSCON, em Campinas. Para isso, fiz uma versão mais caprichada do protótipo:

Jogar em um evento é algo fantástico, já que o ritmo insano de partidas em sequência faz você ver muitas coisas que não tinha visto antes.
Enfim, foram diversas partidas durante todo o dia, muitos feedbacks positivos e muitas opiniões interessantes a respeito de mudanças que poderiam acontecer no jogo. Quem puder participar de algum evento desse tipo, recomendo fortemente.

Pós-evento e lá vem mudança...
Muita gente jogou e adorou o jogo no evento (pelo menos, disseram que adoraram). Mas o ritmo ainda não estava como eu queria.
Introduzi uma mudança nas regras, para que mais cartas fossem para as mãos dos jogadores, de modo a acelerar um pouco o ritmo do jogo. Alguns pedidos passaram a dar, além de dinheiro, mais cartas de ingredientes. Colei uma etiqueta nos sleeves para fazer essa mudança no protótipo.

Testei algumas vezes com essa regra e deu certo. Gostei bastante do resultado e fechei nessa nova regra.
Enfim, encontrei a forma ideal (ou será que não?)
Após muitos jogos com uma regra já bem consolidada, parecia bem óbvio para mim que o jogo seria exatamente aquilo.
Mas, eu ainda sentia que faltava algo. Apesar dos elogios de todo mundo que jogava, eu ainda queria aquele "tchan".
Então, lá vou eu - de novo - testar uma regra que muda bastante a dinâmica do jogo... 
Bom, esse é o meu relato do desenvolvimento do Card Chef até o momento. Espero atualizar o tópico em breve. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
Atualização (22/09/25):
Próximo evento
Card Chef já está confirmado em mais um evento. Dias 11 e 12 de outubro, em Americana.
Para quem se interessar, ingressos aqui.

2ª Atualização (23/09/25):
Este tópico apareceu em destaque na home da Ludopedia hoje 
