Ficha do Jogo Nº de Jogadores: 2 - 4 Tempo Médio: 45 a 90 minutos Ano de Publicação: 2015 Designer: Ron Halliday Editora: Navespacial
Descrição Uma batalha será travada entre os pecados capitais e as virtudes celestiais em busca de uma alma. Os poderosos entes (jogadores) ao invocarem sete virtudes diferentes no céu ou sete pecados diferentes no inferno, aprisionam uma pobre alma e vencem o jogo. O nome do jogo foi inspirado na obra do escritor Prudêncio, Psychomachia (latim: batalha da alma), que narra lutas alegóricas entre as virtudes e vícios. Nesse jogo estratégico de cartas as mecânicas principais são administração de cartas, coleção de cartas, seleção de cartas e administração de pontos de ação.
Componentes do Jogo (Imagem: Psychomachia Facebook)
Visão Geral
As principais carta do Psychomachia representam Pecados, Virtudes ou ambos. É através dessas cartas que você vai invocar os mais distintos poderes para atrapalhar os outros jogadores e proteger sua cartas, pois o objetivo do jogo é colocar 7 virtudes diferentes no céu ou 7 pecados diferentes no inferno, mas essas cartas podem ser retiradas da mesa ou movimentadas de volta para a terra. O primeiro jogador a atingir o objetivo dispara a última rodada, ou seja, os demais jogadores ainda terão chance de alcançar o objetivo e verificar os critérios de desempate.
Mas afinal, como faço para colocar as cartas no céu e no inferno?!?!?!
Precisamos entender primeiro como funciona o layout da mesa de cada jogador. A disposição das carta na mesa irão indicar cada local da seguinte forma:
A terra será representada pelas cartas na disposição horizontal e ficarão entre o céu e o inferno.
O céu será representado pelas cartas colocadas acima da terra (posição vertical, com a parte da virtude virada para cima).
O inferno será as cartas colocadas abaixo da terra (posição vertical, com a parte do pecado virada para cima).
Área do Jogador (Imagem: Manual do Jogo)
Para colocar cartas na mesa ou para movimentá-las entre os locais, você deverá utilizar os suas fichas de ação (virtude: branco/pecado: preto).
O jogador então irá no seu turno lançar as fichas de ação, comprar uma nova carta do deck principal ou da pilha de descarte, utilizar suas fichas para invocar poderes ou movimentar as cartas e finalizando descartando uma carta de sua mão.
Os poderes podem ser invocados apenas das cartas situadas no céu ou no inferno e utilizando sua respectiva ficha de ação. Além disso, deve ser respeitado o local em que a carta se encontra, ou seja, se uma carta estiver no céu apenas a virtude poderá ser invocada, mesmo que a carta também tenha a representação de um pecado. Outra forma de invocar o poder é utilizar uma carta da sua mão utilizando uma ficha de ação, mas ai terá que descartar essa carta, então tem que avaliar bem se vale a pena realizar essa jogada, pois essa carta pode fazer falta para completar objetivo.
As cartas de destinos são como coringas no jogo, ou seja, podem virar qualquer carta que representa uma virtude/pecado ao mesmo tempo. Além disso, seu poder, ao ser invocado gastando uma ficha de ação, permite virar os demais tokens ainda não utilizados naquela rodada.
Conhecendo os Pecados e Virtudes
Ira - Remove uma carta de Virtude/Pecado da mesa e coloca no topa da pilha de descarte.
Gula - Pegue a primeira carta do deck principal.
Soberba - Não descarte uma carta ao final de um dos seus turnos. Coloque um marcador sobre a opção Soberba na carta de Ativação de Poderes. Se ao final de algum dos seus turnos tiver mais de duas cartas na mão e não quiser efetuar o descarte, basta remover o marcador de soberba.
Inveja - Pegue uma carta de Virtude/Pecado da mesa de um jogador e adicione a sua mão, mas somente se você não tiver cartas daquela cor na sua mesa.
Avareza - Dobra o efeito de todos os pecados que forem ativados no restante do seu turno. Exemplo: Invoca o poder da Avareza, em seguida o da Ira. Essa jogada vai permitir você utilizar a Ira contra dois jogadores diferentes (não é permitido utilizar os efeitos dobrados no mesmo jogador).
Preguiça - Mova uma carta de Virtude/Pecado do céu ou do inferno para a terra.
