Não estou convencido dessa visão que desencantou o André de que os jogos que possuem, ao mesmo tempo, mecânica de corrida e temática de corrida, são como meras trilhas de pontuação de jogos que possuem apenas a mecânica de corrida. Também já tive esse pensamento, mas creio que os jogos com mecânica e temática de corridas, possuem peculiaridades que o tornam suficientemente únicos.
Vou tentar elencar aqui alguns pontos que, para mim, evidenciam essa diferença:
Em jogos com mecânica e temática de corridas, geralmente a posição do seu marcador (carro) determina a ordem dos jogadores. Isso também pode ocorrer em qualquer outro jogo com ordem de turnos variável, porém em jogos com mecânica e temática de corridas, esta característica tende a ser mandatória;
Em jogos com apenas a mecânica de corrida e uma trilha de pontuação, a interação entre os jogadores costuma acontecer em outro lugar do tabuleiro e antes do jogador mover seu marcador na trilha. E, como causa desta interação, o marcador dos jogadores envolvidos é movido ou não, na trilha. Enquanto que em jogos com mecânica e temática de corridas, a pista é o jogo em si, onde sua dinâmica, interação e consequências destas interações acontecem. São resolvidas ali mesmo, na própria pista, e como causa do movimento que os jogadores escolheram fazer em cada região da pista.
Jogos com mecânica e temática de corridas geralmente possuem:
* Regras em locais específicos da pista, que impõem restrições ao seu marcador, somente naqueles trechos em específico (normalmente curvas);
* Pista com mais de uma faixa e adicionalmente alguma regra que impede que dois marcadores ocupem o mesmo espaço, gerando uma dinâmica interessante de ultrapassagem ou bloqueio dos marcadores adversários que vem de trás. Ou seja, seu marcador (carro) não faz apenas um movimento trivial de passar por cima do marcador dos adversários, como ocorre comumente em trilhas de pontuação de jogos com apenas a mecânica de corrida;
No Race! Formula 90, por exemplo, apesar de na prática a pista ser uma grande trilha de faixa única (o que até poderia mesmo lembrar uma trilha de pontos), existe um elemento de interação quando você tenta passar por um espaço que contenha um ou mais adversários, que é a necessidade de pagar um ponto de movimento para cada oponente que alí esteja, ou seja, você não vai sair passando pelos adversários livremente como se eles não existissem, pois a simples presença deles perto de você já dificulta bastante seu avanço. Além disso, caso um oponente com pontos de movimento suficientes tente lhe ultrapassar, você pode desafiá-lo para um duelo, e se ganhar, você trava ele. Fora isso existe também uma espécie de controle de área para pegar os melhores traçados na entrada das curvas, que fornecem vantagens no movimento.
Em jogos com mecânica e temática de corridas normalmente o jogador que fez seu marcador chegar mais à frente na última volta, é o vencedor daquela partida e o jogo termina ali. Em jogos com trilha de pontos e apenas a mecânica de corrida, é comum ainda ocorrer algum ganho de pontos adicional no final da partida, que eventualmente pode fazer com que outro jogador roube a vitória do jogador que já tinha chegado na frente;