Talvez influenciado pela minha formação (licenciatura), minha forma de ensinar um jogo para alguém tem, mais ou menos, os mesmos princípios de elaborar um plano de aula. Toda aula tem um objetivo, os métodos para se atingir aquele objetivo e as ferramentas.
Eu começo dando um panorama sobre o jogo ("nós jogadores estamos em x lugar e somos y fazendo z", algo relacionado ao tema, pra tentar ajudar na imersão) e já falando qual o critério de vitória (fazer mais pontos, alcançar determinado objetivo, etc).
Traçado o objetivo final (ganhar a partida pelo método que for), começar a explicar as formas de alcançá-lo. Geralmente é importante, primeiramente, explicar o fluxo de uma rodada (algo como uma receita de bolo: ninguém assa um bolo sem antes juntar os ingredientes, né? Sendo assim, explicar a sequência é importante para ninguém passar o carro na frente dos bois).
Quando me referi as ferramentas, por exemplo, posso me referir a coisas inerentes àquele jogo, tais como recursos (num euro, por exemplo). Coisas onde os jogadores constantemente "colocarão a mão" e terão mais interação.
E assim como uma aula, é importante também que os sujeitos sejam ativos no que estão fazendo. ou seja: jogar o jogo ("vamos aprender enquanto jogamos"). Ninguém aprende um jogo SOMENTE lendo o manual, e ninguém é obrigado a jogar o jogo perfeitamente na primeira vez. Jogar é uma construção individual, assim como um estudante é protagonista no seu crescimento e amadurecimento intelectual.
Espero ter ajudado!