Luxuria - Veja as cartas que estão na mão de um outro jogador. O jogador pode trocar uma carta de sua mão com uma carta do outro jogador, se quiser.
Generosidade - Doe as fichas não utilizadas no seu turno para outros jogadores. Para cada ficha doada a pessoa pode pegar uma carta da pilha de descarte e colocar em sua mão.
Caridade - Dobre o efeito de todos os poderes virtuosos restantes que forem ativados no seu turno. Segue a mesma regra da Avareza!
Paciência - Remove uma carta de Virtude/Pecado da mesa e retorna para a mão do jogador.
Temperança - Pegue a carta do top da pilha de descarte e coloque em sua mão.
Humildade - Descarte uma carta de sua mão e compre uma carta da pilha de descarte ou da pilha de compras.
Diligência - Evita que todos os jogadores - inclusive a própria pessoa - de utilizar a Ira, Paciência e Inveja contra o jogador por uma rodada. Coloque um marcador sobre a opção de Diligência na sua carta de ativação de poderes.
Castidade - Evita que todos os jogadores - inclusive a própria pessoa - de utilizar a Paciência, Preguiça e Luxuria contra o jogador por uma rodada. Coloque um marcador sobre a opção de Castidade na sua carta de ativação de poderes.
Mercado (onde consigo?!)
O Psychomachia foi lançado apenas no Peru, mas o designer do jogo está buscando editoras nacionais para lançar no mercado brasileiro. Se tudo der certo e com sua ajuda, esse jogo pode se tornar realidade por aqui também! A Ludoteca BGC possui um cópia do jogo, uma forma de conhecer é ir até a loja para jogar ou alugar (eles enviam para todo o Brasil).
Conclusão
Jogamos várias partidas do Psychomachia e podemos afirmar que o jogo é muito divertido! Ele funciona muito bem na mesa. É um card game com várias camadas estratégicas e com vários diferencias se comparado com outros jogos do mercado.
Pontos Fortes:
- A arte do jogo é bem atual, com ilustrações cotidianas engraçadas. Basta olhar a carta que representa a Ira (uma pessoa revoltada porque perdeu o sinal do celular dentro de um elevador).
- Lançar fichas, como se estivesse jogando búzios, para definir os pontos de ação em substituição de dados ou cartas ficou bem bacana! Sem contar que tem tudo a ver com o tema do jogo!
- A cada partida você vai descobrir formas diferentes de combinar as cartas para vencer jogo, fazendo você sempre ficar com aquela vontade de jogar de novo.
- A representação da terra, céu e inferno utilizando a disposição das cartas na mesa ficou bem interessante e temático.
Pontos Fracos:
- É difícil dominar 14 poderes nas suas primeiras partidas. Você vai se pegar várias vezes consultando os poderes ou até mesmo se sentindo perdido tentando decidir qual poder invocar, gerando as vezes o famoso Analysis paralysis.
- A partida pode demorar muito em uma mesa com jogadores experientes, já que todos irão focar em atrapalhar aquela pessoa que está próxima de vencer a partida, gerando meio que um efeito Munchkin.
Recomendação
Ficou curioso pelo Psychomachia?! Quer conhecer mais detalhes sobre o jogo?! O canal BGG II está lançando uma série de vídeos (semanal) no YouTube! Corre lá pra conferir o unboxing do jogo! Semana que vem tem o vídeo de regras!
Game Data
Nº of Players: 2 - 4
Average Length: 45 to 90 minutes
Year Published: 2015
Designer: Ron Halliday
Publisher: Navespacial
Description
A battle will be fought between the deadly sins and heavenly virtues in search of a soul. Powerful entities (the players), having seven different virtues in heaven or seven different sins in hell, imprison a poor soul and win the game. The game's name, Psychomachia (Latin: battle for the soul), was inspired by the work of the poet Prudentius which narrates an allegorical struggle between vices and virtues. In this strategic card game, the principal mechanics are card selection, hand management, set collection and action point allowance.
Game Components (Psychomachia Facebook)
Overview
The principal cards in Psychomachia represent Sins, Virtues or both. It is through these cards that you will invoke distinct powers to hinder other players and protect your cards, because the objective of the game is to put 7 different virtues in heaven or 7 different sins in hell. These cards, however, can be removed from the table or sent back to earth. The first player to fulfill the conditions for victory triggers the final round, and any remaining players still have a chance to achieve the objective and check tiebreaker criteria.
