Felippe Scagion::clebercastilho:: Vamos explorar o efeito dela:
Imagine que em determinado momento da partida você seja da raça Elfo e da classe Mago, equipado com um item específico de Elfo, por exemplo. Mas tem na mão uma carta de item/arma maneira que só pode ser usada por Anões.
Aí você usa a carta "Edição Antiga" e pode agora ser da raça Elfo e da classe ANÃO! E equipar aquela arma maneira que você iria vender.
Mas nesse caso eu tenho que tera raça anão também né? Ou eu uso esse item na arama que diz para anões.
É muito confusa essa carta.
A "lógica" dela é que nas edições antigas de D&D não tinha divisões de classe e raça, só existiam as classes: Guerreiro, Mago, Ladrão, Elfo, Anão... foi só na segunda edição que veio a regra, hoje mais difundida, de que você escolhe uma raça E uma classe, que o Munchkin parodia.
Então, o efeito bem simples, na verdade. Você joga uma Classe como se fosse uma Raça, ou vice-versa. Por que? Porque você tem mais cartas de Raças na mão e não tem Classe. Lembrando que essa expansão, "Trapaça com Duas Mãos", é focada em encher o baralho com um monte de cartas para balancear o uso de muitas expansões, e uma das coisas que acontece é você ter muito de um tipo de cartas (como Classe) e não ter do outro (Raças, ou vice-versa). Então é uma forma de você ter "duas" cartas do mesmo tipo, mas com a explicação temática acima: seu personagem é de uma edição antiga, então a "Classe" dele é Elfo. E isso pode combar com Mestiço, ou Super Munchkin, e você ter 3 Classes (sendo que uma delas é, para todos os efeitos, a sua Raça).