Se já jogou o jogo de cartas Darkness, lançado pela Green Meadow Games em 2018, certamente terá uma sensação de déjà vu ao jogar Druid. É o mesmo jogo: aliás, até a arte da caixa é idêntica. Nossa cópia até parecia se referir ao jogo como Darkness no livro de regras!
Então, o que é Darkness \ Druid? É um jogo de cartas em formato de caixa pequena, criado por Taylor Hayward, com arte de Angela Rizza. Há uma história de fundo fictícia sobre druidas competindo pelo controle de poderosos Artefatos e tentando impedir que a escuridão se abata sobre o mundo. Seja qual for o título que estiver usando, é improvável que os jogadores se envolvam demais com o tema. Este é, na verdade, um jogo de cartas colecionáveis onde, ao longo de seis rodadas, os jogadores de 2 a 5 jogarão seis de suas 15 cartas coloridas de "espírito animal" para disputar as cartas de Artefato disponíveis naquela rodada.
Todos os jogadores têm as mesmas mãos de cartas (três de cada uma das cinco cores) e revelam seus lances simultaneamente, mas primeiro todos apostam com três cartas, depois duas e depois uma; então há espaço para blefes e desorientação sobre quais Artefatos estão competindo. Cada Artefato mostra sua cor principal e uma cor secundária: o Artefato irá para o jogador que apostar mais cartas de sua cor principal, sendo a maioria na cor secundária usado para o desempate. Se os jogadores ainda estiverem empatados, ninguém ganha o Artefato.
Além dos Artefatos, os jogadores podem reivindicar Relíquias do mostruário, desde que sejam os únicos jogadores a terem apostado a combinação de cartas mostrada na carta de Relíquia. Algumas Relíquias valem apenas pontos, mas outras são quebra-regras de uso único; por exemplo, para permitir que jogue algumas de suas cartas de aposta viradas para baixo, escondidas dos outros jogadores, ou para trocar uma carta com outra em sua mão...
Sem mencionar a Escuridão... Algumas das cartas no baralho de Artefatos são cartas de Escuridão. Se ninguém jogar as cartas necessárias para reivindicar uma carta de Escuridão, ela é movida para o "Véu". Se houver três cartas de Escuridão no Véu, os jogadores devem descartar os Artefatos que coletaram até que tenham o mesmo número de Artefatos que o jogador com menor número deles. Como pode imaginar, isso aumenta a pressão sobre os jogadores na liderança, proporcionando uma mecânica de recuperação para aqueles que podem estar ficando para trás e, portanto, não têm motivo para manter as cartas de Escuridão fora do Véu.
Druid/Darkness é um jogo de cartas colecionáveis fácil de jogar e divertido. Nossas partidas geralmente duram cerca de 20 minutos, o que o torna um jogo rápido e divertido.
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.