But just how do I put cards in heaven and hell?!?!?!
First, we must understand how the layout of each player's table works.
The arrangement of the cards on the table indicates each location, as follows:
Earth is represented by cards that are rotated horizontally and will be situated between heaven and hell.
Heaven is represented by cards placed above earth (positioned vertically, with the virtue facing upwards).
Hell is represented by cards placed below earth (positioned vertically, with the sin facing upwards).
Player Table (Game Manual)
To put cards on the table or move them between locations, you must use your action tokens (virtue: white / sin: black).
On their turn, the player will throw action tokens, draw a new card from the deck or the discard pile, use their tokens to invoke powers or move cards, and finally discard a card from their hand.
Powers can be invoked with cards situated in heaven or hell and by using the respective action token. Where the card is located must be respected, that is, if a card is in heaven only its virtue may be invoked, even though the card also has the representation of a sin.
Another way to invoke a power is by using a card in your hand and an action token. But you must discard this card, so you will have to assess if it is well worth performing this move, as you may need it to complete the objective.
The Fate cards are like wildcards in the game, that is, they can become any card that is represented by a sin/virtue pair. Moreover, invoking its power by spending one action token allows you to flip over the remaining tokens not yet used in that round.
Getting to know the Sins and Virtues
(Psychomachia Facebook)
Wrath - Remove a Sin\Virtue card from the table and put it on top of the discard pile.
Gluttony - Take the top card from the draw deck.
Pride - Don't discard at the end of one your turns. Put a Pride marker on your Active Powers card. At the end of one of your turns, if you have more than one card in your hand and do not want to discard, remove the Pride marker.
Envy - Take a Sin\Virtue card from another player's table and add it to your hand, but only if you don't have any cards of that color on your own table.
Greed - Doubles the effect of all sins activated for the remainder of your turn. Example: Invoke the power of Greed, then Wrath. This move allows you to use Wrath against two different players (using a doubled power twice against the same player is not allowed).
Sloth - Move a Sin\Virtue card from heaven or hell to earth.
Lust - Look at the cards in another player's hand. If you wish, you may exchange one card from your hand with one from the other player's.
Patience - Remove a Sin\Virtue card from the table and return it to its owner's hand.
Temperance - Take the top card from the discard pile and add it to your hand.
Humility - Discard a card from your hand and take the top card from the draw deck or the discard pile.
Diligence - Keeps all players - yourself included - from using Wrath, Patience and Envy against you for one round. Put a Diligence marker on your active powers card.
Chastity - Keeps all players - yourself included - from using Patience, Sloth and Lust against you for one round. Put a Chastity marker on your active powers card.
Kindness - Doubles the effect of all virtues activated for the remainder of your turn. It follows the same rules as Greed!
Charity - Give tokens that haven't been spent this turn to other players. For each token given, you can take any card from the discard pile and add it to your hand.
Where can I get it?!
Psychomachia is only available in Peru, but the game's designer is seeking national publishers to produce it for the Brazilian market. If all goes well and with your help, this game can become a reality here too! Ludoteca BGC has a copy of the game; one way to get to know it is to go to the store to play or rent it (they also ship throughout Brazil).
Conclusion
We played various games of Psychomachia and we can confirm that it's lots of fun! It works great on the table. It's a card game with several layers of strategy and with several differences compared to other games on the market.
Strong points:
- The game's art is very current, with funny illustrations of daily life. Just look at the card that represents Wrath (a person who's angry because his phone has no signal inside an elevator).
- Throwing tokens to determine action points in place of dice or cards is very cool! Not to mention it has everything to do with the theme of the game!
- Each time you play, you will discover different ways to combine cards in order to win the game, keeping you coming back for more.
- The combination of earth, heaven and hell using the layout of the cards on the table is very interesting and thematic.
Weak points
- It is difficult to master 14 powers during your first games. You will have to pause to consult the powers or even feel lost trying to decide which to invoke, sometimes generating that infamous analysis paralysis.
- The game may take a long time at a table with experienced players, as everyone will focus on the person who is closest to winning the match, creating a bit of a Munchkin effect.
Recommendation
Are you intrigued by Psychomachia?! Want to know more details about the game?! BGG II's channel is releasing a series of weekly videos on YouTube! Hurry there to check out the game's unboxing! Next week we'll have the rules video!