lefernan10::RMaia8::Eles devem estar justamente ponderando o impacto de negar os pedidos que não são livros versus o custo de tomar essas causas/processos na justiça/defesa do consumidor. A lei do consumidor protege a loja se o desconto for claramente um erro, por ser agressivo demais (exemplo: um produto que custe em média 1.000, anunciado erroneamente por 100). Não é o caso aqui, pois se em livros pode-se aplicar 100 reais de desconto, nada diz que não se possa em jogos, etc.
Mas... o segredo é garantir que, se eles negarem, a comunidade se junte e reclame os direitos. A aposta deles pode ser JUSTAMENTE essa: "vamos negar, a galera fica com preguiça e não reclama, e economizamos". O negócio é não "recuar" do nosso lado, e exigir que, já que foi anunciado o desconto, seja cumprido!!!!!!
E pra todos os homens e mulheres de pouca fé que ficam afirmando que "não vai rolar essa promo", lamento, mas já rolou! Agora é esperar chegar, ou partir pro ataque e garantir que seja cumprido o seu compromisso!!!!!
Na verdade essa promoção foi enviada através de e-mail para alguns consumidores da Livraria Cultura como uma promoção de fidelidade, acontece que a TI não se deu o trabalho de limitar as compras somente ao CPF de quem recebeu o e-mail e nem de que o desconto fosse aplicado somente aos livros. Uma dessas pessoas que recebeu o e-mail jogou o link em um fórum e aí já viu.
"Pois é... é a vida...... eu entrei lá, não me bloqueou, me ofereceu o desconto, e eu comprei.
Deixei de comprar em outros sites e de outras pessoas, pra comprar deles. Deixei de trocar, de adquirir por outros meios, pq estou contando com a promoção. Não agi de forma irregular, não fiz nada errado, e tenho os emails de confirmação da compra dos itens, oficial da LC.
Estou contando com os itens, e se eles não cumprirem com o compromisso deles, serei lesado. O que não é admissível!".
É da vida... assumiu um compromisso, tem que cumprir. Essa é a atitude de uma empresa idônea, como a Livraria Cultura!
Isso é foco no consumidor, algo muito bem trabalhado em inúmeros países, mas não no Brasil. E sabe pq? Pq o povo se acomoda, aceita, e a empresa sempre está "protegida". Tenta trocar um item no estabelecimento mais furreca nos EUA ou na Europa, pra vc ver como eles te atendem bem.
Agora tenta ir numa loja legal, boa, aqui no Brasil e trocar um item...
"Tem a nota fiscal? Faz quantos dias que comprou? Já usou? Ahhhh..... tirou a etiqueta...... lamento! Se quiser, registre uma reclamação em nosso site. E reze!"
Uma pena.