Em
Spinderella (ou Fila Filo - Formigas na Teia) da editora
DEVIR somos formigas tentando chegar a um local cheio de frutas, mas o caminho que parece simples e tranquilo esconde perigos...bem, o perigo tem nome: Parker, Peter e Filomena, um trio de aranhas que fica à espreita para capturar as pobres formiguinhas a qualquer momento!
É um jogo infantil, de dois a quatro jogadores com duração média de 20 minutos, para crianças a partir de seis anos (se bem que dá para ensinar para os menores tranquilamente).
Como se joga Spinderella?
Seu objetivo é levar suas três formigas através de uma trilha até o local no tabuleiro com as frutas. A grande sacada do jogo consiste no fato do tabuleiro usar a caixa para simular o topo de uma árvore onde as aranhas ficam!
Usa-se quatro suportes que encaixados na caixa / insert para colocar em cima do tabuleiro outro tabuleiro onde as aranhas ficam se movimentando para permitir que a terceira que está pendurada capture as pobres formigas!
O jogo conta com três dados, um dado verde que indica quem vai se movimentar naquela rodada (aranha / formiga ou o cepo). O dado branco indica a quantidade de movimentos da aranha e o dado marrom indica a quantidade de movimentos das formigas ou do cepo.
Quando as aranhas se movimentam, o objetivo é leva-las para próximo das formigas e captura-las. As duas aranhas que estão no topo controlam a posição e a profundidade da aranha que está pendurada, portanto para movimentar a aranha pendurada é necessário coordenar exatamente o local e a profundidade. A captura acontece quando a aranha pendurada se aproxima de uma formiga e então a puxa para cima (com ímãs). A formiga capturada volta para o começo da trilha.
As formigas podem se movimentar passando por cima das outras ou ficando empilhadas, de acordo com a quantidade de movimentos do dado marrom.
O cepo serve para proteger a formiga (ou as formigas) de ser capturada, pois ele é coloca em cima das formigas impedindo que as aranhas as capturem.
Vence quem levar suas formigas primeiro para a outra ponta do tabuleiro.
Acessibilidade
É necessário identificar as cores da sua formiga na trilha, mas isso pode ser feito por outras pessoas sem dificuldades, além disso basta rolar os dados e movimentar as formigas. Se houver crianças pequenas será necessária a ajuda de um adulto para movimentar as formigas e a aranha, pois o tabuleiro é coberto e o espaço fica um pouco limitado.
Dá para jogar com crianças?
SIM! O jogo é bem simples e fácil de entender, mas a idéia da movimentação e do fato da aranha ficar pendurada torna o jogo muito atraente visualmente para a criançada. O tabuleiro principal ainda conta com dois lados, com uma trilha menor e a outra maior.
O que achamos do Spinderella?
Com uma excelente idéia e produção, Spinderella é um daqueles jogos que chamam a atenção pela beleza, qualidade dos componentes e uma grande idéia implementada. O jogo é perfeitamente temático, afinal formigas na floresta buscando frutas e fugindo das aranhas que estão no alto se encaixa muito bem!
É um jogo bem simples, basta rolar os dados e decidir o que fazer, mas é bacana pois hora ou outra você tem a opção ou mover suas formigas ou mover a aranha, e isso deixa o jogo interessante para a criança decidir o que ela acha mais oportuno naquele momento.
Pontos Positivos:
- Muito simples mas com boas decisões para a criançada
- O sistema da aranha pendurada é sensacional
- Muito bonito na mesa
- Partidas rápidas
Pontos de atenção:
- Com crianças menores é necessária a ajuda de um adulto até para não estragar o jogo, pois se alguém resolve se apoiar sobre a cobertura do tabuleiro o estrago é grande.
Spinderella é um jogo muito bonito e atrativo e ao mesmo tempo oferece dentro da sua simplicidade escolhas interessantes para a criançada, vamos capturar algumas formiguinhas?
Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa? Visite nosso Facebook , Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia