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  4. Fichas de Habilidade (Variante - Mitigação de Sorte)

Fichas de Habilidade (Variante - Mitigação de Sorte)

Merchants & Marauders
  • avatar
    shagrath198722/09/25 00:57
    avatar
    shagrath1987
    22/09/25 00:57
    171 mensagens MD

    Olá pessoas!


    Após algumas partidas desse jogo maravilhoso, me peguei refletindo sobre como poderia acrescentar alguma forma de mitigação de sorte que não tornasse o jogo determinístico, mas que pudesse adicionar um elemento de gestão do seu próprio capitão e que não descaracterizasse a proposta original do jogo.

    Eu não sou game designer e nem tenho a pretensão ou a audácia de tentar ser um. Eu sei que é algo que demanda muita prática e muitos testes, mas como jogador apaixonado por esse jogo e com algum nível de experiência com outros jogos, resolvi compartilhar uma ideia que me ocorreu. Pretendo testar isso com o meu grupo, mas acho que ter mais gente pensando em cima de uma mesma ideia sempre é mais produtivo.

    Gostaria muito saber a opinião de vocês e se teriam alguma sugestão de ajuste e/ou de mudança para essa proposta.


    Fichas de Habilidade (Variante - mitigação de sorte):


    1) Para cada um dos atributos do capitão existem fichas do mesmo tipo. No começo da partida, ao escolher o seu capitão, você recebe um número de fichas igual ao valor de cada um dos atributos dele (isso se repete em caso de morte).

    Sempre que for fazer um teste, você pode escolher queimar fichas (quantas quiser) do tipo do teste que está sendo feito, de modo que cada ficha adiciona +1 em um dado.


    Em combate você só pode gastar UMA ficha de Navegação/Liderança, dependendo do tipo de combate que está acontecendo, por rodada de batalha, assim evita desbalancear o combate.


    2) Para recuperar as fichas o jogador precisaria "descansar" em um porto, isso criaria uma ação extra para se fazer no porto, o que não impacta em nada, tendo em vista que você pode fazer 1 ação de cada tipo quando está lá.


    Nessa ação de descanso o jogador precisa pagar 5 moedas e pode recuperar até 3 fichas (até 3 porque pode ser que ele não tenha gastado tudo isso).


    Para o pirata, a recuperação de fichas também pode vir com ataques a navios mercantes. Cada ataque bem-sucedido te faz recuperar 1 ficha à sua escolha.


    3) Ficha Coringa: sempre que conseguir cumprir com sucesso um Rumor e/ou uma Missão, você ganha uma ficha coringa, que pode ser usada de qualquer forma, porém só pode acumular até 3 delas.


    Essa ficha também pode ser obtida como espólio por: i) vencer um barco de uma nação, ii) um navio pirata, ou iii) o barco de outro jogador. Se vencer um Man-o-War, você ganha 2.


    Vale lembrar que o jogo considera que 5 e 6 são um sucesso (as duas faces do dado com símbolo de caveira), portanto, em um resultado 4, bastaria gastar 1 ficha para converter em sucesso.

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  • LCRocha
    5 mensagens MD
    avatar
    LCRocha25/09/25 13:39
    LCRocha » 25/09/25 13:39

    Fala Rafa.. achei muito interessante a proposta, mas acredito que receber fichas em valor igual ao atributo torne o jogo muito previsível, ainda mais com a possibilidade de recarregar. O cara que tem navegação 4 dificilmente teria dificuldades em uma batalha naval com 4 fichas para queimar em rolagens. 
    Eu acredito que poderia ter esse efeito de diminuição de sorte através de um sistema de fichas mas que fosse uma distribuição mais equilibrada e que não mudasse muito o foco do jogo, tipo máximo de 2 fichas para cada jogador, de forma que o jogo mantivesse a aleatoriedade característica das navegações à época e permitisse alguma chance de tornar menos frustrante o azar nos dados, sem que isso se torne um superpoder na mão de um jogador.

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  • shagrath1987
    171 mensagens MD
    avatar
    shagrath198725/09/25 19:49
    shagrath1987 » 25/09/25 19:49

    LCRocha::Fala Rafa.. achei muito interessante a proposta, mas acredito que receber fichas em valor igual ao atributo torne o jogo muito previsível, ainda mais com a possibilidade de recarregar. O cara que tem navegação 4 dificilmente teria dificuldades em uma batalha naval com 4 fichas para queimar em rolagens. 
    Eu acredito que poderia ter esse efeito de diminuição de sorte através de um sistema de fichas mas que fosse uma distribuição mais equilibrada e que não mudasse muito o foco do jogo, tipo máximo de 2 fichas para cada jogador, de forma que o jogo mantivesse a aleatoriedade característica das navegações à época e permitisse alguma chance de tornar menos frustrante o azar nos dados, sem que isso se torne um superpoder na mão de um jogador.

    @LCRocha, agradeço o comentário!

    Seguem algumas considerações (não sei se chegou a refletir sobre isso):

    Note que exclusivamente no caso das batalhas o jogador estaria limitado a usar 1 ficha por rodada de batalha, justamente para não ficar desequilibrado. Então entre dois jogadores lutando, a questão seria que em combates longos, o capitão com atributos mais fortes EVENTUALMENTE poderia levar alguma vantagem, o que não deixa de ser temático e de manter a "vantagem" dele por ser mais forte. Porém cria outro cenário que antes não existia: um jogador com menos Navegação/Tripulação, mas que está com todas as suas fichas, pode resolver ir para cima de um capitão mais forte nesses atributos, mas que está "cansado" (sem fichas). Isso não seria nada determinístico para ditar a vitória dele numa batalha naval, mas poderia estimular ainda mais as pessoas a lutar, o que é algo bem interessante de ser incentivado nesse jogo.

    Outra coisa importante de lembrar é que os dados tem resultados: 1, 2, 3, 4, caveira e caveira, portanto, qualquer resultado abaixo de 4 já precisaria de mais de 1 ficha para conseguir virar um sucesso. Então em um combate isso meio que só diminuiria a quantidade de vezes que acontecem rolagens sem nenhum sucesso, ou seja, em um dos seus "X" dados de Navegação ou de Tripulação, você subiria as chances de êxito de 33,33% para 50%, o que ajudaria a fazer os combates acontecerem mais rapidamente.

    Quanto à recarga, embora ela seja possível, está limitada a 3 fichas por ação de descanso (ação que precisa ser realizada no porto), além de custar 5 moedas para ser realizada, então não significa que você sempre vai estar 100% carregado de fichas. As formas "gratuitas" de obter fichas envolvem realizar Rumores e Missões (1 ficha por conclusão, o que não é tanta coisa assim) e 1 ficha por combate vencido contra barcos de outros jogadores ou de NPCS (contra Man-o-War você receberia 2, mas é um combate bem mais difícil), que são coisas que eu sinto que devem ser mais estimuladas no jogo.

    Os capitães tem entre 9 e 10 pontos de atributo ao todo, sendo que cada atributo vai de 1 a 4, então um capitão completamente "esgotado" gastaria de 15 a 20 moedas, além de precisar de 3 a 4 ações para se recarregar por completo. Isso seria muita coisa e muito tempo, de modo que acho relativamente pouco provável que alguém conseguisse se manter sempre 100% carregado dessas fichas.

    Após um bom número de partidas desse jogo, e depois de ler muitas revisões sobre ele, especialmente no BGG, além de ler alguns fóruns que outras pessoas publicaram, eu notei a frequência relativamente alta de reclamações sobre testes frustrados, especialmente aqueles para obter rumores, onde você ainda por cima gasta dinheiro mesmo que falhe, e nos testes para concluir rumores e missões. 

    O jogo é relativamente longo, especialmente dependendo do número de jogadores, da experiência deles e da AP de cada um, então ficar tão sujeito assim à própria sorte me pareceu algo que acaba desanimando algumas pessoas. As fichas não serão uma garantia absoluta de sucesso, tendo em vista que, das duas uma, ou você vai se esgotar muito rapidamente e vai ter um custo de dinheiro e de ações de jogo extremamente pesado para ficar se recarregando o tempo todo, ou você vai tentar usá-las de forma moderada, mas isso ainda vai dar margem para os momentos de tensão.

    Por último, claro que essa minha sugestão está totalmente aberta aos ajustes que cada pessoa julgar necessário, o importante é que as pessoas se divirtam jogando.

    Agradeço mais uma vez pelo comentário e ficarei feliz em continuar a troca de ideias caso tenha mais sugestões e/ou opiniões.

    Abraço!

    :D

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